Chega o momento em que o proprietário vê a necessidade de se mudar e resolve vender sua casa e então surgem diversas dúvidas, “como eu faço para divulgá-la?”, “quais são os documentos necessários?”, “onde encontro interessados em fechar negócio mais rapidamente?”.

O proprietário então pesquisa e encontra diversos blogs e textos na internet explicando como o processo é feito, sendo que vários recomendam a utilização de um corretor ou uma imobiliária. Nesse momento a dúvida então se torna: “Será que eu consigo fazer tudo isso sozinho ou eu realmente preciso de um corretor?”.

Nesse artigo veremos motivos pelos quais você deve procurar por um corretor ou uma imobiliária para vender sua casa.

Avaliação correta do imóvel

O início do processo de venda de qualquer imóvel é a avaliação do mesmo, com base nisso pode-se definir o valor do imóvel. O corretor, por ser um profissional que é especializado na compra e venda de imóveis, saberá definir um valor que permite que o imóvel seja competitivo no mercado ao mesmo tempo que o mesmo atinge suas necessidades financeiras.

Quando o proprietário realiza a venda por conta própria, por outro lado, existe o risco de que o preço definido esteja acima do mercado, o que vai repelir possíveis clientes. Um risco, talvez maior, é o de definir preços abaixo do valor de mercado.

Corretor ou Imobiliária para vender sua casa

Nesses casos, o proprietário, inexperiente no negócio, pode achar que o número de interessados em seu imóvel está muito baixo e então decide abaixar o valor, tornando-o mais atrativo.

Esse fato é agravado pois, em muitos casos, o proprietário não conta com as ferramentas de marketing que uma imobiliária ou um corretor tem à disposição. E, como consequência, após uma grande espera, decide vender seu imóvel por um valor muito abaixo do que realmente conseguiria se tivesse procurado um profissional.

Ferramentas de marketing e divulgação profissionais

O corretor e a imobiliária dispõem de ferramentas e da expertise necessária para fazer com que o anúncio da sua casa seja profissional e atrativo. Em alguns casos são disponibilizados até mesmo fotógrafos, que sabem exatamente como tirar fotos perfeitas da sua residência.

Além de escritores, que vão redigir um texto que valoriza cada aspecto interessante da sua casa.

Uma vez que o corretor possui as principais características do imóvel, como área total, número de cômodos e as fotos, o próximo passo é a divulgação. Anúncios são colocados em portais imobiliários como o VivaReal, villeBusca, OLX, entre outros.

ferramenta de marketing

Além disso, corretores e imobiliárias dispõem de listas de email marketing adquiridas através da captação de leads em seu website, eventos e vendas anteriores. Eles podem portanto, enviar para estas pessoas um email divulgando um imóvel.

Uma das ferramentas profissionais mais interessantes para os corretores e as imobiliárias é a Integração de Portais, como a oferecida pela villeImob. Esse tipo de ferramenta facilita o processo de divulgação de imóveis ao permitir a postagem em diversos portais imobiliários parceiros de maneira simplificada.

Por fim, vale lembrar que diversas pessoas procuram por imobiliárias na hora de comprar um novo imóvel. Por esse motivo, ter seu imóvel cadastrado no CRM imobiliário ou no website de alguma imobiliária da sua cidade garantirá uma maior visualização do mesmo.

Riscos durante as visitas

Infelizmente, ainda existe a possibilidade de que pessoas tentem executar golpes durante as visitas. Como você tem poucas ferramentas de checar o background de algum indivíduo que se mostrou interessado no seu imóvel, fica difícil determinar as intenções verdadeiras do mesmo.

Imobiliárias e corretores, por outro lado, contam com as ferramentas adequadas para checar os antecedentes de um interessado e evitar que tais situações venham a ocorrer.

Tempo para as visitas

Ao decidir realizar a venda do seu imóvel por conta própria, você terá que dispor de um momento para apresentar o imóvel aos possíveis compradores. O problema é que, nem sempre sua agenda e seus compromissos diários vão coincidir com a agenda de um possível comprador.

Corretor ou imobiliaria para vender sua casa horario

Essa situação pode ser agravada pois, existem compradores que precisam de visitar o imóvel diversas vezes antes de fechar um negócio. Alguns precisam que todos os membros que vão morar no imóvel vão visitar o mesmo, em alguns casos, isso pode ocorrer em horários diferentes para cada futuro morador.

Um corretor com boa disponibilidade é essencial nesses casos. Assim, além de garantir que os clientes poderão visitar o imóvel em uma faixa de horários muito mais ampla, você não precisa dedicar seu tempo livre à essa atividade.

Formas de pagamento

Uma imobiliária ou um corretor, certamente terão mais conhecimento das diversas maneiras de pagamento de um imóvel. Dificilmente o proprietário saberá todas as formas de pagamento disponíveis e qual a mais adequada para o comprador.

Talvez o comprador quer financiar todo o imóvel, outros podem querer financiar apenas metade e pagar o restante à vista. Alguns terão dúvidas mais específicas, quanto ao pagamento antecipado de algumas parcelas ou quitação total da dívida de maneira antecipada.

Corretor ou imobiliária para vender sua casa Forma de Pagamento

Independente da situação e da dúvida do comprador, um bom corretor e uma boa imobiliária saberão como respondê-las o que aumenta as chances de sucesso do negócio.

Documentação e parte burocrática

Existem diversos documentos que devem ser assinados para a concretização da venda de um imóvel. Inclusive, uma falha nesta etapa, pode ter como consequência um imóvel que tem sua compra não oficializada diante de um juiz.

Um corretor sabe exatamente quais são os documentos necessários em cada tipo de negociação, seja venda ou aluguel. O mesmo serve para imobiliárias que, em várias situações, contam com modelos de contratos prontos, além de um checklist de documentos, garantindo que transtornos sejam evitados.

Segurança durante o pagamento

Não é somente durante as visitas que golpes podem acontecer, as compras de imóveis envolvem, naturalmente, altos valores. Dessa maneira, golpistas e oportunistas ficam de olho nessas situações. Uma imobiliária é equipada com os meios necessários para garantir que você receberá seu dinheiro com segurança.

Corretor ou imobiliária Segurança

Isso porque eles lidam com essas situações diariamente, e nesses casos, experiência é algo extremamente válido. Na maioria dos casos, até o comprador se sentirá mais inclinado em realizar o negócio com um corretor profissional ou uma imobiliária.

Pois, no final das contas, ninguém quer correr o risco de ter um grande prejuízo durante a venda ou a compra do imóvel. Com o CRM Imobiliário, você consegue ter o controle de seus atendimentos e clientes, evitando que esse tipo de prejuízo aconteça!

Posts relacionados