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Fazer uma fachada de imobiliária de maneira profissional e competente é, acima de tudo, uma estratégia de marketing.

Por mais que seja apenas um ponto de comunicação visual, a fachada é parte fundamental dentro de um plano que visa o branding e o reconhecimento da marca.

Por isso, no artigo de hoje, a Ville Imob vai te ajudar a entender melhor quais são os critérios básicos para criar uma fachada de imobiliária.

Materiais, processos, dicas de design e exemplos práticos e reais vão te ajudar a ter boas ideias e inspirações. Quem sabe, hoje mesmo você já começa a planejar a fachada da sua imobiliária ou a renovação dela.

Continue lendo e saiba tudo sobre o tema.

A importância de uma boa fachada de imobiliária no projeto da empresa

fachada de imobiliárias

Antes de mais nada, precisamos entender qual é a real importância de uma fachada de imobiliária. Afinal, muitas pessoas consideram esta uma manobra meramente ilustrativa – com o intuito de apenas deixar a fachada bonita e elegante.

No entanto, a fachada é muito mais do que isto. A fachada é, na verdade, o ponto de atenção mais importante da sua imobiliária, antes de uma pessoa de fato colocar os pés dentro do local.

Pois é a fachada que vai chamar atenção, sinalizar o local e, obviamente, comunicar.

Fachadas são peças de comunicação visual, algo importantíssimo dentro de uma estratégia de marketing que visa gerar identificação do seu negócio em locais públicos.

Só que não basta simplesmente escrever o nome da imobiliária e ponto final. É preciso levar em consideração vários critérios relacionados a estética, cores, contrastes, tamanhos de fontes e materiais.

Antes de partirmos para uma parte mais técnica sobre o tema, vamos ver alguns exemplos de casos reais de boas fachadas imobiliárias. Continue lendo.

Ideias de fachada de imobiliária para se inspirar e fazer a sua

Conforme entendemos até aqui, uma fachada de imobiliária é muito mais do que um charme.

É claro que a estética é importante. Só que você precisa ter em mente que a fachada está ali para comunicar e gerar algum tipo de reconhecimento visual para os clientes e prospectos.

Ou seja, a efetividade da fachada começa lá atrás, ainda no plano de marketing, onde você vai definir o posicionamento da sua empresa, marca e cores.

A fachada nada mais é do que uma extensão materializada de um plano de marketing feito para conseguir conversar com o público-alvo.

E para ilustrar isso um pouco melhor, separamos alguns exemplos de fotos reais de fachadas imobiliárias para que você possa se inspirar. Acompanhe.

Cores em destaque

fachada de imobiliária

Esta é uma alternativa bem legal de construir uma fachada de imobiliária. Aqui o destaque vai, principalmente, para as cores. Note que o vermelho é uma extensão da fachada, de forma que a parte frontal inteira da imobiliária seja decorada.

Este tipo de estratégia chama muita atenção por dois motivos: pelas cores e por usar a parede inteira para criar a fachada.

Para que a efetividade deste projeto seja ainda maior, é preciso que seja trabalhado, em outros canais, o branding da marca. Assim, ao bater o olho na marca, o cliente já sabe do que se trata e não precisa procurar as letras miúdas

O totem serve complemento da fachada. Ali há telefone e site para que a comunicação visual fique completa.

Dizendo ao que veio

fachada de imobiliária

Além de ajudar na estratégia de marketing da imobiliária, a fachada serve, em sua essência, para informar. Ou seja, dizer que tipo de estabelecimento está funcionando naquele determinado prédio.

Portanto, a estratégia de colocar em letra caixa a palavra “imobiliária” é muito válida. Afinal, para quem não conhece a marca da imobiliária ou se a imobiliária não trabalha sua marca em outros canais, é muito importante que a comunicação visual seja um bom apoio para isso.

Se a pessoa está procurando uma imobiliária na cidade, ela certamente vai encontrar rapidamente.

Fachada e totem trabalhando em conjunto

fachada de imobiliária

Aqui temos um exemplo onde a fachada da imobiliária trabalha em conjunto com o totem. Este tipo de estratégia é muito legal pelo fato de que a imobiliária, neste caso, está em uma esquina.

Ou seja, é muito difícil gerar identificação do negócio caso você esteja em uma rua ou outra. No entanto, o totem ajuda a criar o dinamismo na comunicação e as pessoas que estiverem em outra rua, que não a frontal, encontrarão o local.

Além disso, neste caso, temos o telefone e o site em evidência na parte superior da fachada, algo que é muito importante para a comunicação.

Nome simples e fácil de identificar

fachada de imobiliária

E aqui temos mais um exemplo de fachada de imobiliária que segue o padrão de “dizer ao que veio”. Ou seja, está muito claro que este estabelecimento é uma imobiliária. Afinal, a marca da empresa conta com a palavra “imobiliária” em um local apropriado.

Esta fachada também é iluminada e não conta com nenhum tipo de poluição visual. Ou seja, o único foco da fachada vai ser a marca da empresa, sem que a pessoa desvirtue e se confunda.

Para complementar, o totem ajuda a gerar a comunicação para quem não estiver de frente. Muito legal, não é mesmo?

Passo a passo do que deve ter na fachada de imobiliária

Até aqui já vimos alguns bons exemplos de casos reais de fachadas imobiliárias e também entendemos a importância de uma fachada para o negócio em si.

Só que precisamos entender, também, como fazer estes projetos e torná-los efetivos para os objetivos de marketing e vendas. Para isso, separamos uma lista com alguns passos. Veja a seguir:

  1. Coloque o endereço do seu site imobiliário;
  2. As redes sociais são importantes;
  3. A leitura precisa ser clara, rápida e objetiva;
  4. Explore a identidade visual da sua marca imobiliária (não desvirtue);
  5. Não esqueça do contato de WhatsApp da sua imobiliária;

Vamos explicar um a um a partir de agora. Portanto, continue lendo e, se quiser, pegue lápis e papel para anotar as dicas daquilo que precisa para ter em uma fachada de imobiliária. Acompanhe.

Artigo para ler depois: O que é Mídia Out-of-home?

Coloque o endereço do seu site imobiliário

fachada de imobiliárias

Nos exemplos que vimos anteriormente, algumas fachadas têm o site imobiliário e outras não. Mas é muito importante que você coloque-o, pois o site é um canal de comunicação importantíssimo.

Se você ainda não tem um bom site imobiliário, pode contar com a ferramenta da Ville Imob para criar o seu site de maneira rápida e praticamente no piloto automático.

Em poucas horas você terá seu site prontinho para receber cadastro de imóveis, coletar informações de prospectos e gerar conversões.

Com o site imobiliário exposto no totem ou fachada, você poderá contar sempre com acessos diretos de pessoas que conhecem a imobiliária a partir do contato visual.

E hoje, com a internet, o primeiro contato muitas vezes vai ser online. Por isso, ter um site é fundamental para não perder bons prospectos.

As redes sociais são importantes

Se você trabalha o marketing da sua imobiliária também nas redes sociais, é importantíssimo que elas estejam expostas na fachada, mesmo que de maneira menor.

Afinal, hoje em dia, estar na internet e nas redes sociais não é mais um diferencial. É uma necessidade básica para quem quer gerar vendas a partir de canais efetivos e estratégicos. E as redes sociais, claro, fazem este papel.

Só que você não precisa expor todas as redes sociais na fachada.

Opte por uma ou outra que você trabalha com mais energia, de modo que haja um foco na hora de pesquisar pela imobiliária. Não faça o prospecto ter que pensar demais.

Se tiver vários links e endereços, o potencial cliente vai se confundir e você não vai comunicar com efetividade. Lembre-se do princípio básico da fachada de imobiliária: comunicar!

A leitura precisa ser clara, rápida e objetiva

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Esta é uma das dicas mais importantes para produzir a sua fachada imobiliária. Afinal, você precisa, sempre, considerar os aspectos relacionados a facilidade de leitura dos prospectos.

Já falamos sobre a objetividade e clareza na leitura no artigo sobre outdoor imobiliário. E para a fachada, o mesmo conceito se aplica: você precisa fazer apenas uma coisa: comunicar.

Então, encontre um caminho viável para gerar esta comunicação a partir daquilo que você já faz. As vezes vai ser útil explorar apenas a sua marca. Mas outras vezes, você terá que deixar em letras bem grandes a palavra “imobiliária”.

Portanto, entenda o quanto sua empresa já é reconhecida no mercado e use esta informação para criar um foco único na sua fachada – sem poluição visual ou excesso de informações.

Explore a identidade visual da sua marca imobiliária (não desvirtue)

A identidade visual é uma das coisas mais importantes de uma marca. Afinal, é com a identidade visual que muitas pessoas vão conseguir identificar uma empresa.

E com a sua imobiliária, claro, não deve ser diferente. Por isso, explore as cores, formas e elementos da sua identidade visual também na fachada. Isto vai ajudar a fazer com que haja uma comunicação muito mais rápida e efetiva.

Se você ainda não tem uma identidade visual para sua marca, recomendamos que você faça o quanto antes. Baseie-se no seu público-alvo, analise a concorrência e construa uma identidade que seja adequada ao seu plano de marketing.

Veja mais sobre identidade visual: Identidade visual para imobiliária: Tudo que você precisa saber.

Não esqueça do contato de WhatsApp da sua imobiliária

E por fim, mais uma dica importantíssima para a sua fachada: não deixe de explorar o WhatsApp. Hoje em dia, este canal de comunicação é fundamental para que você possa construir uma comunicação rápida e efetiva.

Muitas imobiliárias, hoje, têm no WhatsApp um dos maiores canais de venda e negociação. Muitas vezes uma pessoa vai preferir negociar pelo WhatsApp do que ir presencialmente até a imobiliária.

Por isso, não perca nenhum prospecto: deixe o contato a vista! Inclusive, se você usar a ferramenta de integração com WhatsApp da Ville Imob, poderá mandar imóveis automaticamente para seus contatos que chamarem sua imobiliária a partir da fachada.

Assim você mantém uma proximidade maior, melhora o relacionamento e faz mais vendas.

Materiais e profissionais para fazer a fachada de imobiliária

fachada de imobiliárias

A fachada de imobiliária, conforme já vimos, é bastante importante para vários aspectos da comunicação. Mas, na prática: quais são os melhores materiais para fazer uma boa fachada?

Separamos uma lista com alguns deles. Veja:

  • Fachada de ACM;
  • Fachada com letreiros luminosos;
  • Fachada de madeira ou MDF;
  • Fachadas em acrílico;

Vamos entender mais sobre cada um a partir de agora. Veja abaixo.

Fachada de ACM

O ACM é, hoje, um dos materiais mais interessantes no que diz respeito a fachadas. Ele é muito elegante, cria um acabamento de alto padrão e, portanto, oferece uma estética fantástica para a sua imobiliária.

Além disso, o ACM é muito resistente e faz com que a estrutura da fachada dure por muito mais tempo no clima de sol e chuva. Vale a pena investir neste material se você quer se destacar em meio a concorrência.

Fachada com letreiros luminosos

Outra estrutura bem interessante e que faz todo sentido para quem busca uma comunicação efetiva, é a fachada com letreiros luminosos. Você já parou para pensar que se a sua fachada não tiver iluminação, 50% das horas do dia, ninguém vai reconhecê-la?

Por isso, implementar uma iluminação exclusiva na fachada fará toda a diferença.

Fachada de madeira ou MDF

Outra maneira de criar uma fachada de imobiliária, é utilizando madeira comum ou MDF.

Este tipo de estrutura é muito versátil, pois você consegue envelopar com vários tipos de adesivos e acabamentos. Só que, infelizmente, a madeira não resistirá muito tempo e você poderá ter uma manutenção acima da média todos os anos.

Fachadas em acrílico

E por fim, ainda temos a opção de utilizar fachadas de acrílico. Assim como o ACM, este tipo de material é muito resistente, durável e proporciona um acabamento estético muito elegante.

Você encontrará estes materiais nas melhores empresas de comunicação visual. Aposte naqueles profissionais mais experientes e que conseguem desenvolver projetos sob medida para a sua necessidade!