Recentemente nós fizemos um artigo onde demos algumas dicas de como escolher o melhor portal imobiliário. Hoje resolvemos escrever um pouco sobre a escolha adequada do sistema de gestão imobiliária. Portanto, se você está pensando em adotar um destes sistemas é uma ótima ideia seguir lendo este artigo.

A importância de escolher o sistema correto

Antes de destacar como será o processo de escolha do sistema de gestão imobiliária é importante citar a importância da escolha correta. Várias empresas que oferecem este tipo de serviço não exigem que o cliente assine contratos de fidelidade, ou pague uma multa substancial em caso de desistência.

E existe um motivo: trocar de sistema de gestão imobiliária é um processo longo e muito dispendioso. Você precisará aprender a usar o novo sistema. Precisará treinar seus funcionários no novo sistema. Terá que transferir os imóveis, site, e demais informações, enfim, é possível ver que não é algo muito prático trocar de software de gestão.

Sistema de gestão imobiliária software demo

Portanto, não escolha o primeiro software que você encontrar. Faça uma pesquisa bem detalhada, veja os principais pontos positivos de cada sistema de gestão imobiliária e escolha o que julgar mais adequado ao seu negócio.

Você pode também conversar com outros corretores e donos de imobiliárias para pedir opinião e recomendações. Mas atenção, a escolha do sistema imobiliário dependerá e muito das características específicas da sua imobiliária. Vamos ver agora o que você precisa estar atento ao escolher o sistema de gestão imobiliária.

Arquivos de treinamento e suporte ao usuário

Este é o primeiro item da nossa lista porque para utilizar um sistema imobiliário da maneira correta é preciso aprender a utilizá-lo. E, a melhor maneira de fazer isso é através de arquivos de treinamento com apostilas, artigos, vídeo-aulas, etc.

Se o sistema que você está pensando em utilizar não possui nenhum tipo de material que te ajude, pelo menos no começo, pode ser uma boa ideia procurar outro sistema. O tempo necessário para aprender a utilizar o sistema imobiliário pode acabar reduzindo a produtividade da imobiliária. O que, consequentemente, aumentará o tempo para que você consiga o retorno do investimento.

Sistema de gestão imobiliária suporte

O suporte ao usuário também é importante, além disso, a grande maioria dos desenvolvedores de software imobiliário terão um bom suporte. Logo, se o sistema que você estava interessado é um dos poucos que não possui suporte, pule fora imediatamente.

Parece exagero, mas não é. Se seu site está fora do ar devido à um erro no servidor do sistema imobiliário, como você consertará o problema sem suporte. E, se, após uma atualização houve um erro nos imóveis cadastrados, como será a solução sem um suporte adequado. São tantos detalhes que podem (e vão) acontecer ao longo da caminhada que desistir do suporte ao usuário para pagar um preço menor é, simplesmente, loucura.

O sistema é baseado na nuvem?

Hoje em dia é essencial que o sistema que você escolha seja baseado na nuvem. Isto significa que você não precisará instalar nada no computador e todas as informações serão armazenadas em um servidor (ou servidores) externos. Já fizemos um artigo falando das vantagens da computação na nuvem para corretores. Mas não custa nada resumir:

  • Você consegue acessar o sistema de qualquer computador com conexão à internet
  • Você não depende de um único computador (que nunca poderá falhar)
  • Menor risco de perda de dados

Essas são as principais vantagens. Naturalmente sistemas que estão na nuvem exigirão uma conexão estável à internet. Mas isso é algo que é fácil de adquirir hoje em dia.

Sistema de gestão imobiliária nuvem

Um adicional interessante será nas situações em que o sistema de gestão imobiliária rode, não somente em computadores, como também em smartphones e tablets. Isso permitirá que você acesse o sistema literalmente de qualquer lugar, mesmo que não esteja com seu computador.

Existe suporte a ferramentas online?

Como boa parte do seu marketing será digital, verifique se o sistema escolhido possui um site incluso. Adquirir um software imobiliário que já possui um site é a melhor opção, quando consideramos a praticidade. Isso porque os sistemas seriam, muito provavelmente, integrados, o que facilitaria todo o processo de divulgação de imóveis no site.

Além disso, verifique se o sistema escolhido possui suporte à outras ferramentas que auxiliam o corretor. Podemos citar, por exemplo, ferramentas de integração às redes sociais e aos portais imobiliários. Ter a possibilidade de divulgar imóveis rapidamente é algo que garantirá um grande acréscimo de produtividade.

Existe a possibilidade de um teste grátis?

Para fazer uma analogia dos sistemas imobiliários à vida real, vamos pensar no casamento. Ninguém casa sem namorar, o namoro é onde você e seu parceiro(a) se conhecem e descobre se são realmente feitos um para o outro. No caso de sistemas imobiliários, a possibilidade de um teste grátis permite que você avalie se sua imobiliária e o sistema em questão foram feitos um para outro.

Existem vários sistemas que oferecem, pelo menos, uma semana de teste para que você avalie o mesmo. Não existe motivo para não fazer o uso do período de testes antes de fazer uma decisão final de compra. Durante o teste grátis, avalie os seguintes pontos

  • O sistema de gestão imobiliária possui todos os recursos que minha imobiliária precisa hoje?
  • O sistema será adequado em 5 ou 10 anos, quando minha imobiliária tiver atingindo um outro patamar? Pense no número de usuários, clientes e imóveis cadastrados no sistema.
  • O sistema é fácil de ser utilizado? O que facilitará a adaptação dos funcionários e corretores.
  • Como foi o atendimento o suporte e o material de apoio fornecido?

Somente após ter a resposta dessas questões você estará pronto para adquirir o sistema de gestão imobiliária que está sendo analisado.

Uma sugestão nossa, para você que está escolhendo um sistema de gestão imobiliário é o ville Imob. Com ele você terá acesso à todos os recursos citados neste artigo. Site imobiliário, CRM Imobiliário, software de gestão, ferramentas de integração e o melhor é que tudo funciona de maneira integrada.

Mas, como nós mesmos dissemos ao longo do artigo, não deixe de fazer o teste grátis que oferecemos. Assim você terá 15 dias para avaliar e verificar o aumento de produtividade da sua imobiliária. Boa sorte e bons negócios.

Posts relacionados