É extremamente importante que você possua fotos de alta qualidade na hora de divulgar um imóvel. Afinal de contas, essa vai ser a primeira vez que o cliente tem um contato visual com o imóvel. E é importante que ele goste do que está vendo. Saber um pouco de edição de fotos imobiliárias é uma habilidade que pode ser muito útil em diversas situações. Veja neste artigo a importância desta técnica.

Porque realizar a edição de fotos imobiliárias?

Já dissemos em artigos anteriores que o ideal, no momento de tirar suas fotos imobiliárias é ter um ambiente bem iluminado. Além disso, um dia ensolarado com o céu bem azul pode tornar as fotos externas incríveis sem qualquer edição. Mas nem sempre será possível esperar um dia perfeito.

No entanto, por melhor que seja sua técnica de fotografia e seus equipamentos, suas fotos dificilmente serão muito atrativas se as condições não forem favoráveis. No entanto a edição dessas fotos pode ajudar a tornar o jardim mais verde, o céu mais azul, as cores mais quentes (saturação), entre outros detalhes.

Agora, perceba que não estamos mudando o imóvel. Não estamos falando para mentir para o cliente, de forma alguma. A edição irá simplesmente tornar o produto mais atrativo o que pode aumentar as chances do cliente entrar em contato. Assim você o levará para uma visita ao imóvel além de conseguir os dados dele, conseguindo um ótimo lead.

O que devo fazer durante as edições das fotos imobiliárias

Tentar manter o mais próximo do original é uma boa opção. Além de reduzir custos com a edição também manterá a fotografia mais próxima da realidade. Mas existem alguns processos que quase toda fotografia imobiliária deve ser submetida. Por essa razão é essencial que você saiba realizá-los.

-Redimensionamento e compressão

É essencial que você redimensione as fotos dos imóveis. Essa técnica visa reduzir a resolução das fotos imobiliárias para valores adequados para os diversos sites e portais imobiliários.

O redimensionamento tem como principal objetivo reduzir o tamanho das fotos. Uma imagem de uma câmera de um smartphone pode ter, facilmente, mais de 5MB. Imagens captadas com câmeras profissionais tem tamanhos ainda maiores. A utilização de fotos, com a resolução original pode tornar o tempo de carregamento muito grande, o que não é interessante para o cliente.

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Existem sites e softwares que fazem este serviço de maneira automática, você envia o arquivo e eles retornam a versão reduzida. Sempre que possível, mantenha a versão original já que ela pode ser útil em edições futuras.

-Ajuste de cor

Muitas fotos podem sair com cores muito distantes da realidade, isso ocorre devido às configurações da câmera digital ou do smartphone. Um software de edição simples permite que você altere, por exemplo, a temperatura da cor, a saturação e o brilho. Tudo isso pode permitir que você melhore a foto de maneira significativa.

-Ajuste do contraste

Um ajuste no contraste pode permitir que linhas e divisões fiquem mais claras. Isso é útil caso você perceba que sua foto não consegue mostrar direito os diferentes elementos em determinado cômodo.

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O que posso fazer durante a edição das fotos imobiliárias

Os itens acima são obrigatórios na grande maioria das situações. Mas vamos agora ver algumas técnicas que podem valorizar ainda mais as fotos dos seus imóveis. Um detalhe a ser reforçado é que estas edições podem exigir softwares mais completos. Além disso pode ser necessário mais treino até que você consiga aplicar o efeito desejado.

-Remoção de postes e fios elétricos

Suponha que seu imóvel tenha uma linda fachada mas, infelizmente existe um poste ou uma placa que bloqueia a mesma no momento de fotografá-la. Bom, remover este poste (digitalmente) pode ser uma ótima opção para valorizar a fotografia e o imóvel. É uma técnica de edição complexa mas o resultado pode valer a pena, dependendo do imóvel.

-Tornar o céu mais azulado

Como dissemos, é impossível controlar o clima e as cores do céu. E, se você marcou um dia e horário para fotografar o imóvel de um cliente, pode ser inviável cancelar a sessão de fotos porque o clima não é o ideal. Nesses casos uma boa edição pode ser exatamente o que você precisa para melhorar as fotos.

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-Realçar cor das paredes, grama, etc

Este tópico pode ser um pouco polêmico. Isso porque, ao realçar as cores de uma parede que se encontra desbotada, por exemplo, você estaria mostrando um produto levemente distante da realidade.

No entanto, é sempre importante utilizar o bom senso. Se você considera que um imóvel não será muito visto devido às cores “sem vida” da grama e das paredes, um retoque pode ser uma ótima opção. Lembre-se, seu cliente dificilmente comprará um imóvel sem visitá-lo e ver como o mesmo realmente é, logo ele não comprará um produto com base apenas nas fotografias.

-Adicionar elementos sugestivos

Essa é uma das técnicas mais complexas e consiste na adição de elementos que valorizem o ambiente. Por exemplo, em um jardim você pode colocar grama, árvores, mesas de jardim, entre outros elementos que o tornem mais atrativo.

Uma sala pode ser decorada com quadros, mesas e móveis. Tudo isso pode ser feito presencialmente, através do home staging. No entanto, aqui estamos considerando que você estaria adicionando estes elementos digitalmente, durante a edição das fotos imobiliárias.

É importante deixar claro para o cliente que a foto é uma mera sugestão de como o espaço pode ser utilizado. O que não invalida a proposta da foto, uma vez que as pessoas têm, em geral, uma dificuldade de visualizar como utilizar espaços.

Essas últimas técnicas de edição são todas complexas e opcionais. Aprendê-las pode ser útil uma vez que você trabalhará com fotografias imobiliárias frequentemente. Uma dica é: aprenda as edições mais básicas que citamos e contrate um editor profissional freelancer quando houver alguma edição mais complexa.

 

 

Como divulgar as fotos em redes sociais e portais imobiliários rapidamente

Uma vez que a edição das fotos imobiliárias está completa você precisa simplesmente divulgá-las nas redes sociais, portais imobiliários e no seu site imobiliário. Esta tarefa pode ser bem longa se você tiver que fazer o upload em cada um destes sites de maneira individual.

O ideal, portanto, é utilizar um software imobiliário que permita que você faça isso de maneira mais rápida. O ville Imob, por exemplo, possui uma ferramenta de integração de portais que permite que você realize postagens em múltiplos portais imobiliários com poucos cliques.

Basta cadastrar o imóvel no seu CRM Imobiliário com as características e as fotos do mesmo. Em seguida, no momento de realizar as postagens, você precisa de, simplesmente, selecionar os portais em que você deseja divulgar o imóvel.

Existe também uma ferramenta de integração social que permite que o mesmo seja realizado com redes sociais. Isso sem contar a divulgação simplificada no seu próprio site imobiliário, que está incluso na plataforma. Faça já um teste grátis desta plataforma e veja como tudo funciona na prática.

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