Quando pensamos em um sistema para corretor de imóveis é preciso avaliar se o sistema realmente permite um aumento de eficiência. A verdade é que o objetivo principal de um sistema imobiliário é facilitar a realização de determinadas atividades diárias que um corretor precisa executar. No artigo de hoje veremos algumas dessas tarefas que podem ser facilitadas por um sistema para corretor de imóveis.

1. Gerador de contratos e documentos

Um corretor de imóveis trabalha com vários contratos diariamente. Se você encontra um novo inquilino, ele precisa assinar um contrato de locação. Vários corretores também trabalham com documentos que o proprietário de um imóvel precisa assinar, autorizando que você venda o imóvel dele. Existem também os contratos de exclusividade, declarações de visita aos imóveis, entre outros.

Para quem não conta com um sistema otimizado para emissão desses documentos, é necessário editar o arquivo manualmente no computador. Parece algo simples, mas isso requer que o corretor digite todos os dados do cliente no documento. O problema é que: na maioria dos casos o corretor já inseriu estes dados em algum sistema ou em alguma planilha. O que tornaria mais prático o aproveitamento destes dados por parte do sistema.

Em um mundo perfeito, o corretor faz o cadastro de um cliente uma única vez no seu CRM Imobiliário. Neste momento ele irá inserir todos os dados que são necessários para o andamento da negociação. Logo, ele colocará nome completo, profissão, documentos, endereço atual, entre outros dados.

Quando ele precisar de emitir qualquer tipo de documento relacionado ao cliente. Basta utilizar um modelo pronto e indicar o cliente que o software irá, automaticamente, preencher os dados. E é exatamente isso que um bom sistema para corretor de imóveis deve oferecer.

2. Facilidade na divulgação de imóveis

Uma das tarefas mais recorrentes de um corretor de imóveis é a divulgação de imóveis. Não adianta de nada ter diversos imóveis para serem vendidos e não anunciar os mesmos. Além disso, foi-se o tempo em que a divulgação em jornais e classificados é a maneira mais eficiente de garantir que as pessoas encontrassem seus imóveis. Atualmente o ideal é utilizar a internet para este propósito.

Dentre as formas de divulgação online podemos citar:

Um sistema para corretor de imóveis deve, obrigatoriamente, facilitar o processo de divulgação nestes três meios. Caso isso não aconteça, o corretor terá que fazer o upload das mesmas fotos e da mesma descrição diversas vezes. Uma vez para cada rede social ou portal imobiliário diferente.

sistema para corretor de imóveis jornal

Com a utilização de um bom sistema imobiliário, o corretor simplesmente deveria fazer o cadastro de cada imóvel uma única vez. O sistema pode, então, exportar estas informações para cada portal imobiliário. A divulgação em redes sociais é similar, mas, em geral, são divulgadas apenas a descrição e as fotos do imóvel.

3. CRM Imobiliário

É essencial que o sistema para corretor de imóveis possua um CRM. A função deste CRM é facilitar na gestão do relacionamento com o cliente. Logo, é neste sistema que as informações do cliente serão inseridas. Mas o CRM precisa ser inteligente, ou seja, ele não pode ser apenas um banco de dados.

Um CRM Imobiliário que realmente torna o dia a dia de um corretor mais produtivo realiza funções que um simples banco de dados ou uma planilha não consegue realizar. Por exemplo, um CRM pode comparar o perfil de um cliente com as características dos imóveis do seu portfólio.

Com base no cruzamento dessas informações um sistema inteligente é capaz de sugerir os melhores imóveis para cada cliente. Essa função pode ser ignorada por muitas pessoas. Mas o valor dela é intangível quando o corretor possui dezenas ou centenas de imóveis disponíveis. Uma situação relativamente comum em grandes imobiliárias.

Naturalmente, um sistema tão essencial em imobiliárias atualmente precisa dispor de mais recursos. E um dos que podemos destacar é a facilidade na gestão de follow-up. Se você não está familiar com o termo, follow-up são reuniões de acompanhamento. Em outras palavras, é uma reunião para manter o contato com o cliente e avaliar o interesse dele em continuar a negociação.

Essas reuniões devem ocorrer entre 30 e 60 dias após a primeira reunião, na maioria dos casos. Mas cada imobiliária pode escolher o prazo mais adequado, de acordo com experiências passadas. O importante para o CRM é garantir que o corretor saiba se ele precisa realizar algum follow-up nos próximos dias.

4. Acesso pelo Smartphone

Corretores de imóvel não possuem um computador disponível o dia inteiro. Isso não quer dizer que eles não possuem um equipamento deste tipo no escritório. Na verdade, isso significa que eles não passam o dia inteiro dentro do escritório. A profissão de um corretor requer que ele realize visitas e acompanhe clientes ao longo do dia.

sistema para corretor de imóveis smartphone

Isso impede que ele tenha acesso ao seu computador durante boa parte do dia. Ou seja, suponha que após uma visita um cliente informe ao corretor que ele quer avaliar outras opções. Ter que levar este cliente até o escritório apenas para verificar quais outros imóveis estão disponíveis é uma possibilidade. Mas esta não precisa ser a única opção, você pode também mostrar os imóveis através do smartphone.

Ou ainda, suponha que o corretor leve um cliente para uma visita à um imóvel. Ao chegar no local ele percebe que o proprietário não está em casa no momento. O ideal é realizar uma ligação para o proprietário e verificar se eles devem esperar ou remarcar a visita.

No entanto, se o corretor não armazenou o número no seu smartphone, ele pode simplesmente acessar o seu CRM Imobiliário pelo smartphone e conseguir esta informação. Considerando que o sistema suporta o acesso por dispositivos móveis. Um sistema para corretor de imóveis precisa levar em conta essa realidade.

Se você ainda não possui um sistema para corretor de imóveis completo como este que descrevemos neste artigo, dê uma olhada no ville Imob. Ele possui todos os recursos citados e muito mais. Recomendemos fortemente que você faça um teste grátis da nossa plataforma e veja tudo isto em ação.