Todos corretores já ouviram falar de situações em que um amigo de profissão apresentou o imóvel à um cliente e o mesmo acabou fechando negócio diretamente com o proprietário. Consequentemente o corretor não recebeu sua devida comissão e ficou em um tremendo prejuízo. Uma das maneiras de evitar este tipo de situação é através do termo de visita de imóvel e é exatamente sobre isso que vamos falar no artigo de hoje.

O que é o termo de visita de imóvel?

Este termo é um documento assinado pelo cliente onde ele atesta que conheceu o imóvel através de determinada imobiliária ou corretor. Além disso o cliente também se compromete a entrar em contato com o proprietário de determinado imóvel apenas através do corretor (ou imobiliária) em questão. Ou seja, é um documento feito para evitar as situações citadas no começo do artigo.

O documento ainda é corroborado pelo Art. 727 do Código Civil – Lei 10406/02 que diz:

Art. 727. Se, por não haver prazo determinado, o dono do negócio dispensar o corretor, e o negócio se realizar posteriormente, como fruto da sua mediação, a corretagem lhe será devida; igual solução se adotará se o negócio se realizar após a decorrência do prazo contratual, mas por efeito dos trabalhos do corretor.

Logo fica claro que o corretor terá direito aos seus honorários nas situações acima descritas. Mas ele precisará, naturalmente, provar, perante um juiz, que teve participação decisiva na negociação. E o termo de visita de imóvel é exatamente o que ele precisará nestas situações.

termo de visita de imóvel analise

Mas se existe um documento, porque isso ocorre com tanta frequência?

Os motivos pelos quais este tipo de situação continua se repetindo são diversos. Mas o primeiro motivo é simples: em termos de pura economia, o proprietário e o comprador podem querer fazer um negócio a parte para que os valores da negociação sejam mais atrativos para ambos os lados. E, a verdade é que não tem como mudar este aspecto.

Mas se o custo é levemente superior quando um corretor está envolvido, é preciso desenvolver técnicas e explicações que mostrem para proprietários e compradores a importância de um corretor em tais negociações. E a verdade é que todo corretor precisa saber da sua importância nas negociações. E, é preciso que ele seja bastante transparente quanto à isso.

Essa transparência irá mostrar para ambas as partes que, em termos morais e profissionais, o corretor deve receber pelo seu esforço. Esse reconhecimento, por si só, pode ser mais efetivo que um contrato. Logo, seja transparente e mostre para ambas as partes que você está dando seu melhor para que tudo dê certo na negociação.

Além da falta de transparência já citada, a simples não assinatura do termo de visita de imóvel é um dos motivos pelos quais corretores ainda tomam prejuízos em negociações que eles iniciaram. A nova pergunta é a seguinte: porque estes termos não são assinados sempre?

termo de visita de imóvel assinando

Porque o termo de visita não é sempre assinado?

Existem alguns motivos que podem levar corretores a não entregarem o termo de visita de imóveis e pedir que o cliente assine o mesmo. Vamos ver os mais comuns e algumas maneiras de lidar com os mesmos.

-Falta de conhecimento com relação ao termo

Felizmente agora você, caro amigo corretor, já conhece o termo e pode utilizar em todas visitas futuras.

-Não sabe como justificar a necessidade do documento ao cliente

Não tem com o que se preocupar, explique ao cliente que isto é um procedimento padrão no mercado imobiliário. E explique também o porquê do documento, dificilmente vocês terão algum problema com o mesmo.

termo de visita de imóvel aperto de mão

-O corretor esquece de levar o termo

O termo é assinado, em geral, no dia da visita, pode ser antes ou depois da mesma. São extremamente comuns os casos em que corretores esquecem de levar o termo para que o cliente assine o mesmo. Para evitar este tipo de situação, crie os seguintes hábitos:

  • Coloque todos seus compromissos em uma agenda (preferencialmente virtual)
  • No início do dia, verifique os compromissos e já imprima todos os documentos que serão necessários.
  • Antes de sair do escritório, para qualquer compromisso, verifique quais são os próximos eventos. Pode ser que você não tenha tempo de retornar ao escritório. Logo já leve os documentos para evitar este tipo de problema.

Esquecimentos são, em geral, combatidos com rotinas e hábitos. O exemplo acima é apenas uma sugestão.

-O corretor não tem tempo de criar contratos para cada nova visita

Este é certamente um problema, afinal de contas, quantas visitas um corretor executa por dia? Mas, felizmente, já existem geradores de contratos, como o que está incluso na plataforma ville Imob. Assim o tempo se torna um problema bem menor.

A exclusividade como uma solução interessante

Talvez um dos principais motivos pelo qual precisamos nos valer tanto do termo de visita de imóvel é o fato que são raros os casos em que existe um contrato de exclusividade entre corretor e proprietário. Convencer um proprietário a assinar um termo de exclusividade pode ser mais fácil que convencer todos os clientes a assinarem termos de visita.

Logo, sempre considere suas outras alternativas. Lembre-se também que a exclusividade no mercado imobiliário é certamente mais interessante que qualquer termo de visita. Isso porque, com exclusividade, você tem uma garantia legal com o proprietário. E você acaba podendo investir mais no imóvel, tendo uma maior segurança quanto ao retorno.

Nossa dica final acaba sendo a seguinte: sempre valorize seu trabalho. Sua função capturando fotos, anunciando o imóvel, criando descrições e encontrando clientes não pode ser ignorado. Isso sem contar sua experiência, seus conselhos, dicas, a avaliação e precificação do imóvel. Logo, sempre seja bem claro com seus clientes quanto à sua importância em relação ao negócio.

A assinatura do termo de visita de imóvel será, de certa forma, a maneira na qual os clientes provam que entendem seu valor e sua necessidade. Se você prefere não trabalhar com estes documentos, então tome bastante cuidado! Pode ser que algum dia você venha a encaminhar uma negociação e mas não receba seus devidos honorários.

E não se esqueça, se você tem buscado por maneiras de tornar seu negócio mais eficiente. Considere a utilização de uma plataforma para corretores de imóvel. O ville Imob é um software que tem diversas funções, desde um gerador de contratos até um CRM completo, ferramentas de integração e até mesmo um site imobiliário. Faça hoje mesmo um teste grátis e aumente sua produtividade.

Posts relacionados