Um bom corretor de imóveis sempre busca por maneiras de tornar seu serviço mais simples e rápido. Por isso existem formulários prontos para rápido preenchimento e, um destes é a ficha de captação de imóveis. Se você nunca ouviu falar nesta ficha, então continue lendo este artigo onde nós falaremos mais sobre o tema.

 

O que é uma ficha de captação de imóveis?

 

Primeiramente vamos explicar o básico: uma ficha de captação de imóveis é um formulário de preenchimento rápido. Nesta ficha o corretor adiciona os dados do proprietário e do imóvel que o mesmo está captando. A principal função desta ficha é captar todas as informações relevantes que auxiliarão no cadastramento do imóvel no sistema imobiliário.

 

ficha de captação de imóveis checklist

 

Existem diversos modelos diferentes de fichas, em geral, cada imobiliária utiliza um modelo distinto. E é comum que eles adaptem a ficha para que a mesma supra todas as necessidades internas. Trabalhar com fichas de imóveis é algo que traz diversas vantagens para o corretor de imóveis e a imobiliária em si. Vamos ver algumas destas vantagens abaixo.

 

1. Não esqueça um detalhe

 

Se você trabalha com uma ficha de captação de imóveis é comum que a mesma tenha todos os detalhes que você deve observar. Por exemplo, todo corretor que não utiliza uma ficha de captação já passou por uma situação em que ele esqueceu de perguntar ao cliente dados como ano de construção do imóvel. Uma informação importante para o comprador avaliar a questão estrutural do imóvel.

Alguns esquecem de perguntar o valor do condomínio, e já houveram casos de pessoas que esqueceram de verificar até mesmo a área do imóvel. E não se pode, necessariamente, achar que estas falhas são absurdas. Dentre as diversas atividades que um corretor precisa executar, é natural que tarefas sejam executadas com falhas caso não haja padronização.

No entanto, nunca é uma situação legal ter que ligar para o cliente, muitas vezes quando o mesmo está em trabalho, para perguntar algo que você claramente teve a oportunidade de observar ou perguntar antes. A impressão que o corretor passa não é muito profissional e alguns proprietários certamente notam isso.

 

ficha de captação de imóveis esquecimento

 

Uma ficha de imóveis lista todas as informações que um corretor precisa recolher no momento da captação do imóvel. Desde o número de quartos e suítes até a quantidade de vagas na garagem. Tudo fica em um formulário e o corretor terá que se esforçar muito para esquecer de algo.

 

2. Eficiência no cadastramento de imóveis

 

Outra etapa que pode ser agilizada com o preenchimento de fichas de captação de imóveis é o processo de cadastro do imóvel no seu sistema imobiliário. Imagine a seguinte situação: um corretor vai até um imóvel com duas folhas A4 em branco e escreve todas as informações específicas, sem seguir uma ordem previamente estabelecida.

Na prática isto significa que ele pode colocar a área do lote no início de uma página e colocar a área construída no meio do outro lado da página. Número de quartos pode estar em um ponto totalmente diferente de onde ele escreveu o número de suítes.

Quem for realizar o cadastramento deste imóvel terá uma dificuldade imensa em encontrar todas as informações captadas. Isso porque será necessário buscar uma por uma em um emaranhado de informações.

Agora, imagine como é muito mais prático simplesmente listar estas informações em uma tabela. A busca será minimizada pois, quem cadastra o imóvel com o tempo se familiarizará com a posição de cada informação. Assim, ele saberá que o número de quartos e suítes está na primeira coluna da primeira página. Enquanto o número de vagas na garagem fica mais ao fim da segunda coluna, por exemplo.

Por isso que é tão importante usar um CRM Imobiliário para fazer a gestão dos seus imóveis. Saiba mais no vídeo abaixo de Ramon Carvalho e Lucas Scarpi.

 

 

Preferencialmente, você pode até mesmo colocar tudo na ordem específica do software. Assim, quem faz o cadastro só precisará seguir a ficha de captação de imóveis. Em outras palavras: não será sequer necessário buscar as informações.

 

3. Rapidez na vistoria

 

Um corretor que não tem o costume de utilizar fichas de captação de imóveis certamente fica com aquela pulga atrás da orelha: “será que perguntei tudo mesmo?”. E isso faz sentido, afinal de contas, se não existe algo para guiar este processo é possível que o corretor fique meio perdido. Mesmo que ele tenha bastante experiência.

Uma ficha de captação de imóveis acaba sendo ótima pois ela permite que o corretor faça a vistoria e a captação mais rapidamente. Veja bem, tudo que ele precisa fazer é preencher a lista e, uma vez que a mesma está devidamente completa, a visita está concluída.

E o fato é que: a economia de tempo não é importante só para o corretor. O cliente também pode ter uma vida bem corrida e, se o corretor fica horas no seu imóvel relendo a folha de informações para garantir que não esqueceu nada, o cliente ficará bem insatisfeito.

 

ficha de captação de imóveis anotação

 

4. Segurança Jurídica

 

É interessante que a ficha de captação de imóveis tenha espaço para: informações do bem captado, dados do proprietário e um espaço para assinatura do mesmo. Essa assinatura torna esta ficha um documento que pode vir a ser importante para garantir ao corretor direitos de recebimento dos seus honorários.

Claro, este acaba sendo mais um dos documentos que dão segurança jurídica ao corretor. Lembre-se que existem outros documentos importantes no processo de venda do imóvel, podemos citar o termo de autorização de venda e o termo de visita, por exemplo.

Se você ainda não utiliza uma ficha de captação de imóveis, então este artigo certamente mostrou a importância de tal documento. Se você quer utilizar um termo deste tipo mas não conta com um modelo, não se preocupe. O ville Imob é uma plataforma imobiliária completa e nele você encontra uma ficha de captação de imóveis já pronta para que você imprima e tenha sempre uma na sua pasta.

Além disso, nossa plataforma conta com diversos outros recursos interessantes como vários níveis de acesso, ideal para imobiliárias com vários funcionários e que quer tornar o acesso ao software mais segmentado e seguro. Faça já um teste grátis do ville Imob e veja tudo isso na prática. Boa sorte e bons negócios.