A habilidade de tirar ótimas fotos de imóveis é essencial para um bom corretor imobiliário. Contar com fotógrafos profissionais para a execução de tal tarefa pode ser uma boa ideia. Mas os custos associados podem ser um fator limitante dependendo do imóvel e do lucro esperado com a venda do mesmo. Pensando nisso, escrevemos este artigo com algumas informações e dicas para que você tire as melhores fotos de imóveis.

1. Prefira dias ensolarados

Fotos em dias cinzentos não são muito atraentes certo? Pois é, aproveitar dias ensolarados para tirar suas fotos é a melhor ideia que você pode ter. Mas a vantagem não é simplesmente uma foto mais viva e com cores mais vibrantes. A iluminação natural do sol também ajuda e muito, principalmente as câmeras menores, de smartphone e as câmeras semi-profissionais.

fotos de imóveis ensolarado

É importante se atentar à um detalhe, no entanto. Existem regiões que apresentam chuvas frequentes em determinadas épocas do ano. Outras cidades passam por um inverno mais rigoroso que impede que os dias apresentem vários momentos de céu claro. Nestas situações, tente tirar as fotos externas em horários com maior incidência solar. Em geral entre às 10h e 16h.

Por fim, não utilize a falta de sol como desculpa para postergar indefinidamente a “seção de fotos” de um imóvel. Afinal de contas é melhor ter seus imóveis divulgados, mesmo que as fotos ainda não sejam ideais. Se o tempo não está dos melhores, tire as fotos com a maior qualidade possível e faça o seu melhor com softwares de edição.

2. Abra as cortinas e janelas

Abrir as cortinas e janelas na hora de fotos do interior de uma residência é sempre uma ótima ideia. Existem algumas exceções, é claro, mas, na maioria dos casos portas e janelas abertas são algo muito positivo.

O primeiro motivo é que o ambiente aberto passa a impressão de ser mais amplo e ventilado. Essas são duas características muito valorizadas no mercado imobiliário contemporâneo. A outra razão pela qual você deve optar por abrir as janelas é, novamente, a luminosidade. A luz natural sempre produzirá ótimos resultados nas suas fotos, logo sempre que a mesma estiver disponível, utilize-a.

fotos de imóveis janela aberta

As exceções à esta regra são as situações em que o sol está tão forte que existem diversos pontos que refletem a luz de maneira indesejável. Nestes casos uma simples mudança de horário das fotos pode ser interessante. Outra opção é testar ângulos diferentes. Mas se isto não for possível, fechar as janelas, cortinas ou persianas pode ser uma opção.

3. Acenda as luzes (na maioria dos casos)

Mais uma dica relacionada à luminosidade do ambiente. O motivo pelo qual focamos tanto neste aspecto da fotografia é simples. Sabemos que a maioria dos corretores utiliza o smartphone para a captura das suas fotos de imóveis. Isto não é um problema, muito pelo contrário, esta é uma ótima opção.

Os nossos celulares modernos tem câmeras com capacidade superior à muitas câmeras semi-profissionais de alguns anos atrás. Mas existe um ponto em que todos os smartphones modernos tem sérios problemas, fotos com baixa luminosidade.

A absorção de luz de um sensor fotográfico está associada ao tamanho do seu sensor. E como smartphones precisam optar por câmeras e sensores pequenos, para que o mesmo continue com dimensões aceitáveis. É natural que eles sofram com este tipo de situação. Logo, se você utiliza seu smartphone para fotografia imobiliária, saiba que toda ajuda em termos de iluminação é bem-vinda.

A regra de reflexos ainda é válida. É possível que o ponto de iluminação seja muito forte e dificulte que seu equipamento ajuste a exposição. Nestes casos verifique a possibilidade de redirecionamento da luz, se não for possível, pode ser necessário desligar a lâmpada.

4. Se possível, utilize um equipamento profissional

Sim, é possível tirar fotos ótimas com smartphones. Mas, como já dissemos, para que as fotos sejam ótimas é importante que você se atente à diversos detalhes. Além disso, algo que não abordamos é que, um smartphone mediano pode produzir fotos muito abaixo da média se as condições não forem perfeitas.

Um equipamento profissional pode ser um ótimo investimento. A confiabilidade do mesmo é o principal argumento de compra. Independentemente das condições a foto certamente terá uma maior qualidade que a obtida por um smartphone.

Novamente existe um detalhe importantíssimo. É essencial que você aprenda a operar o equipamento. Não adianta ter uma ótima câmera profissional e não saber utilizar a mesma. Logo, faça cursos de fotografia ou peça à um amigo que seja expert no assunto algumas dicas. Além disso, sempre experimente com o equipamento, somente assim você será capaz de extrair o máximo do investimento feito.

5. Aprenda um pouco sobre edição

Tirar fotos de imóveis perfeitas vai muito além do ato de apontar uma câmera e apertar o botão. A edição de fotos costuma ser o grande salva-vidas de corretores nos momentos em que uma foto não sai tão boa como ele esperava. Aspectos simples que permitem uma melhora significativa na foto envolve a correção das cores, brilho e contraste.

fotos de imóveis editor

Correções mais agressivas são mais difíceis de serem feitas com qualidade. Existem empresas, pro exemplo, que removem placas e postes em fotos imobiliárias, para que a fachada de determinado imóvel não seja prejudicado em uma foto. Mas, novamente, este tipo de ajuste é difícil de ser feito a menos que você seja bem habituado com a edição de imagens.

Algo que todo corretor de imóveis precisa saber, quando o assunto é lidar com imagens no computador é a compactação. Uma imagem de uma câmera fotográfica precisa ser redimensionada e compactada para que a mesma seja adicionada em um website, ou armazenada para usos futuros. É importante que o corretor saiba executar pelo menos esta etapa do processo. Não é algo complexo e existem programas que fazem esta compressão em lotes, economizando tempo.

Onde divulgar fotos de imóveis?

A divulgação de fotos imobiliárias ocorre no seu site de venda de imóveis, nos principais portais imobiliários e nas redes sociais. Uma ferramenta que pode te auxiliar na divulgação destes imóveis é o ville imob.

Com ele você tem acesso à um site imobiliário completo. Além disso, as ferramentas de integração trazem eficiência para seu dia-a-dia ao facilitar a postagem de anúncios nas redes sociais e portais imobiliários parceiros. Faça já um teste grátis e comece a divulgar suas fotos imobiliárias e os imóveis do seu portfólio em diversos locais da internet.

Banner horizontal fotografia imobiliária

Posts relacionados