Por incrível que pareça, ainda existem várias pessoas que evitam a criação de uma estratégia de marketing digital. Os motivos são diversos, mas, não podemos ignorar o fato que muitas pessoas, simplesmente acreditam que o marketing offline, através de flyers, panfletos, rádio e TV tem um alcance muito maior e melhor.

Nunca recomendaríamos que você, corretor de imóveis, ignorasse todas as maneiras que você tem de anunciar seu produto. Mas, a verdade é que o marketing digital no mercado imobiliário é, certamente, mais eficaz que qualquer outro tipo de estratégia de marketing, desde que seja bem executado.

 

 

Estatísticas e Números

Uma das maneiras fáceis de ver a importância da presença digital é através de números e estatísticas. Segundo uma pesquisa da agência We Are Social em conjunto com a plataforma Hootsuite, nós brasileiros passamos mais de 9 horas por dia conectados à internet.

Vale citar também que, o próprio Adriano Nasser, líder do setor de vendas da Google no Brasil, fez a seguinte afirmação: “a partir do momento em que alguém decide realizar a compra de um imóvel, até a finalização da compra, essa pessoa passa, em média, 70% do tempo fazendo buscas online ou em aplicativos.”

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É um número incrível, Adriano Nasser ainda afirma que as pessoas não estão sempre em busca de um imóvel. Elas buscam por informações sobre o bairro de um imóvel que as tenha interessado, a segurança no local, serviços como hospitais e escolas nas redondezas, entre outras informações.

Tudo isso mostra o quão importante é investir em marketing digital no mercado imobiliário. Mais do que isso, é importante definir uma estratégia, não é simplesmente contar com anúncios simples, promoções (pagas) de posts em redes sociais, investir em Google Ads sem avaliar a eficácia da propaganda, entre outros. É importante “mergulhar de cabeça”, e embora essas táticas e ações citadas sejam válidas, é extremamente importante complementá-las.

Mas, não se assuste, pois, no artigo de hoje, veremos como definir uma boa estratégia de marketing digital no setor imobiliário. Portanto, basta continuar a leitura.

O que seria uma estratégia de marketing digital?

Como já dizíamos, essa “estratégia” seriam diversas ações que devem ser tomadas se você planeja alcançar um grande número de pessoas no mundo digital. Ou seja, realizar apenas uma ação online, dificilmente trará resultados expressivos. Existem exceções, claro, sobretudo nas redes sociais, no entanto, são tão raras, que parecem ser, simplesmente, sorte.

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Outro ponto importante é que as ações de marketing digital devem ser interconectadas. Ou seja, se você escreve um artigo em um blog, você pode publicar o mesmo nas redes sociais, além de aproveitar para fazer um vídeo baseado neste artigo. Ao publicar um imóvel à venda no Facebook, você deve adicionar um link com seu website, onde o usuário poderá ver as fotos.

Por fim, é importante manter uma coerência na maneira que você trata seus leads em todas as plataformas digitais. Se você é uma pessoa séria no YouTube, então você não deve ser despojado o Facebook. Mantenha sua postura, mas é claro, a dica é manter uma postura mais relaxada e nunca muito séria.

Ações de marketing digital no mercado imobiliário

Vamos ver uma série de pequenas ações que juntas se tornam uma grande e completa estratégia de marketing digital para o mercado imobiliário.

 

 

Blog imobiliário

A criação de um blog é uma ótima maneira de entregar aos seus visitantes e leads o que eles procuram. Como vimos, o próprio Adriano Nasser informou que as pessoas não buscam apenas por imóveis e fotos dos mesmos, mas também por informações complementares.

Ótimo, utilize seu blog como um local onde você pode escrever mais sobre os bairros da sua cidade. Você pode, por exemplo, escrever artigos onde você destaca as principais qualidades dos diversos bairros, como: vida noturna, segurança, opções de entretenimento, parques, e por aí vai.

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Outro ponto que deve ser reforçado é que a criação de um blog pode ser uma ótima ferramenta para melhorar o SEO do seu site imobiliário. Outras dicas de conteúdo para seu blog são: notícias quentes e relevantes (novas possibilidades de financiamento, novos empreendimentos, etc) e dicas de decoração e pequenas reformas, que são ótimas para fidelizar os clientes que já compraram um imóvel.

Páginas nas Redes Sociais

Outro ponto essencial é estar nas principais redes sociais. Você sabia que, nós brasileiros, passamos quase 4 horas por dia nas redes sociais? Estamos atrás apenas dos Filipinos nessa estatística. Logo, fica claro que é muito importante, não somente criar uma página para sua imobiliária no Facebook, como também nutri-la com conteúdo relevante e postagens interessantes para seus seguidores.

Já falamos que o básico é divulgar tudo que é feito digitalmente nas redes sociais, logo, se você publicou um artigo, faça uma rápida chamada para ele e publique o link no Facebook, Twitter e as outras redes sociais. Publique sim anúncios de oportunidades, mas não faça da sua página um classificado de jornal online, encontre um balanço ideal de postagens de imóveis à venda e conteúdo.

 

 

Uma dica especial é a criação de um canal no YouTube para sua imobiliária. Este é um tópico que merece um artigo completo para ser totalmente explorado, mas por hora vamos apenas citar que: o brasileiro fica mais tempo no YouTube que no Facebook! Logo, fica claro que esta estratégia de marketing digital não pode ser ignorada.

Otimize tudo que você fizer

Quando falamos em otimização, nos referimos ao SEO, que é aquela otimização que busca permitir que suas postagens, seus vídeos e artigos sejam facilmente encontrados por motores de busca como o Google e o Bing. Logo, tudo que você fizer deve ser feito pensando na otimização em SEO, assim seus artigos e seus anúncios serão mais facilmente encontrados pelas pessoas.

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Conte com ferramentas que facilitam esse processo

Ao ler este artigo você deve estar pensando: “preciso de um website onde consigo criar um blog, preciso de publicar nas redes sociais e interagir com meu público, sem contar em toda essa otimização SEO e outros pequenos detalhes. É impossível, não tenho tempo para tudo isso!” Mas calma, estamos aqui para te ajudar.

Existem soluções integradas no mercado imobiliário que ajudam, e muito, os corretores e os donos de imobiliárias. O ville Imob, por exemplo, possui sete soluções integradas tais como: CRM Imobiliário, Ferramentas de Integração Social e Integração de Portais, Site Imobiliário, entre outros.

No ville Imob você pode simplesmente adicionar um imóvel no seu CRM Imobiliário e então seguir para as próximas etapas de maneira bem mais simples e rápida. Divulgar no seu site e em outros portais imobiliários é mais prático, pois o sistema já possui as fotos e as informações do imóvel. O mesmo vale para as redes sociais e WhatsApp.

Assim, nós entregamos um poderoso aliado que te ajudará na execução da sua estratégia de marketing digital no mercado imobiliário. Você, por outro lado, terá mais tempo para pensar nos próximos passos e avaliar a eficácia das ações que já estão sendo executadas. Faça já um teste grátis do ville Imob e veja como esta plataforma pode ser útil no seu dia a dia.

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