O processo de administrar uma imobiliária não é dos mais simples, na verdade é exatamente o contrário. Por esse motivo, é importante que a gestão seja bem executada e, atualmente existem softwares que podem auxiliar a pessoa responsável pela gestão do negócio, tornando-o cada vez mais eficiente e lucrativo. No artigo de hoje veremos como um software imobiliário pode auxiliar na gestão imobiliária.

Qual a função de um gestor ou gerente

Na maioria das imobiliárias, o gerente ou gestor é o próprio dono. E sua função é extensa, em termos de gestão imobiliária ele precisa lidar com: gestão financeira, de pessoas, de ativos (patrimonial) e de clientes. São diversas funções para que apenas uma pessoa resolva.

Além disso, é importante citar que essas funções são críticas para que o negócio dê bons resultados. Em outras palavras, todos nós sabemos que uma má gestão financeira pode significar o fim de uma imobiliária. Mas o mesmo vale para uma gestão mal executada de clientes, pessoas e/ou ativos.

Por isso, softwares visam tornar a vida do gestor mais simples, ao integrar diversas soluções em um único local, e embora softwares imobiliários não possam realizar a gestão imobiliária em si, eles podem, certamente, auxiliar nas diversas tarefas que um gestor precisa executar.

Vamos ver algumas das funções que um software imobiliário, como o ville Imob, executa e como o mesmo pode auxiliar um gerente imobiliário. Mas entenda que se trata de um software integrado, logo todas as ações executadas têm ramificações que podem tornar processos subsequentes também mais práticos.

1. Controle de Placas e Chaves

Quem trabalha em uma imobiliária média ou grande sabe como a organização das chaves, embora pareça simples, é, na verdade, bem complexa. Diversos corretores tem acesso às chaves e manter um controle para que sempre se saiba quem possui determinada chave não é uma das tarefas mais simples.

gestão imobiliária chaves

O ville Imob possui um sistema de controle de placas e chaves que permite que, tanto o gerente, quanto os corretores saibam onde estão as chaves ou as placas da Imobiliária. São pequenos detalhes, mas uma chave que é perdida é um problema imenso para o gerente da imobiliária resolver, e ter um software que auxilia nessa questão pode ser crucial na gestão imobiliária.

2. Gerador de Contratos

Uma imobiliária precisa lidar com diversos contratos, sendo a grande maioria extremamente similar. Ou seja, existe um contrato padrão para compra e venda de imóveis, um para aluguel, e, certamente existem algumas variações que, de certa forma podem ser padronizadas.

Em diversos casos, é o gerente o responsável pelos contratos da imobiliária, e por essa razão, ter um software que permite a criação de modelos de contratos é essencial. Isso permite a economia de tempo e evita que cláusulas importantes sejam esquecidas.

3. Contas a Pagar e Receber

A gestão financeira é uma das funções principais do gestor imobiliário. Adicionalmente, esta também é uma das funções mais complexas, isso porque:

-A renda de uma imobiliária não é fixa, ela é, na verdade extremamente dependente do volume de vendas e, até mesmo da pontualidade do pagamento dos inquilinos associados à imobiliária.

-As contas imobiliárias também não são fixas, sim, água, lux, internet, funcionários, são valores relativamente fixos. Mas campanhas publicitárias, compra de equipamentos, entre outros gastos são variáveis e exigem bastante controle por parte do gestor.

Por esse motivo, softwares de gestão imobiliária, como o ville Imob, permitem o lançamento de contas a pagar e a receber. Isso facilita o controle financeiro, uma vez que o gerente da imobiliária terá todas essas informações em um único lugar.

4. Níveis de acesso

É verdade que raramente um funcionário “sabota” uma empresa apagando ou alterando informações deliberadamente. Mas, erros e acidentes acontecem, e as pessoas podem acabar modificando informações que são essenciais para a gestão imobiliária.

gestão imobiliária apagar

Por essa razão é essencial que um software imobiliário possua níveis de acesso para cada usuário. Assim, o gerente pode limitar as chances de acidentes durante a utilização do software imobiliário. É importante ressaltar que isso é necessário porque o software imobiliário possui funções úteis para todos, gerentes, corretores e funcionários  em geral.

5. Backups

Este é outro detalhe que visa a segurança das informações. Softwares imobiliários podem realizar e enviar backups automáticos das informações mais importantes semanalmente. Isso evita que algum tipo de problema possa impedir o funcionamento e a gestão da imobiliária.

6. Avisos Internos

Outra função que visa facilitar a vida do gestor é a possibilidade de enviar avisos internos diretamente da interface de usuário do software de gestão. Normalmente avisos podem ser enviados através de emails ou mensagens instantâneas. O que exige a utilização de outro aplicativo ou programa, o envio diretamente do software imobiliário permite que se economize tempo e torne o processo mais simples e prático.

7. Exportar dados

Softwares imobiliários como o ville Imob são muito completos, mas é importante ressaltar que vários corretores e gestores passaram boa parte de suas carreiras lidando com softwares como o Excel. O que significa que existem certos indicadores que eles preferem que sejam vistos através desses softwares.

gestão imobiliária planilha

Por exemplo, se alguém sempre utilizou uma planilha específica para calcular determinada informação, seria péssimo tirar essa opção ou forçar a pessoa a inserir cada dado manualmente. A possibilidade de exportação para planilhas de excel e PDFs permite um ganho de produtividade até mesmo para atividades realizadas fora do software imobiliário.

8. Log de Acessos

Como pode ser visto, garantir a segurança das informações é algo essencial para uma imobiliária. Na verdade, isso é essencial para qualquer negócio. E, um log de acessos não permite necessariamente a segurança, mas permite que, caso algum problema aconteça, é mais fácil identificar a causa do mesmo.

Um software imobiliário tem mais dezenas de funções que podem tornar a gestão imobiliária uma tarefa mais simples. E não para por aí, o ville Imob, por exemplo, possui um CRM Imobiliário, site imobiliário, integrações com redes sociais e com portais imobiliários, entre outras ferramentas.

Caso você queira ver como o software pode te ajudar, faça logo um teste grátis, onde você terá acesso às diversas ferramentas de gestão que são oferecidas pelo ville Imob.

Posts relacionados