Você sabe quais são os melhores nichos imobiliários? Muitos corretores e imobiliárias se fazem esta pergunta. Afinal, isto está diretamente relacionado com o sucesso ou não de um projeto de construção de uma imobiliária.

Porém, há muitos fatores que precisam ser considerados na hora da escolha de um bom nicho. Muitas vezes o melhor nicho não é aquele em que há mais potenciais clientes ou mesmo mais dinheiro.

Não são somente estes dois aspectos que garantem para a imobiliária o sucesso ou não dentro de um determinado atendimento de público. É preciso entender de outras tantas áreas que serão fundamentais no processo de crescimento e desenvolvimento da sua imobiliária, como: vendas, entendimento do mercado imobiliário, comportamento do consumidor, marketing, etc.

Considerando estes aspectos, vamos entender a seguir como escolher um bom nicho para sua imobiliária.

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Melhores nichos imobiliários – Qual a importância de encontrar um bom

Os nichos imobiliários são aqueles que determinam o setor de atuação do corretor ou da imobiliária em si. São eles que ditam o ritmo de força de vendas, lançamentos, campanhas de marketing, etc. Afinal, vender um produto para dentro de um nicho requer, antes de mais nada, entendimento daquele público-alvo em si.

Encontrar um bom nicho não fará somente você ganhar mais dinheiro com as venda em si. Mas também, ajudará você a otimizar uma série de critérios e quesitos para que sua imobiliária tenha lucro.

Vender para um nicho ou concentrar a força de vendas em um público específico, faz o trabalho ser muito mais direcionado, específico e objetivo. E isto só traz benefícios. Vamos entender alguns deles a seguir.

Foco – Você vai precisar dele para o sucesso do longo prazo

Hoje em dia, ter foco em alguma setor, atividade ou profissão não necessariamente é fácil. Afinal, há muitos critérios que precisam ser considerados para que o foco aconteça.

Se você acha que para ter foco basta se concentrar em uma atividade e realizar ela do começo ao fim, saiba que nem sempre isto é possível e não necessariamente esta é a “receita mágica”, até porque ela não existe.

O foco acontece de acordo com o que você planta no hoje. E encontrar um nicho que seja não só rentável, mas que faça seu trabalho ser dirigido, fará com que você tenha foco no médio e longo prazo.

E uma das principais coisas que precisamos ter no trabalho, seja ela qual for, é foco. É isto que ajudará a fazer as coisas darem certo.

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Dominação de público – Você precisa entender tudo e mais um pouco sobre o seu target

Outro excelente benefício de se encontrar ótimos nichos imobiliários, é pelo fato da dominação do seu target. Ou seja, você deverá saber tudo e mais um pouco a respeito das pessoas que você está pretendendo vender imóveis.

Os estudos sobre público-alvo fazem com que você tenha muita vantagem com relação a concorrência, pois você estará direcionando esforços para os lugares certos.

Saber tudo sobre o seu público-alvo faz com que você possa construir campanhas de marketing extremamente persuasivas, explorando as dores certas e comunicando as mensagem corretas.

E isto só é possível a partir do momento que, de fato, você tenha dominância sobre o comportamento do consumidor.

Quantidade não é qualidade – O público não é ruim por ser pequeno

Você já ouviu falar na expressão “quantidade não é qualidade”? Pois bem, ela é extremamente verdade e fundamental para quem está buscando destinar o foco de um trabalho.

Quanto mais focado você estiver em algum público, mais resultado você terá, pois mais você vai conhecê-lo e mais benefícios poderão ser extraídos desta relação.

Porém, para que estes níveis de foco aconteçam, você precisa muitas vezes abrir mão da quantidade de pessoas que seriam potenciais clientes.

E isto não é um problema, pois, para você, o que vale mais a pena: falar com mil pessoas e fazer dez vendas, ou falar com cem pessoas e fazer as mesmas dez vendas?

Certamente, falar com menos pessoas e vender mais. Pois você otimiza recursos, expande a conversão online ou offline e, no fim, fatura mais.

Proximidade e relação pessoal – As pessoas não se conectam com marcas

Os nichos imobiliários proporcionam uma proximidade pessoal muito maior com seu público. E isto é importantíssimo, pois as pessoas não se conectam com marcas. Mas sim, com pessoas.

Hoje em dia, cada vez mais as marcas buscam humanizar seus produtos ou serviços, pois é isto que, no fim, faz vender.

E quando você trabalha com um nicho específico, isto torna-se muito “fácil” de fazer, pois você consegue falar com as pessoas de um pra um, sem disparos de campanhas em massa.

É neste quesito que mora o verdadeiro sucesso de um corretor ou de uma imobiliária em si.

Veja também: Corretor: Como criar uma boa imagem pessoal?

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Como encontrar um bom nicho imobiliário para sua atuação?

Até aqui já entendemos a importância de se encontrar bons nichos imobiliários. Mas, como você pode, de fato, encontrar estes nichos? O que deve ser considerado para um nicho ser bom ou ser ruim?

É sobre isso que falaremos a seguir, para que você possa, ainda hoje, começar a desenhar uma nova estratégia de abordagem para seus serviços imobiliários chegarem nas pessoas certas, dentro do critério de que quantidade não é qualidade.

Para se encontrar um bom nicho imobiliário, é importante considerar os seguintes aspectos:

  1. Faça um estudo prévio de mercado – Entenda quem são os tipos de público;
  2. Entenda como é a monetização dos negócios – Aluguel, imóveis de luxo, imóveis na planta;
  3. Afinidade com o nicho pode ser um critério para a escolha?;
  4. O negócio precisa dar lucro, mas não pense somente no dinheiro;

Falaremos sobre cada uma destas etapas de forma detalhada a partir de agora. Vamos lá?

Faça um estudo prévio de mercado – Entenda quem são os tipos de público

O primeiro passo para, então, encontrar nichos imobiliários lucrativos, é fazer um bom estudo de mercado. Com este estudo você poderá não só mapear quem é o seu público, persona e perfil de cliente ideal, mas também, poderá identificar suas necessidades.

Fazer um estudo de mercado não significa fazer exercícios de futurologia. Ou seja, tentar adivinhar o futuro. Mas sim, trabalhar sobre aspectos técnicos e dados práticos, que estejam disponíveis.

Ninguém tem bola de cristal para entender o que será tendência ou o que não terá espaço nos próximos anos. Porém, é possível traçar um tipo de linha de raciocínio baseado em dados do seu público-alvo.

Tente entender como as pessoas vivem nas cidades, entenda os tipos de trabalho, a remuneração básica, a intenção de futuro, planos e sonhos, etc. Toda estas informações serão fundamentais para que você desenhe um plano baseado em um nicho.

Entenda como é a monetização dos negócios – Aluguel, imóveis de luxo, imóveis na planta

O segundo passo para encontrar bons nichos imobiliários é, acima de tudo, entender como você poderá ganhar dinheiro com aquela especialização.

Então, entenda como é a monetização de aluguéis, de imóveis de luxo, de imóveis na planta, etc. Quanto mais informações você tiver para montar seu plano de negócios imobiliário, mais viável e rentável determinado nicho poderá ser.

Uma dica importante, é: não queira reinventar a roda. Não queira redescobrir a melhor forma de monetizar um negócio sem nem mesmo ter começado ele.

É claro que com o tempo, você poderá otimizar e encontrar saídas criativas para se diferenciar, oferecer um produto melhor e melhores condições. Mas no início, faça o básico. Isto faz com que você perca menos tempo.

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Afinidade com o nicho pode ser um critério para a escolha?

Pode. Se você nunca vendeu imóveis de luxo, por que começar por eles? Só pelo fato de valerem mais dinheiro? Isto não necessariamente é um bom negócio, pois quanto mais desgastante for o trabalho para você, maiores são as chances de dar errado.

O desgaste vai acontecer, mas se você tiver atributos para suportá-lo (como o gosto pela área), as coisas ficarão menos difíceis.

Então, se você está começando agora, saiba que a afinidade por determinada área pode ser um critério de escolha de um nicho. Mas também, não aposte todas as fichas nisso.

Pois somente a afinidade não pagará as contas no fim do mês. O negócio também precisa dar lucro. Tente sempre manter o equilíbrio entre as duas coisas!

Veja também: O que o corretor de imóveis iniciante deve fazer

O negócio precisa dar lucro, mas não pense somente no dinheiro

E por fim, é fundamental que você pense no lucro da sua imobiliária. Afinal, é isto que você busca aqui. Mas, ao mesmo tempo, não foque somente no dinheiro.

Você precisa encontrar um equilíbrio entre fazer o que gosta, dentro das suas condições, em sua zona de conforto de atuação e com boas perspectivas de futuro.

Vender imóveis de luxo pode ser rentável pela porcentagem de comissão. Mas, será que este é o mercado ideal para você? Este é o tipo de raciocínio que você precisa ter antes de escolher um caminho.

Esqueça um pouco o dinheiro e olhe também para todas as outras condições que cercam o objetivo principal.

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Nichos imobiliários explorados por corretores

Entendemos até aqui a importância de encontrar bons nichos imobiliários e como você pode fazer para encontrá-los. Agora, vamos entender um pouco mais sobre aqueles nichos mais clássicos e básicos que a maioria dos corretores e imobiliárias preferem.

Esta não é uma lista limitada, ok? Ou seja, estes não são os únicos nichos disponíveis. Você mesmo poderá descobrir um nicho específico se seguir as nossas dicas anteriores, de pesquisa e análise do mercado.

Entre os nichos mais populares no mercado imobiliário, estão:

  1. Compra ou venda de imóveis avulsos e usados;
  2. Compra ou venda de terrenos avulsos ou para incorporadoras;
  3. Negócios vinculados a construtoras;
  4. Serviços administrativos e de avaliação de imóveis;

Entenderemos de forma detalhada cada um deles a partir de agora. Vamos lá?

Compra ou venda de imóveis avulsos e usados

A compra e venda de imóveis avulsos e usados é, talvez, o nicho mais popular. Este tipo de produto pode servir uma série de pessoas e somente ele pode ser dividido em muitas categorias.

Então, se você está começando agora, saiba que vender imóveis avulsos pode ser um bom negócio, desde que você encontre o público certo para eles.

Não adianta você querer vender uma casa de luxo para jovens universitários que acabaram de entrar na faculdade. E não adianta querer vender um micro apartamento para casais maduros com dois ou três filhos. É preciso interpretar e saber com quem você está falando.

Compra ou venda de terrenos avulsos ou para incorporadoras

A compra e venda de terrenos avulsos também entra na categoria de ótimos produtos para negócios. Afinal, há também muitos tipos de público-alvo para este tipo de negócio.

Então, recomendamos que você encontre o público-alvo ideal para cada terreno que for vender, inclusive se você busca a venda para incorporadoras ou outros tipos de vendas no B2B.

Você pode se tornar especialista em terrenos para cliente final ou para empresas. Tudo que você precisa fazer, é focar. No longo prazo, isto fará toda diferença, pois você se tornará referência no ramo e sua marca será muito mais facilmente entendida no mercado: quando pensarem em terrenos, pensarão em você.

Negócios vinculados a construtoras

Outra ótima forma de fazer negócios, é trabalhar somente com construtoras. Elas podem trazer inúmeros tipos de clientes para você e tudo que você precisará fazer, é centralizar sua atenção em um único lugar: a construtora. Assim, você não precisa chegar até o seu público final e você acaba ganhando tempo, recursos e trabalhando de forma muito mais otimizada.

Serviços administrativos e de avaliação de imóveis

E por fim, você ainda poderá oferecer serviços administrativos e de avaliação de imóveis. Este tipo de serviço é extremamente importante para quem está comprando ou negociando um imóvel e há um mercado carente por profissionais que facilitem documentações e processos.

Caso você acredite que há mercado para isso, vale à pena montar um plano de negócios para esta demanda.

Conte sempre com a Ville Imob para que sua imobiliária cresça e se desenvolva no mercado. Aqui, você encontra as mais diversas ferramentas para gestão e otimização de recursos.

Boas vendas!

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