Um anúncio de imóvel é composto por duas partes básicas: fotos e descrição. As fotos servem para mostrar cores, decorações, e outros detalhes. A descrição serve para falar o que nem sempre pode ser visto facilmente nas imagens. Fazer a descrição de imóveis perfeita é essencial para que um imóvel realmente conquiste seu cliente. Veja neste artigo dicas de como conseguir este feito.

Tenha uma ortografia e gramática perfeita

Esta é a primeira dica deste artigo porque ela é também a mais básica. Descrições com erros óbvios de português irão impactar sua reputação como profissional. Embora o comprador possa até relevar pequenos erros se a oportunidade for muito boa. Pode ter certeza que o proprietário não ficará nada satisfeito ao ver o anúncio do seu imóvel com erros ortográficos ou gramáticos.

Uma maneira prática de evitar esse tipo de situação é a seguinte: utilize o MS Word para digitar a descrição. A revisão ortográfica e gramática do Word ainda é uma das melhores (se não a melhor) do mercado. Em seguida leia novamente o anúncio e, se houver algum tipo de dúvida reescreva de maneira diferente o trecho. Outra opção é pedir para que algum amigo ou colega de trabalho leia e opine.

descrição de imóveis grafia

Evite abreviações

Existiu um tempo em que o anúncio de um imóvel não poderia ultrapassar 100 caracteres. E não tem muito tempo! Quem já teve que anunciar em jornais sabe muito bem o quão difícil era de chamar a atenção das pessoas para o seu imóvel com um espaço tão pequeno. Se você se pergunta quando as abreviações como “apto” e “dorms” foram popularizadas, bom, foi exatamente nesta época.

Mas, atualmente, os tempos são outros. Não existe a mínima necessidade de abusar das abreviações. A área de descrição em portais e sites imobiliários oferece espaço suficiente para que você consiga escrever as palavras “apartamento” e “dormitórios” ou “quartos” por completo. Logo, evite abreviações que seu anúncio ficará muito mais legível e claro.

Evite repetir informações

Você já reparou que vários anúncios de portais imobiliários indicam o número de quartos e área do imóvel? Alguns informam até mesmo as vagas de garagem e o número de banheiros. Estas informações são mostradas logo abaixo do título do anúncio e antes da descrição, em pequenos ícones.

descrição de imóveis vender

Pois bem, não faz o menor sentido simplesmente repetir estas informações na sua descrição. Agora, se seu objetivo é destacar que o imóvel possui quartos amplos, você pode até repetir a informação incrementando-a. Mas a simples repetição deve ser evitada. Vamos ver um exemplo com duas descrições de imóveis.

Título: Apartamento com 3 quartos à venda, 100m²

Subtítulo (comum em portais): -150m²           -3 quartos           -2 banheiros           -2 vagas

Descrição (1): Apartamento à venda com 150m², 3 quartos sendo um deles uma suíte, 2 banheiros e 2 vagas de garagem.

Descrição alternativa: Grande oportunidade, um belíssimo apartamento com 3 amplos quartos sendo um deles uma bela suíte, 2 banheiros para maior comodidade e mais conforto com as 2 vagas de garagem.

Fica claro que embora ambos exemplos repitam as informações um deles tenta trabalhar mais as informações quando comparado ao outro que simplesmente reescreve o que já foi dito anteriormente. O ideal é evitar ainda mais as repetições, na descrição alternativa a informação de 2 vagas de garagem poderia ser tirada caso ela não seja considerada o principal diferencial.

Repare que a informação da área foi totalmente removida da descrição alternativa. Isso porque a mesma já havia sido citada tanto no título quanto no subtítulo. Sendo essas linhas fixas nos anúncios de portais imobiliários.

Destaque as principais características do imóvel

Ao fazer a descrição de imóveis pense no comprador ideal do mesmo. Em seguida se pergunte: “o que este comprador está em busca?”, “o que este imóvel tem que fez com que ele se interessasse pelo mesmo?”. Uma vez que você define o que o comprador de determinado imóvel busca, basta destacar essa informação.

descrição de imóveis background

Vamos supor que você está vendendo uma casa em um condomínio fechado por exemplo. O comprador mais comum seria uma família completa (pai, mãe e filhos). E a escolha pelo condomínio fechado indica uma busca por segurança e tranquilidade. Logo você deve destacar estas informações na sua descrição. Vamos à um exemplo.

“[…] Tenha um imóvel em um condomínio fechado e dê à sua família a segurança e a tranquilidade que vocês sempre sonharam. […]”

Claro, acima temos apenas um exemplo. E esta frase não precisa ser necessariamente a primeira ou a última da sua descrição. Mas é interessante que algo deste tipo seja citado na descrição de imóveis.

Outro exemplo seria de um apartamento, para locação, em uma área central. Próximo de shoppings, cinemas, clubs e universidades. O inquilino mais comum poderia ser, neste caso, um universitário. Logo sua descrição pode incluir a seguinte frase.

“[…] Apartamento com ótima localização há apenas alguns minutos da universidade e próximo das principais opções de entretenimento da cidade […]”

Exemplos curtos adicionais

Se você nunca pensou nestes detalhes na hora de escrever suas descrições o começo pode ser difícil. Por isso separamos algumas características (além da segurança, que já foi citada) que são comumente destacadas. Sua função é descobrir apenas o principal diferencial do seu imóvel em questão.

descrição de imóveis corretor

-Áreas comuns em condomínios fechados (casas ou apartamentos).

É comum destacar prédios e condomínios que contem com piscina, espaço gourmet, playground, academias, supermercados entre outras facilidades.

-Imóvel com tendência de valorização

No caso de áreas em crescimento pode-se citar a tendência de valorização do imóvel com o objetivo de chamar a atenção de investidores.

-Fácil acesso ao centro da cidade

Pode se destacar esta característica em imóveis que não estão na área central da cidade, mas contam com fácil acesso através de transporte público (pontos de ônibus ou estação de metrô). Ou ainda, imóveis que estão próximos de vias de trânsito rápido.

Nunca se esqueça que para postar seu anúncio em portais imobiliários a melhor opção é contar com uma boa ferramenta de integração. Desta maneira você não precisará postar o anúncio de maneira individual em cada um dos portais utilizados. O ville Imob, por exemplo, oferece este recurso e muito mais. Faça hoje mesmo um teste gratuito e simplifique seu processo de divulgação de imóveis.

estrategias digitais para venda de imoveis

Posts relacionados