A venda de imóveis mobiliados apresentaa diversas vantagens e desvantagens. O proprietário pode achar mais simples vender o imóvel com o móveis caso decida que não precisa mais dos mesmos. O comprador pode gostar da decoração e, consequentemente ficar mais inclinado a realizar a compra. Mas existem situações em que casas mobiliadas podem ser, na verdade, um problema. Vamos ver neste artigo como vender uma casa mobiliada.

Vantagens de negociar imóveis mobiliados

Existem diversas vantagens na venda de imóveis mobiliados. Tanto o proprietário, como o corretor e o comprador podem ser beneficiados com a compra/venda de um imóvel já mobiliado. Vamos entender essas vantagens.

Maior valor de venda do imóvel

Se o imóvel está mobiliado, significa que o valor de venda será, obrigatoriamente, maior. Isso é certamente uma vantagem para o corretor, que recebe uma porcentagem do valor de venda do imóvel. Pode ser considerada uma vantagem para o proprietário, mas como ele já havia investido nos móveis, a principal vantagem não é financeira.

vender uma casa sala quarto

Mais praticidade e simplicidade para o proprietário

Após decidir vender um imóvel, caso o proprietário decida não utilizar a mobília antiga ele possui algumas opções: vender cada item separadamente, doar os itens, vender tudo junto com o imóvel. A venda dos móveis junto com a casa permite que o proprietário não tenha que se preocupar com diversos compradores (um para cada móvel). É uma economia de tempo essencial para quem está se mudando e precisa ajustar diversos detalhes no novo endereço.

Ótima oportunidade para o comprador

Em algumas situações o comprador pode ser o maior beneficiado. Primeiramente, se ele gostar dos móveis e da decoração anterior, então não será necessário investir quase nada na compra de novos móveis.

Outro benefício acontece nos casos em que as negociações permitem a aquisição de vários móveis por uma fração do preço que seria pago, caso optasse pela compra de móveis novos similares separadamente.

Por fim, suponha que o imóvel venha com uma mesa de jantar e o comprador já possua uma mesa de jantar. Ele pode então vender uma dessas mesas e receber algum retorno no investimento feito, tornando a operação mais lucrativa.

Podemos ver que vender uma casa mobiliada pode ser um ótimo negócio para as diversas partes envolvidas. Mas vamos entender algumas das desvantagens.

Desvantagens de negociar um imóvel mobiliado

Esse detalhe depende da situação, mas a venda de móveis antigos e usados com o imóvel nem sempre será interessante para o comprador. Esse “desinteresse” na aquisição dos móveis trazem problemas para o corretor e até mesmo para o proprietário. Vamos entender porque alguns imóveis mobiliados são mais difíceis de serem negociados.

Supervalorização dos móveis por parte do proprietário

Algo relativamente comum, ao decidir vender uma casa mobiliada, o proprietário pode ter um grande apego emocional pelos seus móveis, logo ele pode decidir exigir um preço maior que o de mercado pelos itens, o que pode tornar o imóvel muito mais caro e menos atrativo para potenciais compradores.

vender uma casa sala

Os móveis não interessam os compradores

Já comentamos que, se o comprador gostar da decoração e dos móveis, negócio (quase) fechado. O problema é que não existe meio termo. Se ele gostou, ótimo, não será necessário gastar com móveis e ele poderá até mesmo economizar na mudança. Mas se ele não gostou, os móveis acabam se tornando um grande inconveniente pois ele acaba tendo que pagar por um produto que não é de seu interesse.

Dicas de como vender uma casa mobiliada

Tendo em vista as vantagens e as desvantagens, é importante que você tente destacar os pontos positivos da aquisição para seu comprador. Ou seja, destaque o fato que não será necessário investir na compra de móveis e na decoração do espaço imediatamente e, portanto, o comprador terá tempo para planejar como ele deseja que a casa seja decorada no futuro.

Tente negociar com o proprietário um valor razoável para os móveis, e tente definir um valor mínimo que ele aceitaria pelos móveis. Isso é importante porque, durante as negociações, é muito comum que o novo comprador peça um desconto caso não goste muito da mobília. E, na maioria dos casos, é mais vantajoso vender a mobília por um preço levemente inferior do que retirá-la do imóvel e ter que arcar com o transporte e um espaço para armazenamento.

vender uma casa mesa de jantar

Existem alguns casos em que o proprietário simplesmente não quer os imóveis novos. Já comentamos como as opções podem exigir tempo: doações e/ou vendas paralelas. E, por esse motivo, pode ser que ele decida “entregar” os móveis, sem aumentar no valor do imóvel, até para torná-lo mais atrativo e negociá-lo mais rapidamente.

Nessas situações, é importante que o corretor se resguarde em um contrato. Isso garante que não ocorram problemas no futuro quanto à essa operação. Mas, isso também permite que o corretor capriche no marketing e na divulgação do imóvel.

Por fim, sempre esteja pronto para remover os móveis do imóvel caso você consiga um comprador que não quer os móveis mas está muito interessado na casa.

Marketing na venda de casas mobiliadas

Vender uma casa mobiliada dá ao corretor uma oportunidade única no que diz respeito às fotos e apresentação do imóvel. Já sabemos que, tanto fotografar, quanto apresentar um imóvel vazio não é tão interessante. Claro, isso não impede que as vendas ocorram, mas exige que o corretor tenha bastante habilidade para “abrir a mente” do cliente quanto à utilização do espaço.

vender uma casa cozinha

No caso de imóveis mobiliados, as fotos ficam mais sugestivas e os clientes consegue ver melhor os espaços e as dimensões: é muito mais fácil entender o tamanho de uma copa que já possui uma mesa de jantar ou de uma sala que já possui sofás.

Logo, é essencial caprichar nas fotos e fazer uma descrição incrível do imóvel. A ideia é que ele possa entender boa parte das vantagens na compra do imóvel mobiliado apenas pelas fotos e descrição. Conte também com softwares como o ville Imob e seus recursos para facilitar os processos.

Você pode, por exemplo, publicar o imóvel em múltiplos portais imobiliários com poucos cliques através da ferramenta de integração de portais. Você pode registrar todas as visitas e fazer um follow up facilmente com o ville Imob. Esse recurso também torna a prestação de contas ao proprietário uma tarefa mais simples. Faça já um teste grátis do ville Imob e fique mais produtivo.

Banner horizontal fotografia imobiliária

Posts relacionados