Já pontuamos algumas vezes neste blog a importância da utilização de softwares para imobiliárias. Os motivos são vários, mas para simplificar podemos citar apenas alguns. Sistemas imobiliários possibilitam o aumento de eficiência, que, por sua vez, permite um aumento nos rendimentos e o crescimento saudável da imobiliária. Mas, uma vez que entendemos a necessidade como podemos escolher o melhor sistema para imobiliária?

Qual o melhor sistema para imobiliária?

Essa pergunta parece simples de ser respondida, mas na verdade não é. Isso ocorre porque sistemas para imobiliárias são softwares complexos que contam com diversos módulos e funções. Além disso alguns sistemas são otimizados para pequenas e médias imobiliárias enquanto outros são focados em grandes imobiliárias.

E não para por aí, existe também a questão do investimento. O corretor ou dono de uma imobiliária certamente escolherá um sistema que cabe no orçamento mensal da imobiliária. Por fim, pode-se dizer que o melhor sistema para imobiliária terá as funções que se adequam ao dia a dia da sua imobiliária. Além de encaixar no orçamento da mesma.

melhor sistema para imobiliária notebook

Além disso, é interessante que você esteja atento à extras como suporte técnico, treinamentos e outros detalhes. Tudo isso é parte do pacote do melhor sistema para imobiliária.

Agora vamos ver o que um bom sistema imobiliário possui, e, com base nestas informações você poderá escolher qual o melhor sistema para imobiliária. Isso porque você estará escolhendo o melhor com base nas atividades corriqueiras da sua imobiliária.

CRM Imobiliário

Esse é o primeiro módulo que é essencial para qualquer sistema imobiliário. Isso porque o CRM funciona como uma espécie de database e será nele que você cadastrará clientes e imóveis. Mas vamos entender melhor o que é o CRM e como ele funciona.

Primeiramente, CRM é uma sigla, em inglês, que significa gestão do relacionamento com o cliente, em tradução livre. Logo, a função do CRM é auxiliar no relacionamento entre a sua imobiliária e os clientes. Mas essa explicação é um tanto quanto abstrata, vamos ver algumas das funções de um bom CRM Imobiliário e entender como ele pode ser útil.

Uma das principais funções de um CRM Imobiliário é permitir que você realize o cadastro dos seus clientes. Dados como nome, endereço, estado civil, e algumas informações pessoais como familiares são úteis para o sistema. Outra função básica do módulo em imobiliárias é o cadastro de imóveis. O endereço, número de cômodos, fotos e outros detalhes são adicionados para cada imóvel.

Ao armazenar essas informações o CRM funcionará como um módulo essencial para os outros módulos que veremos ao longo deste artigo. Mas, uma das funções mais básicas que um CRM pode oferecer é a sugestão de imóveis de maneira proativa.

O sistema sabe o perfil do cliente e os diversos imóveis disponíveis na sua imobiliária. Então ele pode fazer o cruzamento dos dados para sugerir o melhor imóvel para seu cliente. Existe uma série de outros recursos que podem ser inseridos em um bom CRM Imobiliário, você pode encontrar esses recursos clicando aqui.

Site Imobiliário

É possível que você monte seu próprio site imobiliário, em um sistema diferente do seu sistema imobiliário principal. Mas neste artigo estamos buscando o melhor sistema para imobiliária e, para ser considerado o melhor, é importante que o sistema entregue à você elementos úteis como um site imobiliário.

É simples o motivo pelo qual a utilização de um sistema para imobiliárias que já possui um site imobiliário: integração. Veja bem, já falamos anteriormente que você cadastrará imóveis no seu CRM Imobiliário. Um sistema integrado possibilita que você simplesmente utilize o cadastro já feito e publique os imóveis diretamente no website.

melhor sistema para imobiliária site construção

Parece algo irrelevante, mas é uma atividade que ajuda muito na economia de tempo. Ou seja, ao fazer o cadastro dos imóveis apenas uma vez você está tornando seu processo muito mais eficiente.

Possua um site imobiliário inovador

Outro detalhe é que o melhor sistema para imobiliária precisa entregar um site imobiliário moderno e inovador. Em outras palavras, é essencial que seu site imobiliário possua uma interface amigável, links para contato, sistema de busca avançado, mapas, suporte para vídeos e muito mais.

Você provavelmente já possui uma logomarca com algumas cores e ter um site que combina com a mesma é importante. Por esse motivo, o melhor sistema para imobiliária deve entregar uma quantidade suficiente de opções de cores. Assim você poderá escolher um sistema que se adeque à identidade visual da sua empresa.

Adicionalmente, como as pessoas utilizam os smartphones cada vez mais, é importante que seu site imobiliário seja responsivo ou tenha uma versão mobile. Assim, quando alguém utilizar um dispositivo móvel o texto e os elementos gráficos serão organizados de tal forma que a leitura e o acesso não sejam comprometidos.

melhor sistema para imobiliária indicadores

Por fim, existem recursos adicionais que valorizam ainda mais um site imobiliário. Podemos citar o suporte multi-linguagem, links para redes sociais, otimizações SEO, entre outros. Estes recursos podem ser o que você utilizará como critério de desempate na hora de escolher o sistema imobiliário, portanto fique atento aos mesmos.

Software de Gestão

Embora todos os módulos deste artigo sejam essenciais em um bom sistema imobiliário, pode-se dizer que os três primeiros módulos são essenciais em qualquer sistema imobiliário. Afinal de contas o CRM Imobiliário é o local onde os dados dos imóveis e dos seus clientes ficará, logo é essencial. O site imobiliário é algo simplesmente indispensável nos dias atuais. E alguém precisa gerenciar a imobiliária, e o software de gestão tem a função de auxiliar esta pessoa.

Naturalmente, os próximos módulos são muito úteis, como veremos eles permitem um aumento na eficiência de qualquer imobiliária. Mas estes três primeiros módulos são, simplesmente, indispensáveis.

melhor sistema para imobiliária gráfico

Mas agora vamos entender a função de um sistema de gestão imobiliário. Basicamente, um sistema de gestão visa auxiliar o gestor em todas as suas atividades. Um gestor é, em geral, responsável por acompanhar e gerenciar a equipe, cuidar do setor financeiro e acompanhar os diversos processos de uma imobiliária. Vamos ver como um software imobiliário pode ser útil.

Para permitir o fácil gerenciamento da equipe de corretores, o melhor sistema imobiliário deverá permitir que o gestor tenha acesso ao que cada indivíduo tem feito. Por exemplo, quais atendimentos foram efetuados? Quantas vendas foram concluídas? E quantos imóveis foram captados? Essas informações permitem que o desempenho de cada corretor seja facilmente avaliado.

Agora se o gestor deve acompanhar o setor financeiro, um bom software de gestão deve permitir o fácil acesso à essas informações. Assim, detalhes como contas a pagar e a receber ficam facilmente acessíveis. Gerar recibos é uma atividade importante em várias situações, logo, um gerador de recibos automático é um recurso bem interessante.

Recursos adicionais interessantes

Existe uma série de recursos que tornam um software de gestão bem completo. Podemos citar, por exemplo o controle por nível de acesso. Um bom software de gestão pode permitir que cada membro da sua equipe tenha acesso aos recursos dos quais ele precisa no dia a dia.

melhor sistema para imobiliária resultado

Por exemplo, um gerente precisa de ter acesso a todo o sistema. Um corretor, por outro lado, precisa ter acesso ao banco de dados de imóveis, clientes, mas não precisa, necessariamente, saber as contas a pagar e a receber de uma imobiliária. Por fim, um membro da staff, como um atendente, por exemplo, pode precisar ter um acesso ainda mais reduzido.

Esses níveis servem, principalmente, para aumentar a segurança. Veja bem, ao limitar o acesso, você garante que um funcionário não alterará informações importantes por acidente.

Outros recursos interessantes são as estatísticas de acesso do seu próprio site imobiliário, cadastro de comissão, log de acessos, entre outros. Todos esses recursos, quando centralizados em um único software, permite que o gestor seja mais eficiente.

Sistema de Chat

Um sistema de chat integrado ao seu site imobiliário é, basicamente, uma opção adicional para que seu cliente entre em contato. E, vamos ser sinceros, neste artigo estamos elencando as ferramentas que o melhor sistema para imobiliária deve possuir e, um sistema de chat é simplesmente muito útil e versátil para ser dispensado.

O sistema de chat deve ter os recursos básicos como histórico, alerta sonoro e definição de status. Mas, existem recursos adicionais que tornam um sistema de chat ainda mais útil, como, por exemplo, a possibilidade de configurar mensagens pré-prontas. Este simples recursos pode tornar o atendimento muito mais eficiente e padronizado.

melhor sistema para imobiliária chat

Envio de documentos é outro recurso importante em um sistema de chat. Assim, você pode enviar para seu cliente fotos, documentos entre outros arquivos sem precisar de utilizar outro meio de contato.

Por fim, um ponto importante para sistemas de chat é a possibilidade do preenchimento de um formulário de contato caso não exista nenhum funcionário online. Assim, o cliente poderá deixar uma mensagem e, no próximo dia útil alguém entrará em contato com o cliente para responder à dúvida.

Ferramenta de integração de portais

Quantos portais imobiliários você utiliza para divulgar seus imóveis? Várias pessoas optam por utilizar somente um portal devido aos custos de investir em mais de um portal. Mas, este não é o único motivo. Em muitos dos casos, cadastrar todos os imóveis em diversos portais imobiliários exige um bom tempo.

Ferramentas de integração de portais servem, justamente, para permitir que você não perca tempo cadastrando seus imóveis em vários portais. Afinal de contas, você só deve ter que cadastrar seu imóvel uma vez, que é no seu CRM Imobiliário, qualquer outro cadastro que você faz é, certamente, um tempo que poderia ser investido de outra forma.

melhor sistema para imobiliária gestão

Uma ferramenta de integração de portais permite que você utilize as informações dos imóveis, disponível no seu CRM Imobiliário e transfira-as para diversos portais imobiliários. Você precisa simplesmente escolher quais portais deseja utilizar para cada imóvel. Além de informar suas credenciais na primeira vez que for utilizar determinado portal.

O melhor sistema para imobiliária irá ter essa ferramenta, mas, além disso, ele contará com diversos portais parceiros. Assim, você terá um amplo número de portais disponíveis para serem utilizados.

Ferramentas de integração social

Essa ferramenta funciona de maneira similar à anterior. Se você faz a postagem de seus imóveis nas redes sociais frequentemente, então isso certamente inclui alguns passos. Primeiro digite a descrição do imóvel, segundo selecione as fotos de uma pasta no seu computador, espere o upload, realize a postagem.

É natural que este processo dure em torno de uns cinco minutos, ou mais. Uma ferramenta de integração social permite que você selecione um imóvel, diretamente do seu CRM Imobiliário e realize a postagem da mesma em diversas redes sociais. Não será necessário fazer o upload manual ou buscar pelas fotos em seu disco rígido.

São poucos minutos economizados diariamente que, ao fim de uma semana podem significar um tempo bem significativo. Afinal de contas, se cada imóvel que você divulga através deste módulo permite a economia de apenas 3 minutos e você realiza quatro postagens diárias. Então, ao fim de uma semana você economizou uma hora inteira. Isso porque estamos sendo conservadores com o tempo economizado.

Então agora como escolher o melhor sistema para a minha imobiliária?

Bom, todos os módulos citados anteriormente são importantes se você realmente busca pelo melhor sistema. Isso porque qualquer imobiliária média ou grande precisa de ter acesso aos recursos citados. No entanto, somente você poderá escolher o melhor sistema para a sua imobiliária.

Isso porque como já comentamos existem recursos únicos em cada módulo que tornam determinadas atividades mais simples. E, se essa atividade é algo corriqueiro em sua imobiliária então você precisa escolher um sistema que conte com aquele recurso específico.

Além disso, existe a questão do investimento, a grande maioria dos sistemas imobiliários são acessíveis para as imobiliárias pequenas, médias ou grandes. Isso porque os valores variam de acordo com o número de usuários e imóveis por exemplo.

Agora, se você está em busca de uma sugestão de um sistema imobiliário, você pode verificar o ville Imob. Trata-se de uma plataforma com todos os recursos citados neste artigo. Além disso contamos com vários treinamentos e materiais de apoio, feitos com o objetivo de tornar a vida do usuário muito mais simples.

Temos inclusive um teste gratuito para que você possa verificar os diversos recursos oferecidos. É isso por hoje, bons negócios.

Posts relacionados