Para trabalhar com eficiência é importante ter as ferramentas adequadas. Muitas pessoas tem todo o conhecimento do trabalho mas falham na execução por contar com ferramentas inadequadas para o serviço. No caso de corretores de imóveis sabemos que o smartphone é essencial, mas quais aplicativos são indispensáveis? Mais especificamente, quais são os aplicativos para corretores de imóveis que serão praticamente obrigatórios em 2019?

No artigo de hoje vamos discutir exatamente este tópico. Isto é especialmente útil se você teve a felicidade de ganhar um smartphone novinho em folha no Natal. Agora é só colocar o kit de aplicativos para o corretor de imóveis que você verá neste artigo.

Redes Sociais: o kit básico

Trabalhar nas redes sociais é, como já destacamos, importante e indispensável para qualquer corretor de imóveis. Logo é igualmente necessário ter os aplicativos sociais no seu smartphone. Isso inclui o Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e vários outros, de acordo com as redes sociais que você utiliza.

Ter estes aplicativos permite que você faça muito mais do que simplesmente checar as redes sociais no computador. Com o Instagram você pode fazer postagens diretamente do imóvel captado. Logo após tirar as fotos, basta selecioná-las e postar! Isso sem contar no modo stories, que é uma ótima maneira de compartilhar imóveis disponíveis entre outros.

Essa divulgação também é possível no Facebook, Twitter e LinkedIn, mas o que torna o Instagram especial é que ele foi sempre pensado na utilização em smartphones. De fato, é impossível (ou extremamente difícil) postar qualquer conteúdo no Instagram através de um computador.

aplicativos para corretores de imóveis social

Mas além da divulgação, tendo o aplicativo no smartphone permite que você seja mais presente. Você responde à comentários com mais velocidade. É possível ver o desempenho de postagens mesmo que você esteja longe de um computador. Além de ser possível ver o que está acontecendo no momento, seja no “trending topics” do Twitter ou através da sua timeline.

Mensagens Instantâneas: Comunicação com praticidade

Dentre os aplicativos para corretores de imóveis não podemos ignorar os que permitem a troca de mensagens. No Brasil, este aplicativo se resume ao WhatsApp. Praticamente todo mundo que possui um smartphone conta com o famoso “zap”. Isto torna o mesmo simples e familiar o suficiente para que todos seus clientes saibam utilizá-lo perfeitamente.

Mas é claro, você pode sim ter outros aplicativos de mensagens instantâneas. Um deles é o Facebook Messenger, muito útil para conversar com alguém que você conhece pelo Facebook. É especialmente útil na captação e expansão da sua rede de contatos. Visto que basta adicionar alguém no Facebook e você já pode comunicar com esta pessoa. Sem a necessidade de ter o número de telefone da mesma.

Skype é uma terceira opção utilizada com frequência por alguns empresários e corretores. Mas que pode ser completamente ignorada por outros sem nenhuma perda de produtividade ou oportunidade.

A verdade é que o Skype acaba sendo útil se várias pessoas da sua rede de contatos utiliza o mesmo. Caso contrário é apenas um aplicativo utilizando um espaço no seu smartphone o que também não é um grande problema quando consideramos a capacidade de smartphones modernos.

aplicativos para corretores de imóveis msg

Mas, de uma forma geral: WhatsApp e Messenger são praticamente essenciais. Skype é a adição que vale a pena, mas pode ser irrelevante para alguns corretores.

Email: Ainda é relevante

O envio e recebimento de emails ainda é algo essencial. Sim, você pode enviar fotos, documentos e mensagens através de aplicativos de mensagens instantâneas. Mas ainda consideramos email a forma mais formal de envio de mensagens.

Assim, sempre considere utilizar emails na hora de enviar documentos importantes como contratos, comunicados e outras mensagens. Mas agora o fator importante para este artigo: qual aplicativo de email utilizar?

Sinceramente, existem vários aplicativos para email que são bons o suficiente. De uma maneira geral, se você possui um smartphone Android, você pode ficar com o Gmail, que já vem incluso, e ser feliz. E não se esqueça que se você possui um email corporativo você pode também configurar o mesmo no Gmail, enviando e recebendo mensagens sem utilizar o browser mobile.

Agora se você utiliza um iphone, então você pode ir de Outlook (que também é uma ótima opção para usuários do Android). Sua interface é simples e ele possui diversas funções interessantes. Além disso você também pode configurar contas corporativas e emails profissionais no mesmo.

Mapas: Não fique perdido

Aplicativos para mapas é algo essencial para corretores de imóveis. E isso é obvio, considerando que o corretor precisa ir em diversos imóveis em endereços diversos. E se nem motoristas de taxi andam por aí sem um bom GPS porque um corretor precisa agir como o herói que conhece todas as ruas?

aplicativos para corretores de imóveis mapa

Dentre as opções de aplicativos existem duas principais atualmente: o Google Maps e o Waze. Ambas opções são válidas e acaba sendo uma questão de preferência. Particularmente eu utilizo o Google Maps, o aplicativo já vem incluso no Android e possui várias funções muito interessantes.

Veja por exemplo o histórico de localização que pode ser um problema para pessoas que são muito cuidadosas com questão de privacidade. Mas é uma função muito útil, principalmente para corretores de imóveis. O aplicativo armazena onde você vai diariamente.

E isto acaba sendo muito útil visto que se você esqueceu o endereço de determinado imóvel, mas lembra o dia e horário que esteve no local. Basta verificar onde você estava no aplicativo e pronto.

Notas: Não se esqueça das coisas importantes

Aplicativos de notas são essenciais. Com ele você pode anotar as coisas que não quer esquecer ao longo do dia. Endereços, listas, enfim, qualquer tipo de coisa que seria colocada em um bloco de anotações pode ir para o smartphone.

O Evernote é um poderoso aplicativo neste sentido e o preferido de vários usuários. O aplicativo tem versões para smartphones (Android e iOS) e também conta com versões para desktop. Isto facilita a mudança das plataformas durante a sua utilização.

Além disso o Evernote conta com dezenas de recursos interessantes, e que podem ser até nunca utilizado se tudo que você quer é colocar um lembrete para postar as fotos de um imóvel. Finalmente, embora o Evernote possua uma versão básica gratuita, a mais completa é paga.

aplicativos para corretores de imóveis nota

Se você quer somente um aplicativo para fazer listas do que você precisa fazer no dia-a-dia. Além de conseguir adicionar um ou outro endereço e algumas fotos nos seus lembretes, tente o Google Keep. É um aplicativo útil, leve e permite a adição de um widget na tela principal do seu smartphone. Possui também uma versão na web, para acesso em outras plataformas. E o melhor, ele é gratuito.

Existem outras opções no mercado, como o OneNote da Microsoft, que vem incluso nas versões mais completas do Office. A verdade é que, sua escolha final dependerá muito das suas necessidades diárias. E, independentemente da sua escolha, sabemos que ter um local para escrever algo é sempre importante.

Galeria de fotos: Mais que uma pasta com suas imagens

Ter uma galeria de smartphone aqui pode parecer bobagem. Afinal de contas isso é só uma espécie de pasta onde visualizamos nossas fotos, certo? Quase isso. Com a evolução dos smartphones e dos recursos foi possível adicionar cada vez mais recursos aos seus aplicativos mais básicos.

Uma galeria de fotos pode ter, por exemplo, modos inteligentes de seleção de imagens. Adição automática de recursos e filtros, modos inteligentes de busca e, uma das coisas mais importantes para um corretor: backup automático.

Sim, isso é algo que é possível com aplicativos externos como o Dropbox. Mas o problema, nestes casos, é o custo. Veja bem, o Google Photos oferece backup ilimitado de imagens que ficam, disponíveis de maneira bem conveniente em um site específico.

aplicativos para corretores de imóveis galeria

Isso possibilita que você tire diversas fotos de um imóvel e não precise se preocupar com a perda das imagens. Considerando que você configurou tudo corretamente e que teve acesso à uma rede wi-fi, visto que o backup só ocorre quando você tem acesso à este tipo de conexão.

Um dos recursos mais interessantes é, no entanto, ter a possibilidade de começar a editar sem ter que conectar o smartphone no computador, via cabo USB. Se você chega no escritório na correria e precisa das fotos com pressa, nada pior que não achar o cabo!

Se quiser testar e tem um Android, provavelmente você já tem o Google Photos. E se você tem um iPhone, você pode baixar o mesmo. Aí basta configurar o backup automático, que deve surgir em forma de notificação, ou pode ser manualmente modificado no aplicativo. E, depois basta ir até o site do Google Photos, fazer o login, e ver suas fotos. Prático, não?

Edição de fotos: retoques rápidos

O caso acima, de edição no computador, é ótimo para as situações em que você vai postar imagens no anúncio do imóvel. Aí você precisa fazer algumas edições em um ambiente mais confortável que é o computador.

Mas tem sempre aquelas fotos de uma captação recente, ou de um imóvel que acabou de receber um Home Staging e que você quer compartilhar imediatamente. Nestes casos, ter um aplicativo de edição de imagens no smartphone pode ser uma mão na roda.

Existem, novamente, dezenas de aplicativos destinados à esta função no mercado. Mas os principais são o Adobe Lightroom e o Pixlr.

O Lightroom é ótimo para aquelas pessoas que já tem bastante familiaridade com outros produtos da Adobe. Não que ele seja difícil de utilizar. Mas já ter uma ideia de como tudo funciona é ótimo. Portanto se você já utiliza a versão de desktop do Lightroom ou do Photoshop, é uma boa ideia dar uma olhada neste app.

aplicativos para corretores de imóveis editor

Vale lembrar que o Lightroom é ótimo para edição da imagem, alterando parâmetros “clássicos”. Como brilho, contraste, nitidez, exposição, balanço de cores, entre outros.

Agora, se você quer fazer aquela edição mais divertida para redes sociais, o Pixlr é a sua melhor opção. Ele permite a adição de filtros, montagens, stickers, e muito mais.

E, por fim, não se esqueça que os aplicativos desta seção são úteis. Mas talvez não obrigatórios. Se você posta imagens no Instagram, por exemplo, ele já conta com um editor interno até bem interessante. Agora se você prefere postar também no Facebook, Status do WhatsApp, ou outro local. Então é melhor contar com pelo menos um destes apps.

Dicas de utilização do Smartphone

Este artigo foi feito com o objetivo de destacar os aplicativos mais importantes para corretores de imóveis. Mas podemos ir um pouco além e falar de uma das melhores maneiras de eliminar ruídos, vibrações e notificações em horários indesejados.

Sabe aquela reunião com o cliente que você não pode ter seu celular tocando, a menos que seja uma emergência familiar? E quando você vai dormir e coloca o celular para vibrar, mas recebe dezenas de mensagens em grupos porque o time da região ganhou (ou perdeu!).

Existe um modo nos smartphones que serve justamente para inibir este tipo de incômodo. O “Não me pertube”. Ele permite que você limite as notificações, podendo, por exemplo optar por não receber nenhuma notificação de mensagens. Mas receber todas as ligações em alto e bom som.

Ou você pode também bloquear ligações de pessoas que não estão nos seus contatos. E, por fim, você pode até mesmo liberar apenas chamadas de números específicos. Sendo todas as outras omitidas.

São recursos ótimos que permitem que você durma sem ouvir o celular vibrando ou tocando a noite inteira devido às notificações do WhatsApp e outros aplicativos que nós mesmos acabamos de sugerir que você utilizasse. Isto sem contar na possibilidade de ligar o modo na hora de reuniões e evitar ser interrompido, a menos que seja realmente importante.

Sistema imobiliário responsivo

Se o smartphone é tão importante para você, seria ótimo se o sistema imobiliário que você utiliza na sua imobiliária também rodasse perfeitamente bem no mesmo. Se adaptando à tela menor e vertical de maneira perfeita.

O ville Imob é uma plataforma imobiliária completa, que conta com CRM, painéis de gestão, e outros recursos essenciais para o corretor moderno. O sistema roda na nuvem e permite o acesso de qualquer dispositivo conectado à internet. E isto, é claro, inclui não só computadores, como também tablets e smartphones.

O site imobiliário incluso na plataforma também possui versão mobile. Assim seu cliente também tem mais facilidade na hora de navegar seu site através do celular. Faça um teste grátis por quinze dias e veja como isso tudo funciona. Boa sorte e bons negócios.

estrategias digitais para venda de imoveis

Posts relacionados