A utilização de um software para imobiliária possui diversas vantagens. Recentemente falamos do aumento de eficiência proporcionado pela utilização do mesmo, por exemplo. Hoje, no entanto, vamos falar de um tópico mais importante ainda: a segurança. Portanto, se você tem alguma dúvida relacionada à segurança do software para imobiliária, basta seguir lendo este artigo.

Tipos de segurança

Primeiramente é importante entender que a palavra segurança pode ser vista de duas formas diferentes. Podemos pensar na segurança contra perda de dados e na segurança contra o acesso indevido aos dados (ou roubo dos mesmos). Vamos ver um pouco mais sobre estes conceitos.

Segurança contra perda de dados

O que o software para imobiliária faz para evitar o risco de perda de dados? Como estamos falando de dados digitais, não estamos considerando contratos assinados à mão ou recibos em geral. Mas isso não significa que as perdas não seriam imensas. Veja bem, se você mantém fotos, características de um imóvel, dados dos clientes (nome, telefone, email, etc) em um computador que venha a falhar, todas estas informações podem ser perdidas.

Software para imobiliária software seguro

Se uma imobiliária perde os dados dos clientes e dos imóveis, os prejuízos serão enormes. Os corretores deverão entrar em contato com os clientes (que eles se lembram) e marcar encontros para conseguir as informações dos imóveis novamente. Este processo fará com que os clientes percam a confiança na empresa, o que gerará problemas também no médio e longo prazo.

Veremos ao longo do artigo as ferramentas que softwares imobiliários podem utilizar para evitar este tipo de problema. Mas, por agora vamos ver o outro tipo de segurança citado.

Segurança contra roubo de dados

O roubo de informações e dados é outra questão muito séria. Nenhuma empresa quer que os dados dos seus clientes ou seus dados sejam acessados por pessoas má intencionadas. Considerando que casos de brechas na segurança são suficientes para abalar gigantes como a SONY, Intel e AMD. Imagine o quão ruim seria se as informações confidenciais dos clientes de uma imobiliária fossem roubadas por criminosos.

Software para imobiliária segurança total

Esse tipo de situação pode ocorrer caso o computador de uma imobiliária é roubado. As informações no HD: como planilhas, contatos, entre outras podem ser facilmente acessadas. Isso, é claro, a menos que a imobiliária utilize algum tipo de criptografia nos discos rígidos.

Bom, agora que entendemos os tipos de segurança, vamos ver os recursos oferecidos por um software para imobiliária que visam evitar que essas situações venham a ocorrer.

Armazenamento na nuvem

O armazenamento dos dados em um servidor externo e seguro é uma das melhores maneiras de evitar perda de dados. Isso porque qualquer sinistro que venha a acontecer no local da imobiliária pode danificar os computadores. E, se as informações ficam todas armazenadas nos computadores locais, a chance de perda de dados é alta.

Software para imobiliária segurança conectada

Por esse motivo um software para imobiliária que opera na nuvem é mais seguro contra perda de informações. Nesse caso, fica mais fácil de evitar a perda de dados pois, a empresa que disponibiliza o software irá ser responsável por mantê-los seguros. E, ao escolher uma empresa séria, você tem a garantia que ela tem a infraestrutura necessária para manter seus dados seguros, com mecanismos de backup e redundância.

Manter os dados na nuvem pode ser útil contra alguns tipos de roubo de dados também. Se você precisa mandar seu computador para uma assistência técnica, por exemplo. É possível que eles consigam acessar as informações no seu disco rígido, caso elas estejam armazenadas localmente. Em armazenamentos online, essa possibilidade é reduzida.

Backups Automáticos via email

Se você utiliza um software para imobiliária que permite o backup automático então as chances de perda de dados são praticamente zeradas. Isso ocorre graças aos diversos mecanismos de redundância das informações.

Seus dados estarão nos servidores da empresa que fornece o software para imobiliária. Ao enviar o email, seus dados estarão no seu email, para acesso futuro. E, caso você faça o download do backup, seus dados também estarão armazenados localmente. Logo, é praticamente impossível perder essas informações.

Software para imobiliária segurança casa

Controle de nível de acesso

O controle de acesso por nível permite uma menor chance de perda de dados. Para deixar claro, um software para imobiliária com diversos níveis de acesso permite que usuários tenham acesso somente aos recursos e informações que eles precisam.

Por exemplo, o gerente ou gestor tem acesso à todas informações. Já os corretores podem ter acesso à quase tudo, com exceção de alguns dados da gestão financeira. Por fim, membros da equipe, em geral, podem ter acesso à uma quantidade ainda menor de informações.

O objetivo não é “dar privilégios” e sim garantir que informações sensíveis não possam ser facilmente editadas ou excluídas por um erro de utilização do software. Assim, acaba sendo um pequeno dispositivo de segurança, já que, para ter acesso à todas as informações, será necessário o login do gestor.

Software para imobiliária laptop seguro

Adote boas práticas digitais

Um software para imobiliária tentará proteger as informações particulares da sua imobiliária e de seus clientes. Mas ele não será capaz de fazer tudo sozinho. É essencial que você adote boas práticas digitais.

Suas informações de login, por exemplo, faça senhas bem longas, use e abuse de caracteres maiúsculos e minúsculos, números e símbolos especiais. Hoje em dia existem aplicativos e serviços que servem para armazenar todas as suas senhas de maneira segura. Portanto se você sente que suas senhas são muito difíceis de serem lembradas e considera importante uma alta complexidade, pesquise um pouco sobre esses serviços.

Sempre que possível, evite utilizar uma senha em vários sites diferentes. Nós sabemos que isso é difícil, mas então apenas utilize suas senhas mais complexas e importantes em sites bem confiáveis. Como seu email, software para imobiliária, bancos (quando possível) e algumas redes sociais. Nos demais sites que exigem cadastro e tente utilizar senhas diferentes.

Isso garante que, caso suas informações sejam comprometidas, seu email, contas bancárias e serviços principais não serão afetados. Por fim, é sempre bom lembrar que não é interessante compartilhar os dados de acesso.

Agora fica uma dica muito importante: se você quer utilizar um software para imobiliária com todos os recursos de segurança citados. Como backups, armazenamento na nuvem e controle de nível de acesso, recomendamos o ville Imob. Trata-se de um software para imobiliária completo, veja aqui os recursos e faça já um teste grátis.

Posts relacionados