Criar um relacionamento sólido e duradouro com clientes é ponto decisivo para ter sucesso na negociação de imóveis, mas é apenas parte do trabalho do corretor. Ele precisa construir uma grande rede de contatos com outros profissionais da área para ficar por dentro de todas as oportunidades. Aqui, estamos falando do networking no mercado imobiliário.

Dedicar um tempo para conhecer pessoas e desenvolver técnicas de comunicação são algumas das ações de um networking bem feito. Com o passar do tempo, você começa a virar uma referência dentro do mercado. Pode, inclusive, ser convidado por construtoras e incorporadoras para trabalhar no lançamento de empreendimentos.

Em resumo, fazer um ótimo networking no mercado imobiliário pode colocá-lo à frente da concorrência. Você sabe de oportunidades em primeira mão, além de transmitir uma imagem de profissional bem sucedido aos clientes.

Mas é importante ressaltar que o networking no mercado imobiliário exige muita dedicação e planejamento. Acompanhe as dicas abaixo:

Conheça você mesmo

Antes de mais nada, o corretor precisa investir na sua comunicação e marketing pessoal. Aqui, tudo deve ser analisado: a forma como se veste, a maneira que interage com os outros e os lugares que frequenta.

Vale a pena até responder às seguintes perguntas: “quem eu sou?”, “como quero ser visto?”, “qual é a missão do meu trabalho?”, “qual a minha relevância para o mercado?”.

Depois, veja se você transmite tudo que é necessário para se relacionar com as pessoas da forma que um bom networking exige. Em linhas gerais, você deve passar confiança, credibilidade. Lembre-se: as pessoas gostam de se relacionar com quem se identificam.

Organize sua agenda

Sabemos que a vida do corretor é repleta de atividades. Ele precisa captar novos imóveis para a sua carteira, estar sempre disponível para atender os clientes, realizar uma visita imobiliária eficiente e por aí vai. Mesmo com tantas tarefas, é necessário arrumar um tempinho para dedicar ao networking no mercado imobiliário.

Para dar conta de tudo, recomenda-se utilizar aplicativos que organizam a rotina do corretor de imóveis. Com uma agenda bem organizada e flexível, você consegue cumprir suas tarefas e, de quebra, estreitar o relacionamento com seus contatos.

Saia do escritório e vá às ruas

Muitos acreditam que o networking no mercado imobiliário se resume a frequentar feiras de lançamento e eventos da categoria. Isso é uma meia verdade. O ideal é pensar fora da caixinha e estar onde a concorrência nem imagina.

Nesse sentido, esteja nos lugares improváveis também. Por mais que sejam atípicos, eles podem dar ótimos resultados lá na frente. Frequentar, por exemplo, feiras de decoração, instituições e sindicatos do mercado faz com que você conheça profissionais que estão indiretamente ligados ao seu setor. Já pensou um arquiteto indicar seu trabalho aos clientes dele?

Networking no mercado imobiliário

Vale até puxar assunto em viagens, clubes e outros lugares que frequenta. Pense que em qualquer lugar é possível encontrar pessoas interessadas em compra, venda ou aluguel de imóveis. Atenção: tenha sempre em mãos seu cartão de visitas de corretor de imóveis.

O ideal é que ele tenha seus contatos, inclusive o endereço do seu site imobiliário. Assim, fica mais fácil de dar continuidade a essa conversa.

Técnicas para fazer o networking no mercado imobiliário

Um relacionamento no mercado imobiliário envolve confiança. No início, pode ser muito complicado. Portanto, procure mostrar-se disponível para ajudar as pessoas sem esperar nada em troca.

Aos poucos, você pode enviar uma mensagem e até convidar a pessoa para tomar um café. É importante ter em mente que não se constrói uma rede de contatos do dia para a noite. Trata-se de um trabalho contínuo.

Redes sociais ajudam o networking no mercado imobiliário

Participar de eventos e ir às ruas são, sem dúvida, a melhor maneira de fazer networking. No entanto, as redes sociais também ajudam, principalmente para atualizar sobre as tendências do setor.

marcar presença nas redes sociais ajuda o corretor

Aliás, esse é justamente o principal objetivo do LinkedIn no mercado imobiliário. Para tanto, é preciso manter seu perfil atualizado e participar de grupos de discussão. As pessoas da sua rede se interessam pelo mercado e estarão ansiosas pela sua contribuição nas postagens.

Dê sequência ao networking no mercado imobiliário

Já conseguiu construir uma grande rede de contatos? Isso é muito bom, mas não quer dizer muita coisa se você não der sequência ao trabalho. Procure atualizar as informações de todas as pessoas cadastradas em seu CRM Imobiliário.

Assim, fica mais fácil de visualizar oportunidades. Mesmo que alguns de seus contatos não demonstrem interesse em iniciar uma negociação, não deixe de manter contato. Enviar mensagens de parabéns, por exemplo, mostra que você se preocupa com eles.

Muito sucesso nos negócios!

Posts relacionados