Frequentemente citamos nos artigos aqui do blog que diversas plataformas imobiliárias oferecem um CRM Imobiliário que possui diversas funções úteis para um corretor de imóveis. Mas, para deixar bem claro o que é um CRM Imobiliário e qual a sua função resolvemos criar este artigo. Portanto, se você tem dúvidas sobre esta ferramenta ou se quer descobrir uma maneira de melhorar seu relacionamento com o cliente, basta seguir lendo.

O que é CRM?

CRM é uma sigla que, em inglês, significa “Customer Relationship Management”. Em tradução livre podemos dizer que é uma ferramenta que ajuda na administração do relacionamento com o cliente. Mas como assim?

Primeiramente, um CRM não é utilizado apenas nas imobiliárias. Esta ferramenta é útil em qualquer negócio e a única necessidade é que este negócio possua clientes, logo vários estabelecimentos podem utilizar este tipo de ferramenta. A função desta ferramenta é auxiliar no relacionamento entre a empresa e o cliente.

Histórico do CRM

Pense em comércios, muitas pessoas utilizavam cardenetas no passado, onde todas as informações sobre um cliente eram mantidas. Assim, datas de aniversário, produtos comprados, valor total gasto em um mês (em mercearias por exemplo), frequência e distribuição das vendas, entre outras informações.

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Naturalmente, essas informações embora fosse úteis não eram tão fáceis de serem interpretadas. Afinal de contas, exigiam que o comerciante mantivesse esta cardeneta atualizada e, francamente, ter que localizar os dados de um cliente em uma quantidade gigantesca de folhas não era uma das atividades mais agradáveis ou eficiente.

Mas, ainda assim, vários comerciantes conseguiam aumentar seu volume de vendas com base nestas informações. Nos casos em que um aumento expressivo de vendas não era percebido, a fidelização dos clientes era certamente observada, uma vez que o comerciante já sabia o que o cliente gostava, quando ele receberia o pagamento, e muito mais.

CRM moderno

Com o advento dos computadores, notou-se que essas informações poderiam ser mais bem organizadas e melhor analisadas. Aparentemente o comércio era o único setor que seria beneficiado com essas informações. Mas, atualmente sabemos que todos os setores precisam de informações comportamentais dos seus clientes.

Claro, o comerciante pode, por exemplo, encontrar todos os dados do seu cliente mais rapidamente. Ele consegue saber quando foram as últimas vendas efetuadas para aquele cliente, o que foi comprado, como o pagamento foi executado, entre outras informações.

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Tudo isto pode ser utilizado para que o vendedor que o atender saiba o que oferecer ao mesmo, com base nas preferências pessoais e poder aquisitivo (aproximado e baseado no valor médio das últimas compras).

CRM Imobiliário

Mas e o corretor de imóveis? Como ele pode ser beneficiado por essa ferramenta? Para corretores de imóveis, um CRM permite que ele registre os diversos dados de um cliente e possa prestar um serviço de maior qualidade ao mesmo.

Basicamente, você consegue registrar no seu CRM Imobiliário todas as informações referentes à um cliente. Idade, membros familiares, hobbies, dados financeiros, datas de aniversário, e outros dados pessoais. Além disso, você também consegue armazenar informações referentes aos últimos atendimentos, imóveis que seu cliente mostrou interesse, imóveis que ele não gostou (e o motivo), e por aí vai.

Você pode então utilizar essas informações para indicar o melhor imóvel ao seu cliente. Suponha, por exemplo, que você possua um cliente que goste muito de plantas e de jardinagem. Não é muito interessante, por exemplo, oferecer a ele um apartamento com poucos metros quadrados e sem espaço para colocar as plantas e flores que seu cliente cultiva.

Ao verificar esse tipo de informação no seu CRM, você pode inclusive alterar o seu discurso ao mostrar determinado imóvel. Você poderia, por exemplo, no caso do imóvel anterior, destacar o quintal que é amplo, a incidência solar, entre outros fatores que um jardineiro acharia interessante.

Claro, você pode estar pensando que uma planilha de excel, ou até mesmo um caderno é suficiente para armazenar estas informações e utilizá-las. É verdade, tudo que vimos até aqui permite a utilização de meios mais simples, no entanto, um CRM Imobiliário é mais intuitivo, eficiente e pode oferecer ferramentas mais sofisticadas, que veremos a seguir.

Recursos oferecidos por CRM Imobiliários

Cruzamento de informações e sugestão de imóveis

Ao informar ao sistema as diversas informações do cliente, como citamos anteriormente, você pode utilizá-las para sugerir o imóvel perfeito para o cliente. Mas um sistema que tem a capacidade de cruzar as informações inseridas e utilizá-las para sugerir, de maneira proativa, o imóvel perfeito mostra como um CRM Imobiliário pode de fato ser mais útil que planilhas e cadernos.

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Facilidade ao verificar a necessidade de Follow up

Follow up é uma necessidade no mercado imobiliário, isso é um fato e como um CRM Imobiliário permite a inserção de dados referentes às últimas reuniões, fica fácil verificar quais clientes precisam de um Follow up. Para fazer isso, basta ordenar os clientes de acordo com a data e entrar em contato de acordo com seu cronograma de Follow up.

Integrações com outras ferramentas imobiliárias

Você certamente precisa de um website, precisa de divulgar imóveis em redes sociais e portais imobiliários, precisa de realizar cadastro de imóveis e dos seus clientes no sistema. Enfim, existem atividades que não tem como evitar, elas são necessárias para que a imobiliária funcione adequadamente.

Plataformas com soluções integradas permitem que você, ao cadastrar um imóvel, possa divulga-lo nas redes sociais com poucos cliques. Ao informar os dados de um cliente, você consegue ver imóveis que se adequam ao mesmo. É muito mais fácil fazer anúncios para seu próprio website ou para portais imobiliários, tudo é feito com poucos cliques o que significa um grande aumento de eficiência.

E tudo isto é possível graças às plataformas integradoras. O ville Imob, por exemplo, tem soluções como CRM Imobiliário, site imobiliário, ferramentas de integração com redes sociais e com portais imobiliários. Todas estas ferramentas são desenvolvidas pensando no aumento de eficiência dos seus processos diários, para que você possa vender cada vez mais e ter resultados cada vez mais positivos.

Caso você não saiba utilizar um CRM Imobiliário, nós oferecemos um treinamento gratuito do nosso CRM Imobiliário, assim você não deixará de utilizar nenhum dos recursos.

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