O título deste artigo é uma ótima pergunta, afinal de contas, qual a melhor maneira para aumentar a produtividade? No ramo de venda de imóveis, será que a única opção é a utilização de um sistema para imobiliária? Será que o corretor e o dono de imobiliária devem estar atentos a outros detalhes para garantir a produtividade máxima? Se você quer saber, basta seguir lendo.

Existem várias técnicas que permitem o aumento de produtividade. No entanto, para este artigo pretendemos adaptá-las para o mercado imobiliário. Adicionalmente, vamos comparar como um sistema para imobiliária pode ajudar no aumento da produtividade. Mas, sem mais delongas, vamos ao artigo.

1- Faça uma lista de todas as suas atividades

Um corretor é um profissional que executa, em geral, uma ampla variedade de atividades. Essas atividades podem ser bem distintas, por exemplo, durante a manhã você pode ter que editar fotos imobiliárias, enquanto a tarde você precisa conversar com clientes sobre o mercado financeiro. Nota-se que essas atividades não são tão relacionadas, o que pode tornar seu dia-a-dia muito caótico.

Ao listar suas atividades, tente fazer de maneira cronológica, como se fosse uma agenda. Caso isso não seja possível, no primeiro momento, apenas lembre-se que quanto mais organizado você é, maiores serão as chances de finalizar seus projetos.

sistema para imobiliária atividades diárias

Mas, vamos visualizar um cenário hipotético. Suponha que um corretor precise captar e divulgar imóveis durante a manhã. A parte da tarde é reservada para encontros com clientes, visitas à imóveis e assinatura de contratos de vendas. Neste cenário, vamos tentar otimizar as atividades desenvolvidas por este corretor.

2 Otimização das atividades da sua lista

Captação de imóveis

A tarefa de captar imóveis em si possui diversas pequenas atividades. Por exemplo, você precisa conversar com o cliente, gerar um contrato, tirar fotos do imóvel e cadastrar o imóvel no seu site imobiliário. Publicar o imóvel em redes sociais e portais imobiliários é sempre uma boa opção.

Agora, a questão é: um sistema imobiliário é necessário para tornar estas atividades mais eficientes? E a resposta é: depende. Vamos começar pela conversa com o cliente. Um sistema para imobiliárias pode permitir que você marque o compromisso na sua agenda, que você envie emails confirmando o encontro, entre outros recursos. Mas, a verdade é que o encontro em si não será mais produtivo graças ao software.

O mesmo vale para a seção de fotos do imóvel captado. A eficiência na captação dessas imagens dependerá da facilidade que você tem de tirar fotos imobiliárias de qualidade. Mas certamente existem etapas que podem ser otimizadas através da utilização de um sistema para imobiliária.

 

 

Por exemplo, temos quatro “cadastros” ou divulgações que devem ser feitas logo após a captação. Você precisa cadastrar o imóvel e as fotos no seu sistema interno ou CRM (1), no seu site imobiliário (2), na rede social de sua preferência (3), no portal imobiliário de sua preferência (4). Claro, se você utiliza várias redes sociais ou portais imobiliários este número cresce ainda mais.

É nessas tarefas repetitivas que um sistema para imobiliárias de qualidade brilha. Pense bem, se você pode cadastrar o imóvel apenas uma vez e utilizar este cadastro para fazer as divulgações adicionais você consegue economizar muito tempo. O ganho de produtividade será algo incrível nesses casos. Isso é possível através da integração de softwares em um sistema imobiliário.

Visita de imóveis e venda de imóveis

Novamente temos atividades que, à primeira vista não podem ser mais eficientes graças ao uso de um computador. Pense bem, como um computador pode tornar uma visita mais eficiente? E como ele pode te ajudar a vender um imóvel para um cliente mais rapidamente?

É, novamente precisamos avaliar como essas tarefas acontecem, em outras palavras, ao visitar um imóvel, o que é preciso ser feito, antes e depois da visita? E com relação à venda? Eu imagino que você, caro corretor, já pensou em milhares de atividades: agendamento de uma data para visita com o cliente, assinatura de papeis (contratos), pegar a chave (quando necessário), escolha do imóvel ideal (em casos de venda), etc.

sistema para imobiliária vendido

Com relação ao agendamento, um sistema para imobiliária pode ter uma agenda que permite que você se organize melhor. Mas, sinceramente, uma agenda é algo facilmente encontrado até mesmo no seu smartphone. Logo queremos algo que realmente possa aumentar sua produtividade e tornar estes processos mais eficientes.

É aí que entra ferramentas como geradores de contratos, gerenciadores de chaves e outros elementos. Mas aqui, o ponto principal, é que tudo está centralizado em um software. Você pode gerar modelos de contrato em editores de texto, ou gerenciar chaves através de planilhas. Mas ter tudo isso em um único software permite um ganho de eficiência que só se observa no dia-a-dia, quando o tempo para realização dessas atividades é reduzido drasticamente.

É possível deixar a venda ainda mais eficiente?

Sim, vamos citar um recurso muito interessante encontrado no ville Imob, que pode facilitar na hora de vender imóveis. Imagina a seguinte situação: você está no escritório e um cliente te visita em busca de um imóvel. Você deveria cadastrar este cliente no seu CRM Imobiliário (incluso na plataforma) e então fazer uma busca, de acordo com as características do cliente.

sistema para imobiliária tempo é dinheiro

Mas, o sistema para imobiliárias do ville Imob, ao receber um cadastro de um cliente, já realiza buscas nos imóveis cadastrados e sugere, de forma proativa, o melhor imóvel para o cliente. São minutos que podem tornar seu dia-a-dia cada vez mais produtivo.

Devo adquirir um sistema para imobiliária?

Plataformas como o ville Imob possuem diversas outras ferramentas. E é quase impossível citar todas as que permitem que você aumente sua produtividade em um só artigo. Isso porque, virtualmente, todas as ferramentas são criadas visando tornar determinados processos mais práticos, rápidos e, consequentemente, eficientes.

Dito isso, é importante ter em mente que existem recursos incríveis que são as ferramentas de integração de portais e de integração de redes sociais. Que permitem a divulgação de imóveis muito mais rapidamente. Essas pode ser consideradas campeãs no quesito aumento de produtividade imediato.

Mas, a utilização de um sistema para imobiliária integrado permite que você aumente sua eficiência um pouco em cada processo. Pense da seguinte maneira: você consegue economizar poucos minutos na hora de gerar um contrato, durante o agendamento de uma visita, durante o envio de um email e realizando outras atividades. Por outro lado, quando se soma cada um destes minutos, é possível perceber um grande aumento da eficiência, em decorrência do tempo menor utilizado.

Com isso podemos concluir que um sistema para imobiliária é tudo que você precisa para aumentar a produtividade? Não, você ainda precisará ser organizado, ter foco e disciplina. Mas uma vez que você tem essas qualidades, a utilização de um sistema só irá agregar. E caso você queira utilizar o ville Imob, você pode fazer um teste grátis hoje mesmo! Por hoje é só, boa sorte e bons negócios.

Posts relacionados