Para fugir da concorrência no mercado de imóveis residenciais e comerciais, o corretor de imóveis pode virar um especialista em vender terrenos. Aqui, atrair a atenção de interessados é um grande desafio. Isso acontece porque esse tipo de anúncio não costuma ter muitas informações. No geral, constam apenas suas características físicas e raramente há imagens.

Por outro lado, as vendas de terrenos costumam ser mais rápidas, uma vez que são mais baratos que a compra de imóveis prontos. Outra diferença está no perfil de clientes. De modo geral, são investidores que costumam entrar nesse tipo de negociação.

Mas isso não é uma regra. Confira, a seguir, seis dicas de como vender terrenos com eficiência:

1 – Conheça todas as possibilidades que o terreno pode gerar

Antes de mais nada, é preciso saber o tipo de construções que tem na região. Para isso, conheça onde o terreno está localizado, explore a vizinhança e entenda todos os detalhes para que a negociação seja mais completa e gere resultados positivos. É importante ir até a prefeitura municipal e se informar sobre o Plano Diretor e o zoneamento do local.

Quanto mais informações você tiver para repassar aos interessados, mais completo será o serviço prestado. Assim, é possível traçar um perfil de quem pode se interessar pelo terreno e, de quebra, estar mais preparado para argumentar na negociação.

2 – Entenda a situação legal do terreno

As condições contratuais dos terrenos são complicadas, na maioria das vezes. Ele pode estar preso em inventário, ter donos que não se falam, estar em reserva florestal ou ainda não ser escriturado.

vender terrenos documentação

Procure levantar todos esses detalhes antes de iniciar uma negociação. Lembre-se, é melhor se prevenir do que se remediar. Quando você tem certeza que todos os documentos estão em dia, vender terrenos fica mais tranquilo.

3 – Atenção às imagens do anúncio

Você precisa chamar a atenção. Se com imóveis essa máxima já existe, já imaginou com terrenos? Pode utilizar os meios tradicionais, como jornais, folders, placas imobiliárias… mas não se esqueça de investir nas principais tendências do marketing imobiliário.

Anunciar um terreno pode ser bem interessante também, principalmente se você for criativo e ousado. Aqui, fotos simples não funcionam. Mas que tal utilizar a ferramenta do Google Earth e Maps para destacar as imagens aéreas da região? Vale a pena, inclusive, editar as fotos de frente do terreno com as dimensões e ilustrações em 3D para apresentar algumas possibilidades de construção na área.

Imagine uma foto de terreno com vegetação alta e cheio de entulhos. É agradável? Não! Isso afasta os possíveis compradores. Sem contar que isso impede a visualização do terreno. Mantenha tudo limpo e preservado.

4 – Descreva as características de forma diferenciada

Quem considera comprar um terreno dá muito valor as condições de pagamento. Portanto, informe esse detalhe nos anúncios. É importante lembrar que os clientes prestam muita atenção aqui, uma vez que eles ainda devem arcar com os custos de construir no terreno.

vender terrenos características

Não esqueça de citar se existe algum desnível, como é o posicionamento solar e o tipo de solo. Essas informações são importantes para que o potencial cliente saiba onde construir a piscina ou mesmo se o local é muito seco ou alagadiço.

Além disso, verifique se o espaço não tem pragas e animais indesejados. Caso tenha, não omita essa informação. A transparência acompanha todos os corretores de imóveis de sucesso.

5 – Faça comparações

Informar as dimensões pode não ser o suficiente para convencer um possível interessado. Para deixar o anúncio mais rico e completo, faça comparações para que o interessado possa imaginar o tamanho real do terreno.

Por exemplo: em um terreno de 200 metros quadrados, é possível construir um imóvel de 90 metros quadrados, com sala, cozinha, dois dormitórios, garagem e área gourmet.

6 – Para vender terrenos, divulgue bastante

Quando seus anúncios estiverem bem caprichados, é hora de anunciar nos locais certos. Como falamos no começo deste texto, não abra mão do poder do marketing digital. Com elas, você consegue direcionar seus anúncios exatamente para o público com mais chances de fechar negócio com você.

vender terrenos divulgação

Além de portais imobiliários, também faça divulgação nas redes sociais. Para não perder tempo, utilize as ferramentas de integração social e de integração de portais. Assim, os seus anúncios aparecem no Facebook, Twitter, LinkedIn, Portal VivaReal e por aí vai. Mais chances de encontrar o cliente ideal, não?

Boas vendas (de terrenos)!

Posts relacionados