Disquetes, CDs, pen drives, HD externo e agora a nuvem. Que evolução, não? Sabendo da importância das imagens nos anúncios imobiliários, os corretores de imóveis devem realizar, regularmente, os backups das fotos de imóveis.

Atualmente, a melhor opção para guardar cópias de arquivos é em discos virtuais ou, simplesmente, na nuvem. Isso porque não é raro as pessoas perderem pen drives e HD externos por aí e, consequentemente, todos os seus arquivos.

Na nuvem, isso não acontece, uma vez que seus documentos, fotos e vídeos ficam salvas online: basta ter um dispositivo conectado à internet para acessá-los. Em suas versões gratuitas, os discos virtuais chegam a armazenas até 2 GB de arquivos.

Em meio a tantas opções para realizar os backups das fotos de imóveis, selecionamos os cinco melhores para vocês. Mas, antes, leia a importância de manter cópias de seus arquivos na nuvem:

Só o HD externo não basta

O backup deve fazer parte da sua rotina. Ficar muito tempo sem fazê-lo pode significar perda de arquivos importante. Nesse sentido, recomenda-se realizar o backup de maneira automatizada.

Um backup automático acaba com possíveis falhas humanas, como excluir um arquivo – sem querer – definitivamente. Isso sem falar nas falhas físicas também, pane no sistema, apagão, etc.

Tenha mais segurança

Backup é sinônimo de segurança. Nos últimos meses, assistimos a vários ataques virtuais a grandes empresas. Imagine o tamanho do prejuízo ao perder todos os arquivos por conta de uma invasão de criminosos digitais!

Por isso, não espere perder tudo para, só então, começar a se preocupar em salvar cópias de suas imagens. Ao realizar os backups das fotos de imóveis, você ameniza o prejuízo de uma falha acidental ou mesmo de uma invasão no seu computador.

Plataforma ERP ville Imob

Organização é tudo

Além de seguro, o backup auxilia na gestão das fotos. Se você é daqueles que salva arquivos em diversos computadores diferentes e, assim, se perde quando precisa de uma imagem específica, centralizar tudo na nuvem é a melhor saída.

Com isso, você poderá acessar o que precisa de qualquer lugar e quando quiser, seja a partir de um tablet, computador, notebook, celular… basta ter acesso à internet!

Agora que você já sabe as razões para fazer os backups das fotos de imóveis, vamos conhecer alguns serviços de armazenamento online. A seguir, falaremos de opções freemium, gratuitos até um limite de espaço:

Dropbox

Inicialmente, o plano gratuito oferece apenas 2 GB de espaço, mas você pode ampliar essa capacidade para 16 GB apenas enviando convites aos amigos.

backups das fotos de imóveis

Para facilitar o trabalho dentro da sua imobiliária, você pode criar pastas colaborativas, ou seja, que todos tenham acesso a elas. Inclusive, é possível definir quais pessoas podem acessar ou não determinadas pastas.

Google Drive

Ele já vem instalado em praticamente todos os Androids e Chromebooks. Se você já usa outros serviços Google, como o Gmail, vai perceber ainda mais sua praticidade, pois há integração com o Google Apps. Seu espaço de armazenagem gratuito é considerável: 15 GB. Isso sem falar que o serviço sincroniza suas fotos automaticamente.

backups das fotos de imóveis

Box

É uma opção bem equilibrada entre segurança e espaço. Também é possível fazer a incorporação de arquivos em sites. Uma desvantagem está na sua incompatibilidade com o sistema Linux.

backups das fotos de imóveis

Quem também não domina o inglês terá um pouco de dificuldade, uma vez que os menus não estão em português. Aqui, você pode guardar fotos de até 250 MB, cada uma. Contudo, o espaço máximo do programa é de 10 GB.

iCloud

Exclusivo para os usuários dos dispositivos da Apple, pode ser usado também no computador via iCloud.com. Quem possui uma conta do iOS ou Mac OS X tem 5 GB de espaço garantido.

backups das fotos de imóveis

OneDrive

É considerado um dos mais completos e compensadores para uma solução de armazenamento online gratuito. Você terá 5 GB de espaço gratuito e poderá sincronizar suas fotos automaticamente, além de compartilhar e editar tudo dentro do Microsoft Office.

backups das fotos de imóveis

Backups das fotos de imóveis nunca é demais

Quando falamos de backup, costumamos dizer que quanto mais redundância, melhor. Pensando assim, a plataforma ville Imob adota rotinas de backups para todos os clientes que armazenam arquivos na nossa ferramenta.

Mesmo assim, caso você prefira ter o próprio backup, as dicas desse artigo fazem sentido.

 

Posts relacionados