Um profissional em geral busca maneiras de realizar o máximo de atividades diariamente. Mas, sempre existe um limite, afinal de contas o dia tem apenas 24h. E é óbvio que não podemos passar todas essas horas fazendo uma única atividade. Precisamos dormir, alimentar, descansar e conviver com nossos familiares. A única saída se torna, portanto: ser um corretor de imóveis produtivo.

Mas, a pergunta que fica é, qual a melhor maneira de aumentar a produtividade? Veja que como todos os outros corretores da sua cidade tem limitações similares, pelo menos no que diz respeito ao tempo de dedicação. Logo, uma das maneiras mais práticas de ser a referência local é ser mais produtivo que os demais. E, se você quer algumas dicas sobre isso, não deixe de ler este artigo!

1. Avalie quanto tempo você gasta em cada atividade

De acordo com algumas pesquisas apenas 17% das pessoas conseguem estimar, com certeza, quanto tempo elas gastam em cada atividade. Adicionalmente, um corretor de imóveis tem sua agenda bem dispersa e precisa utilizar ferramentas que são consideradas vilãs da produtividade em outras empresas.

As redes sociais, por exemplo, foram feitas para que o usuário passe horas nas mesmas sem, sequer, perceber. Comece a organizar seu dia e tente manter um horário fixo para cada uma das atividades que você precisa executar. Limite o tempo gasto em redes sociais, tanto as pessoais quanto as profissionais.

E não se esqueça de buscar seus vilões pessoais. Quais são as atividades que você pode eliminar ou reduzir aumentando sua produtividade. Para alguns é o WhatsApp, para outros é algum game, alguns acreditam que é o YouTube. Enfim encontre qual seu maior problema em termos de aproveitamento do tempo e comece a reduzir o tempo no mesmo gradativamente.

2. Siga a regra dos dois minutos

Um corretor de imóveis, assim como vários outros profissionais, tem várias atividades que podem ser realizadas rapidamente. A regra dos dois minutos é uma sugestão de Steve Olenski onde ele afirma o seguinte: se você consegue realizar a atividade em 2 minutos, então faça a mesma imediatamente.

E a ideia por trás da regra é que, se você esperar, quando for fazer a atividade o tempo gasto será maior. E faz sentido, suponha que você esteja no computador, no seu escritório, e receba um email de um proprietário. Este email contém as últimas informações referentes à um imóvel captado e permite que você faça o anúncio do mesmo.

Nesta situação o ideal é que você faça o anúncio imediatamente. Visto que você já tem todas as informações abertas e prontas para fazer o anúncio. Esperar para amanhã ou depois significará ter que buscar pelo email, fotos e outras diversas informações. Note que esta busca pode ser bem longa. O que torna a atividade significativamente menos produtiva.

Portanto, para ser um corretor de imóveis produtivo, tente seguir regras como esta, dos dois minutos. Evite postergar atividades que podem ser realizadas imediatamente e você verá os resultados no seu dia a dia.

3. Não faça duas coisas ao mesmo tempo

Sabe aquele pensamento “vou ver minhas redes sociais enquanto acompanho a visita”? Esta pode não ser a melhor ideia, muitos estudos tem mostrado que esta ideia de ser “multitarefas” pode não ser tão eficiente. De fato, é possível que ambas atividades não sejam feitas tão bem e tão rapidamente quanto necessário.

Ao decidir por checar as redes sociais enquanto acompanha um cliente em uma visita, você estará dedicando uma atenção menor ao seu cliente. Ele certamente notará isso e ficará desapontado com o atendimento. Além disso, as chances de você cometer um erro ao comentar algo nas redes sociais é grande. E, dependendo do erro você pode ter sérias consequências com o mesmo.

4. Aproveite o tempo gasto se locomovendo

Esta dica é ótima para quem utiliza transporte público e caronas. A ideia é que você utilize o tempo que você gasta indo para o serviço fazendo algo de produtivo. Em grandes cidades é possível passar até mais de uma hora no trânsito. Que tal utilizar este momento para interagir nas redes sociais, ler e responder emails, buscar imóveis para captação pela internet, entre outras atividades.

Claro, se você dirige, então fica mais difícil de utilizar estas horas. Mas, alguns empresários aproveitam este momento para ouvir livros. São os chamados “audiobooks”. Você pode ouvir um livro sobre técnicas de negociação, vendas, mercado financeiro. Enfim, é possível ser produtivo de alguma forma durante este tempo.

5. Desligue as notificações

Uma das coisas que mais atrapalham suas atividades são as notificações. Você está no meio da leitura de um novo contrato, ou escrevendo um email importante e recebe a notificação de um grupo de WhatsApp. Quase que de maneira inconsciente você pega o celular para ler a mensagem. E quando percebe, já passou vinte minutos “lendo aquela mensagem”.

Desligar notificações é importante porque você consegue se manter cada vez mais atento ao que realmente importa. E não se preocupe, a maioria esmagadora dos aplicativos permitem que você tenha um ótimo controle das notificações. Assim você pode deixar passar as mensagens da sua esposa, dos seus filhos e dos seus pais. Mas evitar as notificações das mensagens daquele seu amigo que manda as famosas correntes o dia inteiro.

6. Utilize a tecnologia sempre que possível

A tecnologia pode ser o elemento responsável por nos distrair diariamente. Sejam com as notificações ou com seu design que busca “forçar” o usuário a continuar utilizando a mesma.

Mas, ao mesmo tempo, existem várias ferramentas digitais voltadas para o auxílio na realização de atividades. É o caso de plataformas imobiliárias, no caso do corretor de imóveis. Softwares como o ville Imob permitem quem uma grande quantidade de atividades seja realizada de maneira mais eficiente.

Você não precisa criar um novo contrato todo dia que realizar uma negociação. Basta gerar rapidamente com o software e o template já criado. Não é necessário criar uma postagem para cada rede social. Basta criar uma única e publicar em todas as suas contas com um único clique.

Enfim, são dezenas de recursos e todos são voltados ao aumento da eficiência. Portanto, se você quer ser um corretor de imóveis produtivo, não deixe de checar o teste grátis do nosso software. Você verá no seu dia-a-dia que várias atividades ficam, de fato, mais rápidas e práticas. Boa sorte e bons negócios!

Posts relacionados