Uma estatística muito interessante que existe está relacionada com a quantidade de pessoas que moram próximas da região costeira. Por exemplo, você sabia que cerca de 10% da população mundial vive no litoral? E mais? Cerca de 40% vive à apenas 100km de alguma praia. Com tanta gente morando nestes locais, é óbvio que a atividade econômica local será muito forte. Logo, é essencial que o corretor saiba como anunciar imóveis no litoral.

E, embora estas estatísticas sejam globais, é sempre bom lembrar que no Brasil este número também é verdadeiro. Na verdade, as características do clima do nosso país fazem com que este número seja ainda maior. Por exemplo, de acordo com dados do IBGE, mais de um quarto dos brasileiros moram em cidades litorâneas. Mas, chega de estatísticas, vamos ver, na prática, algumas dicas para se dar bem com toda esta concentração de pessoas nos litorais.

 Adapte para o tipo de negociação

Quando falamos em anunciar imóveis no litoral deixamos o tema muito amplo. Existem três negócios primários muito interessantes para quem vive no litoral. A venda e a locação comum são duas possibilidades comuns. O terceiro é o aluguel de temporada.

É essencial que o corretor adapte aspectos do anúncio de acordo com o tipo de negócio. O foco principal é a descrição, trecho que deverá ser escrito tendo em mente a persona ou o público-alvo do negócio. Por exemplo, se você quer vender o imóvel, estar perto da praia é um ponto positivo. Mas as pessoas podem valorizar ainda mais o fato do imóvel estar em uma região considerada mais segura e calma. Isso permitirá mais qualidade de vida ao longo dos próximos anos.

Enquanto isso, quem aluga um imóvel por um curto período de tempo, nos populares alugueis de temporada. Em geral estas pessoas não estão muito preocupadas com estar em um local mais calmo. Pelo contrário, quanto mais próximo das festas e da agitação melhor!

Logo, a descrição do imóvel deverá ser adaptada para o tipo de negócio e para o cliente. Valorize aspectos que o imóvel já possui e que um possível comprador também irá valorizar. Isso é essencial para ter sucesso em qualquer tipo de venda de imóveis.

Busque fotos bem quentes

Quem quer morar ou alugar um imóvel no litoral certamente se anima com a ideia do sol, mar e água de coco. Tente capturar este espírito nas suas fotos. Já comentamos em um artigo aqui neste blog que é importante escolher dias de sol para fotos de imóveis. E isso é algo essencial para imóveis no litoral, um dia chuvoso ou muito nublado tornará suas fotos muito mais “cinzentas”.

Existem locais e épocas do ano que isso não é possível. Se for este o seu caso, então não deixe de editar as fotos. Um bom começo é no aumento da saturação e da temperatura da cor. No geral busque aquele toque “âmbar” nas fotos.

Quanto às fotos da fachada e de partes externas, veja se você consegue mudar a aparência do céu ou, se for o caso, do mar. Muitas praias do Brasil não tem a água “perfeitamente azul”. Mas é possível fazer edições para tornar a imagem mais atrativa.

Lembre-se o objetivo das fotos é chamar a atenção das pessoas e conquista-las. E isso só é possível se você consegue os ângulos corretos com cores perfeitas.

Utilize serviços de localização com mapa

Um dos principais atrativos de quem compra um imóvel no litoral é a possibilidade de estar à apenas alguns metros da praia. Portanto, mostre para o seu cliente quão perto ele está da praia. Escrever “15 minutos da praia caminhando” é ótimo. Mas melhor ainda é mostrar o imóvel e a praia em um serviço de mapa integrado ao seu site imobiliário. Somente assim seu cliente verá que é, realmente, perto.

E uma dica: se você não sabe a exata distância entre o imóvel em questão e a praia. E você ainda por cima não tem tempo para verificar no local, então utilize o Google Maps. A ferramenta de rotas do serviço mostra a distância estimada utilizando um carro, a pé, de bicicleta e até mesmo de transporte público (em algumas cidades).

Você também pode perguntar o antigo proprietário. Mas se você se lembrar deste detalhe só no escritório, no momento de escrever a descrição do imóvel, então não faz muito sentido entrar em contato com o mesmo para fazer uma pergunta tão simples.

Destaque aspectos relacionados ao estilo de vida

Você deve conhecer a cidade, afinal de contas, é essencial mostrar que você é um especialista em todos os tipos de vendas. Mas estamos destacando isso por um motivo: você conhece a região e, portanto, sabe o hábito das pessoas que moram na mesma.

Destaque, por exemplo,aspectos relacionados ao estilo de vida das pessoas. Muitos possíveis compradores ficarão felizes de saber que o local é tão tranquilo e agradável que as pessoas aproveitam para fazer caminhadas e corridas no fim de tarde e à noite.

Se o local for mais movimentado, fale um pouco como a região é um ótimo ponto de encontro de jovens, adultos e famílias. Sempre adaptando sua fala de acordo com o perfil esperado do cliente. E lembre-se: a ideia é mostrar como os moradores encaram a vida no local. Entender o ritmo e a cultura local pode ser o detalhe que faltava para que o comprador se apaixone pelo imóvel ao ler a sua descrição.

anunciar imóveis no litoral rio

Divulgue em vários canais

Uma das dicas mais básicas na divulgação de imóveis é anunciar os mesmos em vários canais. Portanto, se você quer visibilidade, divulgue o imóvel nas suas redes sociais, nos portais imobiliários e no seu próprio site imobiliário.

Uma ferramenta como o ville Imob pode ser bem útil nesse momento, o software é completo e permitirá que a divulgação de imóveis em múltiplos canais de maneira simples e rápida. Afinal de contas basta alguns cliques e seu anúncio estará em todos os diversos portais imobiliários e várias redes sociais. Isso é possível graças às nossas ferramentas de integração.

E tem mais: a plataforma possui um site imobiliário completo incluso. Com ele você tem suporte à detalhes como o mapa que citamos neste artigo. Faça um teste grátis da plataforma, são quinze dias para que você avalie como a mesma pode te ajudar no seu dia-a-dia.