Um dos conceitos mais interessantes que estão surgindo com muita força atualmente é a ideia de integração. Trabalhar de maneira integrada consiste juntar várias atividades e informações em um único lugar. O objetivo é aumentar a eficiência do gestor ao centralizar e integrar tudo que ele precisa utilizar. Por este motivo existem software que auxiliam o dono de uma imobiliária a trabalhar com a gestão imobiliária integrada.

O conceito de integração

A ideia de trabalhar com tudo em um só lugar é ótimo para as pessoas que, por sua vez, não precisam de diversos produtos para cada coisa que elas necessitam. Pense no seu celular, dez anos atrás é bem provável que ele não fazia nada além de chamadas, enviar emails e captura de fotos era possível, mas não se compara com a maneira que smartphones modernos lidam com isso.

No âmbito da gestão, trabalhar com softwares que integram vários recursos é ótimo para aumentar a eficiência do responsável pela administração. Afinal de contas, se todas as informações estão disponíveis em um único lugar você evita:

  • Ter que aprender diversos softwares diferentes;
  • Ter que se atentar à novas versões (e possíveis instabilidades) para cada um dos softwares;
  • Trabalhar com vários softwares abertos ao mesmo tempo, o que gera confusão e pode trazer lentidões para o equipamento, se o mesmo for um pouco defasado.

gestão integrada integração

Logo fica claro que a integração dos processos, sobre tudo de gestão permitem que a vida do gestor seja mais simples. Agora vamos ver mais sobre a gestão imobiliária integrada.

Integração da gestão em uma imobiliária

Certo, uma vez que entendemos a importância e as vantagens da integração, precisamos entender como aplicar este conceito em uma imobiliária. A ideia inicial é tentar juntar o máximo de informações em um único software. E é exatamente isso que software imobiliários buscam fazer, cada um de seu jeito.

Agora fica a pergunta, quais são as características de um bom software de gestão imobiliária integrada? O que ele deve integrar? O que ele precisa possuir para ser completo e confiável?

Robusto e seguro

Pense da seguinte maneira, um software de gestão imobiliária integrada será o responsável por armazenar todos os dados da sua imobiliária. Isso inclui informações referentes aos seus clientes, aos imóveis sendo negociados, aos seus fornecedores, entre outros. Um software deste tipo precisa ser robusto, assim você tem a confiança que os dados não serão perdidos.

gestão integrada segurança

comentamos anteriormente, mas o software certamente ganha alguns pontos a mais se ele opera na nuvem. Assim você garante que panes e eventos locais não interfiram nos dados. Além disso, sempre existe a possibilidade de fazer um backup local. Garantindo uma maior redundância nas informações da sua imobiliária.

Por fim é essencial que o software também seja seguro. Devem existir mecanismos que impeçam o acesso de pessoas que não estejam autorizadas. Trabalhar com níveis de acesso é muito o ideal para imobiliárias, onde cada usuário terá acesso somente às informações que ele necessita para executar suas funções.

O que o software deve integrar?

Agora que já discutimos uma das características mais essencial de um software que possui tantas informações, precisamos definir o que este software precisa integrar. E, em um software de gestão imobiliária integrada, podemos dizer que ele deve integrar tudo. Ou melhor, o máximo possível de informações, desde que as mesmas sejam integradas de maneira inteligente e intuitiva.

Não adianta ter um software completo mas que não tem uma interface de usuário simples ou intuitiva o suficiente. Logo, ao integrar vários recursos em um único lugar, o maior desafio dos programadores será como tornar a utilização do software simples o suficiente. Mas, pensando nos corretores e donos de imobiliária, os seguintes recursos podem facilmente ser integrados em um único lugar.

Contas a pagar e receber

É uma das funções do dono de uma imobiliária ou do gestor o acompanhamento das finanças da imobiliária. Logo, saber quando contas serão recebidas e as datas de vencimento dos compromissos assumidos é essencial. Tudo isso ajudará a manter a saúde financeira da imobiliária e ter tudo isto em um único lugar é algo fácil de se apreciar.

gestão integrada conta

Cadastro de fornecedores

Saber quando você precisa pagar cada um dos fornecedores é interessante. Mas ter um cadastro único para os mesmos tornar o software ainda mais completo. Veja bem, ao realizar o cadastro você consegue identificar o que cada fornecedor oferece, dados de contato, e outras informações que julgar relevante.

Assim, no futuro, ao identificar a necessidade de algum suprimento você pode entrar em contato com os fornecedores que já trabalharam com você no passado facilmente.

Cadastro de documentos imobiliários

O armazenamento de documentos de cada imóvel é algo crítico. Ao mesmo tempo, se o corretor não utiliza um software adequado para o cadastro ele depende da sua memória para lembrar onde cada documento está no seu computador. Além de depender da sua própria organização e atenção para não identificar documentos de maneira inadequada.

gestão integrada documento

Se seu software de gestão imobiliária integrada é capaz de realizar o cadastro de documentos, então o risco de perda é reduzido drasticamente.

Exportar dados e documentos

Existem algumas coisas que nós aprendemos como fazer em um software e nunca mais queremos mudar. Vários corretores trabalharam por anos com planilhas, e sabem realizar determinadas tarefas em segundos no Excel. Não é necessário impedir que eles continuem fazendo essas atividades em outro software. Por esse motivo é essencial que um software de integração tenha um bom sistema de exportação de dados.

Além disso, exportar dados em PDF é sempre interessante pois facilita o compartilhamento de informações. Ou seja, ter opções sólidas e bem construídas de exportação é essencial para o gestor moderno.

Existem várias outras ferramentas que devem estar em um software de gestão imobiliária integrada. Você consegue ver alguns dos recursos que o ville Imob integra aqui. Mas o que torna softwares de integração realmente únicos não são os recursos individuais que eles integram e sim o conjunto de recursos e as possibilidades adicionais.

É graças à integração que você consegue ver as estatísticas de acesso do seu site imobiliário diretamente do seu painel de admin do ville Imob. A integração também permite que você gere contratos de imóveis cadastrados por outros usuários. Enfim, os recursos adicionais que são realmente a “cereja do bolo” quando falamos em integração.

Se quiser testar todos os recursos citados neste artigo na prática, dá uma olhada no teste grátis do ville Imob. Boa sorte e bons negócios!