Se há uma coisa que um bom corretor de imóveis precisa saber, é a importância do follow up para melhorar as vendas. Essa prática é bastante comum para quem trabalha com vendas e a sua função principal é manter um contato frequente com o cliente.

Dessa forma, você pode acompanhá-lo e prestar a assistência necessária no momento certo, durante todo o processo de negociação.

Mas o follow up não pode ser feito de qualquer forma. Para que ele gere bons resultados, é preciso ter organização e atenção a todos os canais de atendimento da imobiliária. Por isso, vale a pena seguir algumas regras essenciais que vão te ajudar a fazer um acompanhamento bom e com a frequência exata.

Então nesse momento você deve estar se perguntando: mas então o que tenho que fazer para melhorar minhas vendas de imóveis ? Bom, detalhamos abaixo algumas coisas:

Mantenha um histórico dos clientes

Para começar, você precisa ter registrado todos os contatos, encontros e informações passadas para o possível comprador. Além desse histórico, o corretor também deve ter sempre à mão informações características de seu cliente: preferência de bairro, se quer alugar ou comprar, se prefere casa ou apartamento, enfim.

Tudo isso você poderá fazer utilizando um CRM direcionado para o segmento Imobiliário, como é o caso do CRM Imobiliário. E enquanto você souber o que já fez e conversou com seu cliente, você também fica sabendo quando o próximo contato deve acontecer.

Plataforma ERP ville Imob

Organize melhor seus contatos

É difícil saber sempre quantos follow ups precisam ser feitos. Tudo vai variar de acordo com o número de clientes. E se eles forem muitos, você vai se atrapalhar.

Nesse momento, ser organizado é o mais importante, assim como ter um CRM para te ajudar com a rotina intensa do mercado imobiliário, esse sistema é a sua melhor forma de manter um histórico atualizado.

Faça follow up por e-mail e WhatsApp também

Nem todos os clientes podem estar disponíveis para conversar por telefone, quando você ligar. Por isso, o e-mail precisa ser mantido como uma opção válida para se fazer um follow up. Variar, além de ser bom, pode evitar inconvenientes.

E não precisa ser apenas por e-mail. Muitas vezes a melhor saída pode estar no uso do Whatsapp, ele oferece rapidez e possibilidade de visualização grande de sua mensagem. Compartilhar os imóveis no WhatsApp é uma grande sacada.

 

Responda seu cliente interessado com rapidez

E por falar em rapidez, esta também deve ser a palavra de ordem, se o cliente entrar em contato primeiro. Caso você precise consultar a informação, antes de dar um retorno, não deixe de avisar que a solicitação feita será atendida em breve.

Nunca deixe o cliente sem resposta ou deixe para responder um e-mail mais tarde. Perder vendas em épocas difíceis não é aceitável.

 

A ansiedade pode atrapalhar nas suas negociações

Por mais necessário que seja o follow up, ele não pode deixar a entender que você está ansioso para vender e nada mais. O corretor precisa estar atento ao volume de contatos para não parecer chato.

Pode acontecer do cliente demonstrar desinteresse definitivo ou, simplesmente, pedir que você pare de contatá-lo. Então, nessa hora, você terá de parar. Invista seus esforços apenas no que for claramente produtivo.

Não se esqueça do pós-venda, ele também é importante

Finalmente, quando a venda já tiver sido concluída, ainda vale a pena fazer mais um follow up. Este é o contato que serve para garantir a satisfação com o atendimento. E quando esse retorno vem de forma positiva, é possível pensar também que seu atendimento tem potencial para gerar novos negócios e trazer novos clientes, através de indicações.

O follow up para melhorar as vendas de imóveis é feito de uma série de boas oportunidades para estar presente quando o seu cliente precisar, ajudando ele a não te esquecer quando o desejo de comprar ou alugar o novo imóvel precisar de boas orientações.

Então, aproveite essas dicas e clique aqui para conhecer o CRM Imobiliário ville Imob. Sucesso e Boas Vendas!

Abraço,
Equipe ville Imob

Posts relacionados