Quando pensamos em maneiras de melhorar os rendimentos de qualquer negócio, uma das primeiras coisas que vem em mente é inovar. Ir atrás do novo, aquela estratégia de negócio que ninguém ainda descobriu e utilizá-la com maestria é o objetivo de muitas empresas. A fórmula mágica do sucesso é algo que cada empresa precisa descobrir. Mas, ainda assim, criamos um artigo com algumas ideias de inovação imobiliária.

Inovação imobiliária: área fotográfica

Com a evolução da tecnologia, como um todo, podemos explorar cada vez mais as diversas maneiras de apresentar um imóvel. Vamos pensar no começo da era digital. A internet era tão lenta, que era impossível pensar em utilizar fotos de alta qualidade. Mas um detalhe importante é: não existiam câmeras à um preço acessível que tirassem fotos de alta qualidade (digital).

Mas, hoje em dia nós temos tudo. Da internet rápida o suficiente para carregamento de imagens até as câmeras digitais de alta qualidade nos nossos smartphones. Sem contar na habilidade de editá-las facilmente. Isso porque os softwares de edição também evoluíram com o tempo. Mas vamos ver algumas inovações, propriamente ditas, que podem ser atribuídas à esta evolução tecnológica do setor.

Fotografia em 360°

Um ponto importante é que quando falamos em fotografia em 360° é que nos referimos, também, à vídeos. Esta tecnologia vem sendo cada vez mais utilizada pelos diversos setores do mercado no qual ela pode ser relevante. Pode-se perceber este uso sempre que a empresa quer mostrar um produto de maneira mais completa. É o que se observa em sites de veículos, onde o interior do veículo é mostrado em 360°.

No caso de veículos pode-se perceber que as fabricantes optam por renderizações. É simplesmente mais conveniente para a situação específica em que elas se encontram. Mas no caso do mercado imobiliário, a foto em 360° é perfeita. Você não precisa tirar uma foto de cada parede. Ou se preocupar em pegar cada decoração importante no “frame”. Uma série de fotos em 360° permite que você mostre ao cliente tudo isto de maneira perfeita.

O custo de aquisição de uma câmera deste tipo está cada vez mais baixo. Além disso, a publicação deste tipo de fotografia não é tão complexa. Vários sites e portais imobiliários já suportam ou estão se desenvolvendo para ter suporte à mesma. As redes sociais também já têm suporte à esta tecnologia, como é o caso do Facebook e YouTube (quando pensamos em vídeos).

E é importante reforçar que o fato que possuímos internet de alta qualidade atualmente auxilia e muito na utilização desta tecnologia. De fato, fotos 360° são mais comuns que vídeos. Um dos fatores limitantes é a velocidade da conexão. Com o passar do tempo certamente observaremos mais e mais vídeos no YouTube e em outras plataformas filmados neste formato.

Realidade Virtual

É difícil falar em fotografia 360° sem mencionar a realidade virtual. Afinal de contas, embora ambas sejam tecnologias diferentes, elas se completam muito bem. Basta mencionar que a melhor maneira de se observar um vídeo ou uma imagem 360° é através de óculos de realidade virtual.

A realidade virtual em si é mais que uma simples imagem feita em 360°. Isso porque o objetivo da tecnologia é permitir que o usuário interaja com o local em que ele está imergido. Dessa maneira, uma imagem é estática e o usuário pode apenas observar. A tecnologia de realidade virtual visa permitir que o usuário possa também mover objetos, alterar o local virtual em que ele se encontra imergido.

Quando pensamos em inovação imobiliária, a realidade virtual permita a decoração e disposição de móveis em um cômodo virtualmente. Isso já era possível antes da realidade virtual. Afinal de contas, já existiam softwares para este tipo de planejamento. O que a realidade agrega é a imersão, você pode posicionar os objetos e ver como se estivesse no ambiente.

Utilizar a realidade virtual para permitir este nível de interação é algo relativamente incomum no setor. Mas a utilização da realidade virtual para permitir que usuários vejam imóveis como se estivessem no interior dos mesmos é algo já explorado por diversas imobiliárias ao redor do mundo. Não é necessária uma quantidade absurda de recursos financeiros para isso com apenas:

  • Uma câmera 360° para captura de imagens;
  • Um conjunto de óculos VR ou;
  • Algo que transforme um smartphone em um óculos VR (extremamente acessível);

Fotografia aérea

Se pensamos em 10 anos atrás, e você quisesse tirar uma fotografia aérea de um imóvel, a possibilidade mais óbvia era a utilização de helicópteros ou pequenas aeronaves. Como era algo extremamente difícil, a utilização deste tipo de fotografia se limitava às grandes imobiliárias, construtoras e incorporadoras.

Atualmente, no entanto, estamos vivendo uma era onde é possível fazer imagens aéreas incríveis. Tudo isso com o auxílio de drones e câmeras acopladas. Existem várias empresas que já vendem um drone com uma câmera de alta qualidade instalada.

Mas foi necessário um certo tempo até que as empresas vissem este tipo de possibilidade nos drones. De fato, drones foram inicialmente utilizados por esportistas, pelas imagens incríveis que eles conseguiam tirar.

No setor imobiliário, drones podem ser utilizados para, por exemplo, capturar imagens incríveis de imóveis. Já existem empresas ao redor do mundo especializadas neste segmento. Uma dica, se você se interessar por esta ideia é avaliar se é melhor adquirir o equipamento ou procurar alguém que preste este tipo de serviço na sua região. O problema com a aquisição do drone é que você precisará dedicar um certo tempo para aprender a utilizá-lo.

Quando vemos todas estas tecnologias disponíveis à preços relativamente acessíveis, fica fácil recomendar que você considere a utilização de algumas delas. Para complementar sua estratégia, é essencial que você também conte com maneiras práticas de inteligentes de gerir sua imobiliária.

E para isso você pode contar com o ville Imob. Com ele você conta com um CRM Imobiliário que tornará o dia a dia da imobiliária mais prático e simples. Ferramentas de integração imobiliária permitem que o compartilhamento de imóveis e as imagens espetaculares sejam facilmente compartilhados nas redes sociais. Faça, hoje mesmo, um teste gratuito da plataforma.

Banner horizontal fotografia imobiliária

Posts relacionados