Você certamente já viu pessoas com grandes óculos de realidade virtual no rosto e com algum joystick ou outro tipo de controle. Em geral estas pessoas estão sorrindo e se divertindo em um jogo ou um vídeo ultrarrealista e imersivo. Mas esta tecnologia tem entrado em diversos outros mercados, um dos mercados mais proeminentes é o ramo imobiliário. Mas como a realidade virtual pode vender um imóvel? Se você quer saber, não deixe de ler este artigo!

 

Vender um imóvel vazio

 

O mercado imobiliário avançou muito nos últimos anos. Pense bem como foi a experiência dos seus pais ou avós quando eles decidiram comprar um imóvel. Eles certamente precisaram confiar em plantas e ir até cada um dos imóveis que eles tinham algum interesse. Muitas das vezes, logo ao chegar eles já viam algo que desagradava. E o pior: muitas das vezes isso poderia ser visto em uma fotografia ou vídeo, ferramentas comumente utilizadas hoje em dia.

Note que a utilização da tecnologia permite que você torne o processo de venda de imóveis mais eficiente. O cliente não precisa visitar todos os imóveis que parecem interessantes e que cabem no bolso dele. Ele pode escolher de acordo com mais informações, como fotos e vídeos. Tudo isso sem necessariamente exigir tempo do corretor.

 

realidade virtual pode vender um imóvel bicicleta

 

Dizemos isso porque ele pode fazer tudo isso do conforto da casa atual. Não é necessário ir com o corretor até um imóvel a menos que haja um real interesse com base em fotos e demais informações.

Mas se tem algo que continua sendo um grande desafio para corretores e imobiliárias é a venda de imóveis sem nenhuma mobília. Uma grande parte dos clientes tem uma grande dificuldade para visualizar e imaginar como um espaço pode ficar.

E nem sempre ter uma projeção em 3D, em uma foto ajuda. Muitos clientes tem a sensação que os espaços ficam maiores nestas fotos. É o que uma jornalista do canal “Motherboard” aponta. E até mesmo arquitetos que tem o costume de desenvolver vistas em 3D para mostrar o espaço ao cliente apontam esta dificuldade.

Isso mostra que é necessário mais do que uma simples vista em 3D. E é aí que vemos como a realidade virtual pode vender um imóvel.

 

 

Quando utilizar a realidade virtual?

 

Por mais que a tecnologia seja totalmente inovadora e muitos corretores podem estar extremamente interessados em utilizar a mesma, é importante notar que é necessário avaliar com calma os melhores usos da tecnologia no momento. Dizemos isso porque é uma tecnologia que irá exigir algum investimento e, portanto, é essencial garantir que os lucros serão suficientes para cobrir estes gastos.

 

realidade virtual pode vender um imóvel óculos

 

Venda de imóveis em lançamento

 

Uma das situações em que esta tecnologia é muito interessante é na venda de apartamentos na planta, em construção ou em lançamento. A tecnologia é interessante por vários motivos. Primeiramente o cliente terá mais facilidade ao visualizar como o apartamento será ao fim da construção.

O segundo motivo é que, mesmo após construído, quando o mesmo se tornar um lançamento, ainda não existirá nenhuma mobília. A realidade virtual adiciona esta mobília. Ou seja, uma visita não substitui a realidade virtual (e nem o contrário). Na verdade, as duas se complementam. Uma dá a sensação real do local, mesmo que faltem alguns elementos essenciais, como móveis. A outra oferece uma experiência virtual completa e mais próxima possível do real.

E último motivo são os custos. Veja bem, quando uma construtora decide vender um apartamento não se trata de apenas um imóvel, são várias e várias unidades. Isso ajuda a mitigar os custos da utilização da tecnologia. Afinal de contas, criar um plano 3D de um único imóvel será algo trabalhoso e exigirá um certo investimento.

 

realidade virtual pode vender um imóvel mulher

 

Por outro lado, se você pretende vender 20 unidades iguais, então você precisa criar apenas um plano virtual e poderá usar o mesmo para todas. Muito melhor né?

 

Venda de imóveis de luxo à distância

 

Um mercado em que a utilização e óculos de realidade virtual tem se tornado extremamente comum é o de imóveis de luxo. Veja bem, nem sempre o cliente terá tempo de visitar vários imóveis e realizar uma compra. Agora, veja bem, lembra como comentamos que as fotos nos ajudam a filtrar melhor os imóveis? Imagine então como a realidade virtual pode ajudar na hora de selecionar somente imóveis que realmente agradam determinado cliente.

E é isso que alguns escritórios de venda de imóveis de luxo estão fazendo no exterior. Nem sempre um milionário árabe poderá sair de Dubai para visitar um imóvel em Los Angeles. Logo ele pode ver diversas opções em óculos de realidade virtual e escolher somente aqueles que realmente agradaram para visitar.

Agora, você não precisa vender imóveis para sheiks árabes para utilizar esta tecnologia. Se você captou um imóvel de luxo, então investir nesta técnica pode ser uma ótima ideia. Veja bem, é comum que empresários não consigam ter tempo suficiente para fazer algumas atividades. Pode ser que você converse com um interessado no imóvel hoje. Mas você descobre que ele só poderá realizar uma visita em um mês.

 

realidade virtual pode vender um imóvel rapaz

 

Se você tem uma versão virtual do imóvel, o cliente pode verificar o imóvel melhor à distância e te dar uma opinião mais firme. Por mais que a decisão final só seja feita no dia da visita, as chances de venda são bem altas. Isso porque ele pediu uma visita após ver fotos, vídeos e caminhar pelo imóvel de maneira virtual. Ele não iria “perder tempo” se não tivesse gostado do que viu.

Logo podemos afirmar que a realidade virtual pode vender um imóvel e, além disso, ela pode tornar o processo de venda mais prático.

 

Outras tecnologias

 

A realidade virtual ajuda no processo de venda de imóveis, mas ela não é a única tecnologia disponível no mercado. O ville Imob, por exemplo, é uma plataforma imobiliária completa que ajuda no processo de divulgação e venda de imóveis. O software consiste em um site imobiliário e várias ferramentas integradas.

Por isso o mesmo é um ótimo aliado para sua imobiliária. Você pode fazer o teste grátis do ville Imob e ver na prática como o mesmo funciona. Boa sorte e bons negócios.

 

Banner horizontal fotografia imobiliária

 

Posts relacionados