27 3262-0877 - WhatsApp: 27 99748-7465 [email protected]

Atualizado em 22 de junho de 2021 por Camila da Silva.

Aprender como abrir uma imobiliária pode ser bastante complexo. No entanto, com processo e organização, é possível abri-la!

Veja bem, uma imobiliária nada mais é que uma empresa, e todos sabemos que existem diversos detalhes que devem ser analisados.

Neste artigo, vamos aprender o passo a passo que você precisa levar em consideração para que possa abrir a sua imobiliária. E, mais do que isso: transformá-la em uma empresa eficiente, moderna e com crédito no mercado!

Portanto, continue lendo e se aprofunde no assunto.

Como abrir uma imobiliária passo a passo

Adquirir conhecimento é o primeiro processo para quem deseja abrir qualquer empresa. Logo, se quer saber como abrir uma imobiliária, você precisa estudar primeiramente os diversos aspectos do setor.

Essa pesquisa envolve todos os itens abaixo, embora não se limite aos mesmos. Veja:

  • Quais são as principais imobiliárias da minha região?
  • Quais as estratégias de marketing que eles utilizam?
  • Como eu posso ser mais eficiente que estas imobiliárias?
  • Existe alguma oportunidade ou empreendimento que eu devo estar atento?

São esses pequenos detalhes que devem ser analisados e, mais do que isso: colocados em prática!

Se você já atua como corretor independente, então você certamente já sabe a resposta destas perguntas e, por isso, conseguirá sintetizá-las de uma forma mais rápida.

Porém, respondê-las com honestidade e sinceridade é muito importante. Ou seja, não adianta você simplesmente dizer que “precisa ser melhor do que a concorrência”. É preciso criar um plano detalhado para saber como este objetivo poderá ser atingido.

Veja que abrir imobiliária é, também, um ato de empreendedorismo. E nenhuma empresa sobrevive se não houverem vendas todos os meses. Por isso, os primeiros passos são tão importantes.

como abrir uma imobiliária

Aproveite para aprender estratégias de marketing voltadas para o mercado imobiliário. Aqui no blog da Ville Imob você vai encontrar vários artigos no tema.

Mas não se limite à apenas uma fonte de conhecimento. Portanto, busque vídeos, livros e ebooks, outros blogs e sites, e até mesmo cursos e mini-cursos na área.

Por fim, se informe sobre os detalhes contábeis e jurídicos relacionados à imobiliária. Embora pode ser que você e seus sócios decidam enviar a documentação para que um contador e/ou um advogado tome conta, saber o básico nunca é uma ideia ruim.

Adquira o CRECI Jurídico

Para abrir uma imobiliária é essencial que você conte com um CRECI Jurídico.

E, para conseguir o CRECI Jurídico é preciso que alguns pré-requisitos sejam observados e cumpridos. Vamos então entender o processo de aquisição do CRECI jurídico para realmente entendermos como abrir uma imobiliária.

Para adquiri o CRECI jurídico é necessário:

  • Que um dos sócios seja um corretor devidamente registrado no CRECI, ele será o responsável pela imobiliária;
  • Ter uma carta social e CNPJ;
  • Ter um alvará de localização;
  • Comprovante de pagamento das taxas e anuidades.

Além disso existe uma série de formulários que devem ser preenchidos. Recomendamos que você entre em contato com o CRECI da sua região para se informar melhor sobre os formulários e outros documentos que podem ser necessários.

documentos para como abrir uma imobiliária

Quanto custa para abrir uma imobiliária: Espaço físico e equipamentos

Se você quando você se pergunta “como abrir uma imobiliária?” você pensa em um espaço físico, equipamentos e funcionários então você precisa definir onde será esse local.

A escolha de um local para uma imobiliária é bem similar ao de diversas empresas. Quanto mais próximo do centro da cidade ou de uma via principal de acesso, melhor.

Mas existem alguns detalhes, por exemplo, suponha que exista uma série de loteamentos e empreendimentos localizados em uma área específica da sua cidade. Você sabe que a maior taxa de venda de lotes, apartamentos e imóveis em geral acontecerá naquela região.

Então, pode ser uma boa ideia se localizar mais próximo da mesma.

Para complementar, faça parcerias com as construtoras e incorporadoras locais, assim você garante participação na venda dos imóveis desta região.

Essa opção de se localizar próximo de áreas em desenvolvimento pode ser interessante em casos que um posicionamento mais central exige o pagamento de taxas muito altas (aluguel, IPTU, etc).

Faça também uma lista de equipamentos que serão necessários ao abrir a imobiliária. Liste os itens não consumíveis como cadeiras, impressoras, computadores, entre outros. Mas não se esqueça dos consumíveis, como folhas, canetas, e demais equipamentos de escritório.

Quanto custa para abrir uma imobiliária: Monte uma ótima equipe

É verdade que quem quer saber como abrir uma imobiliária já imagina que é necessário montar uma equipe. Mas, nem por isso podemos negligenciar esta etapa neste artigo.

É essencial lembrar que sua equipe será a interface entre a empresa e os clientes. Uma equipe capacitada, motivada, positiva será certamente eficiente e passará uma ótima imagem para seus clientes.

equipe para abrir uma imobiliária

Assim, para conseguir uma equipe capacitada, se atente aos profissionais disponíveis no mercado. Faça um processo seletivo completo para garantir que você estará selecionando uma ótima equipe.

Mas não negligencie o treinamento destes profissionais. Garanta que eles saibam os valores e a postura necessária ao lidar com os clientes.

Se você já conhece pessoas que são ótimos profissionais, não há nenhum erro em chama-los para ser parte da sua imobiliária.

Mas evite contratar parentes e amigos puramente pela amizade. Isso não quer dizer ignorá-los, mas garanta que eles possuam as habilidades necessárias para a função que irão executar.

Por exemplo, não adianta contratar seu sobrinho para ser desenhar os materiais de marketing da empresa se ele nunca utilizou os softwares necessários.

Mas, se ele já fez algum curso na área e pode te mostrar exemplos de materiais que ele produziu. Nestes casos, não há porque não o contratar.

Para te ajudar a aumentar o faturamento e poder bancar todos os custos da imobiliária, o ideal é contar com um sistema de gestão que possa aumentar a produtividade da equipe e, assim, focar em vender.

Faça um teste grátis no sistema de gestão da Ville Imob e eleve o nível de profissionalismo, organização e gestão da sua imobiliária.

Principalmente se você está pensando como abrir uma imobiliária, saiba que, quanto mais organizada ele for no início, melhores serão os resultados no futuro.

Clique aqui para fazer um teste grátis agora mesmo.

Se atente ao mundo digital

Ao criar uma imobiliária, não se atente somente ao espaço físico.

Lembre-se que hoje em dia é essencial ter um site imobiliário e estar nas principais redes sociais.

Além disso, divulgar imóveis em portais imobiliários é uma ótima ideia. Aproveite para criar estratégias de marketing digital através das suas redes sociais e através da utilização de SEO.

Como montar uma imobiliária online? Vale a pena?

Até aqui, já entendemos como abrir uma imobiliária passo a passo do ponto de vista físico. Ou seja, com uma salinha, uma fachada imobiliária e outras coisas importantes.

No entanto, você sabia que é possível montar uma imobiliária online?

Sim, esta é uma possibilidade bastante interessante e útil para quem quer empreender na área imobiliária, mas não quer arcar com os vários custos que uma imobiliária física pode gerar.

Muito embora a imobiliária física traga bastante benefícios do ponto de vista de credibilidade e recepção de clientes e prospectos, a imobiliária online ganha em outro aspecto: alcance!

Para montar uma imobiliária online, você vai precisar, antes de mais nada, de um bom site imobiliário. E para isso, conte com o sistema da Ville Imob, em que você poderá fazer o seu site imobiliário em poucos minutos.

Clique aqui para conhecer a ferramenta e, já no início, largar na frente da concorrência, com um site profissional, rápido, seguro e prático.

Depois, você deverá, obviamente, tirar todas as certificações necessárias para operar. Por mais que você vá atuar online, você precisará ser um corretor de imóveis registrado no CRECI.

Somente com este registro é que você poderá comercializar imóveis através da sua imobiliária online.

O ideal, é que você tenha uma boa equipe de trabalho para construir uma imobiliária sólida e que ofereça bons serviços para o público.

Mesmo que trabalhando a distância, é preciso criar um senso de unidade, para que sua imobiliária online seja sentida por todos os profissionais que nela trabalham.

Para isso, você poderá fazer reuniões semanais ou promover algum tipo de interação entre a equipe. Crie um sistema para organizar as tarefas, elabore uma estratégia de crescimento transparente com toda a equipe e por aí vai.

A vantagem de trabalhar de maneira online, é que você não precisará se preocupar com algumas despesas, como aluguel de uma sala e outras coisas. Então, vale a pena abrir uma imobiliária online!

Para que você entenda mais sobre o assunto, leia este artigo aqui: Entenda como montar uma imobiliária online.

E também este aqui: Estratégia de Facebook Ads para Imobiliária, que vai te ajudar a encontrar o público certo para a sua imobiliária, através de anúncios online.

Quanto ganha um dono de imobiliária?

banner ville Imob

Esta é uma pergunta que pode ter várias respostas. Afinal, não há um padrão e nem um valor certeiro para que possamos entender quanto ganha um dono de imobiliária.

No entanto, é possível fazer cálculos e projetar alguns exemplos de potenciais vendas que aconteçam no mês.

Antes de mais nada, é preciso saber em que nicho imobiliário a imobiliária vai atuar. Isto é fundamental para construir autoridade no nicho e ser a melhor imobiliária para aquele setor.

Se a imobiliária trabalhar somente no nicho de aluguéis, os valores de faturamento estarão atrelados a recorrência. Cerca de 10% ao mês sobre cada contrato de aluguel, é o que a imobiliária poderá faturar.

Então, neste caso, você terá que ter um volume bem grande de imóveis para conseguir faturar bastante.

Já para aquelas imobiliárias que vão trabalhar somente com vendas ou esperam boa parte do faturamento a partir disso, as comissões podem ser exponencialmente maiores.

Por exemplo, se a imobiliária vender dois imóveis de R$ 350.000,00 por mês e faturar cerca de 4% de comissão sobre cada venda (já descontando divisão de comissão com o corretor), a imobiliária poderá faturar R$ 28.000,00 por mês.

Neste cálculo, quanto mais imóveis a imobiliária vender, maior será o faturamento.

No entanto, maiores também serão os custos para gerar estas vendas, uma vez que você precisará de equipe, ferramentas, ações, estratégias e outras coisas.

Por isso, para entender quanto ganha um dono de imobiliária, a resposta sempre poderá ser variável. Não há como precisar. Pode ser muito, ou pode ser pouco.

Tudo vai depender do quanto o “muito” e o “pouco” simboliza dentro de um plano de negócios consolidado.

Adquira um software imobiliário para a sua nova imobiliária

Uma vez que você possui todos os elementos acima, considere a aquisição de um software imobiliário. A utilização de software imobiliário permite que você garanta uma alta produtividade desde o começo.

O Ville Imob por exemplo, é um software imobiliário completo. Você consegue criar seu site imobiliário através dos diversos templates disponíveis no mesmo.

Além disso o software conta com diversas ferramentas essenciais em uma imobiliária, como o CRM Imobiliário e software de gestão.

Existem outras ferramentas interessantes, como as ferramentas de integração social e integração de portais. Ambos permitem que você divulgue seus imóveis rapidamente em redes sociais e portais imobiliários, com poucos cliques para a exportação.

Muito embora você possa abrir uma imobiliária sem um bom sistema, não é recomendado que você faça isso.

Afinal, tudo que é planejado e construído certo desde o início, tende a caminhar de maneira muito mais equilibrada no longo prazo.

Ou seja, quanto antes você criar processos e métodos que permitam que você foque naquilo que vai trazer resultados para sua imobiliária (vendas), melhor para a saúde do negócio.

Este é o fim do artigo. Mas não esperamos que este artigo seja o único guia para você entender como abrir uma imobiliária. Mas esperamos que você saiba os passos básicos e elementos essenciais deste processo. Afinal, o início pode ser difícil para todos.

Clique aqui para fazer um teste grátis na Ville Imob agora mesmo. Fique a vontade para baixar o ebook grátis abaixo e se aprofundar ainda mais na área.

Desejamos boa sorte e sucesso!