Existem duas maneiras básicas de trabalhar como corretor de imóveis. Você pode trabalhar em conjunto com uma imobiliária de médio ou grande porte. Fazendo uso de todos os recursos disponibilizados pela mesma. Ou você pode trabalhar de maneira autônoma, tendo menos recursos, mas tendo mais liberdade. No artigo de hoje veremos algumas dicas de como ser corretor de imóveis autônomo.

Corretor autônomo X trabalhar em uma imobiliária

Um corretor que trabalha em uma imobiliária terá que fazer boa parte do serviço de maneira individual. Você irá atender seu cliente sozinho, seja no seu escritório ou em algum outro lugar. Você será o responsável pela venda de determinados imóveis, novamente, por conta própria. E existe uma série de atividades que você fará individualmente, sem a participação de outras pessoas no processo.

Quando analisado desta maneira, muitas pessoas podem assumir, erroneamente, que não existe diferença em trabalhar de maneira autônoma ou em uma imobiliária. Mas a verdade é que existe, e a diferença é bem clara.

Existem diversas coisas que um corretor em uma imobiliária não precisa lidar. Primeiramente existem os custos: funcionários, luz, internet, aluguel, tudo é por conta da imobiliária. Além disso, existe a função do corretor em si. Em algumas imobiliárias, existem corretores que não precisam captar imóveis, apenas vender. A captação é função de outros corretores ou outros funcionários.

como ser corretor de imóveis calculadora

Podemos continuar citando outras pequenas vantagens de se trabalhar em uma imobiliária. Mas a mensagem que deve ficar é que, por mais que um corretor trabalhe individualmente, a maior parte do tempo, mesmo em uma imobiliária. Existem diversas diferenças em trabalhar de maneira totalmente autônoma.

Mas existem também vantagens. Podemos citar como vantagens uma maior flexibilidade dos horários. Um pagamento maior, no que diz respeito à porcentagem das comissões. Estes dois motivos isolados são suficientes para muitos corretores que trabalham de maneira autônoma e tem um alto sucesso. Mas agora vamos às dicas de como ser corretor de imóveis autônomo.

Construa sua própria marca

Quando citamos a construção da sua própria marca, não pense nisto como o nome do seu negócio. Pense na marca como o conjunto da obra, incluindo logomarca, nome da empresa, identidade visual, valores e o objetivo. Tudo isto será importante para que você seja lembrado pelas pessoas.

A construção da sua marca não envolve a simples criação dos itens acima. Você precisa divulgar sua marca para ter certeza que as pessoas vão conhecê-la. Isto envolve a criação de um site imobiliário e páginas nas redes sociais. Além construção de materiais de marketing básicos como, por exemplo, um cartão de visitas.

como ser corretor de imóveis brand

Trabalhar com marketing de conteúdo pode ser uma ótima ideia para divulgar sua marca na região que você atua. Assim você tentará se tornar a referência, a pessoa que todos que querem vender um imóvel irão procurar. Mas vamos ver mais sobre isto nos próximos tópicos.

Pense na possibilidade de fazer parcerias

Porque você decidiu trabalhar de maneira autônoma? Para ter mais flexibilidade? Para aumentar seus rendimentos? Ou simplesmente porque não encontrou nenhuma oportunidade nas imobiliárias da região? Independentemente do motivo, é pouco provável que você simplesmente não gostava de colaborar com os demais corretores. Essa colaboração é, naturalmente, uma via de mão dupla. Onde ambas partes eram beneficiadas.

Fazer parcerias quando você trabalha de maneira autônoma é algo muito importante. É importante entender que atuando de maneira individual, seu portfólio será muito mais reduzido que o de uma imobiliária. A consequência é que, alguns clientes podem estar em busca de um imóvel que você simplesmente não possui.

Mas, algum parceiro pode ter o imóvel que ele busca no e você pode indicá-lo para este corretor parceiro. Essa parceria não precisa se resumir à dois corretores. Podem existir diversos corretores se ajudando e colaborando para que todos consigam atingir seus objetivos.

como ser corretor de imóveis parceria

Parcerias com construtoras e incorporadoras também podem ser uma ótima ideia. Mas tome cuidado, veja a demanda que essa construtora espera de você e negocie para que você consiga atingir os objetivos. Não adianta pegar as vendas de três prédios em construção e tentar vender todos apartamentos sozinho, obviamente.

Invista no marketing digital

Trabalhando de maneira autônoma, a sua verba para marketing e outras atividades será reduzida. Logo, é essencial que você utilize as estratégias de marketing mais eficientes assim, você terá um bom retorno do investimento (ROI). E a estratégia de marketing mais eficiente do momento é o marketing digital.

O mundo político é um ótimo exemplo de como estratégias de marketing digital são eficientes. O Barack Obama utilizou o marketing digital no ano em que foi eleito pela primeira vez. Assim ele conseguiu investir pouco em marketing e ter amplo alcance. Temos exemplos desse tipo de estratégia até mesmo em eleições no nosso país.

Logo, a dica é: crie um site imobiliário, um blog dentro deste site e crie páginas nas mais diversas redes sociais. No seu site você irá divulgar os imóveis do seu portfólio juntamente com links úteis para seus clientes. Como links de simulação de investimentos.

No seu blog, você irá divulgar artigos sobre o mercado imobiliário. Dicas, novidades e informações que podem ser úteis para seus clientes. As redes sociais serão utilizadas para divulgar seu site, blog e imóveis. Além de ser uma maneira de se comunicar com seus clientes.

Invista em um software imobiliário

Para trabalhar de maneira autônoma com eficiência, é essencial que você conte com uma ajudinha de softwares. Através de um bom software imobiliário você consegue armazenar todas as informações sobre seus imóveis e seus clientes em um único local.

E, uma vez que estas informações estão centralizadas, é possível exportá-la facilmente para portais imobiliários, redes sociais, seu próprio site imobiliário. O que facilita e muito o processo de divulgação dos imóveis que você capta. Informações financeiras, referentes à contas a pagar e a receber também podem ser armazenadas no software imobiliário.

Portanto, se você quer saber como ser um corretor de imóveis, basta seguir as dicas que demos ao longo deste artigo. Mas não se esqueça do básico. Para ser um corretor de imóveis você precisa fazer um curso de qualificação, estágio profissional, obter o diploma e, finalmente, fazer o pedido do CRECI. Neste momento você estará pronto para exercer a profissão.

E se você ainda não possui um software imobiliário, dê uma olhada no ville Imob, nele você conta com todos os recursos que citamos e muito mais. Faça hoje mesmo seu teste grátis e veja na prática como ele funciona.