Nos últimos quatro anos, o número de corretores de imóveis aumentou 23% no Brasil, indo de 284 mil para 350 mil profissionais registrados. Por mais que a carreira atraia tantas pessoas, não vamos mentir: os primeiros passos no mercado imobiliário exigem muita dedicação.

É comum, no início da carreira, o corretor se desesperar e ficar ansioso para realizar a primeira venda. Há até quem pensa em desistir de tudo. Isso acontece porque o profissional ainda não está acostumado com uma transação imobiliária que, de fato, costuma levar alguns meses. No entanto, quando consegue concretizar uma venda, percebe que todo esforço valeu a pena.

Está pensando em dar os primeiros passos no mercado imobiliário? Então, veja o passo a passo de como virar um corretor (de sucesso):

 

Tenha uma formação

 

No mercado imobiliário, encontra-se de tudo: médicos, jornalistas, advogados e outros profissionais que decidiram largar a carreira para virar corretores. Mas não se engane. Um corretor de imóveis também precisa de um diploma para trabalhar.

 

primeiros passos no mercado imobiliário formação

 

Aqui, há três possibilidades: os cursos de Tecnológicos de Ciências Imobiliárias e de Gestão Imobiliária costumam ter dois anos de duração, enquanto o Técnico em Transações Imobiliárias demora de quatro a 18 meses.

Pesquise, esteja por dentro da grade curricular de cada curso e veja o melhor para o seu perfil. Cumpra o estágio e ganhe experiência. A própria instituição de ensino pode te indicar para estágio. E mais, não pare de estudar e evoluir profissionalmente.

 

Registre-se no CRECI do seu Estado

 

Depois de concluir o curso, é preciso se registrar no Conselho Regional de Corretores (CRECI). Não tem jeito, sem a carteirinha do CRECI, é impossível atuar como corretor de imóveis de forma legal. É ela quem te dará a possibilidade de trabalhar em uma imobiliária ou como autônomo, exercer a profissão, avaliar um imóvel e ainda captar imóveis no mercado.

 

Escolha bem sua imobiliária

 

Estar aliado a uma empresa reconhecida no mercado abre várias portas na sua carreira. Quando distribui um cartão de visita de corretor de imóveis com o logotipo de uma imobiliária forte no mercado, você já transmite muito mais credibilidade.

 

primeiros passos no mercado imobiliário cartão de visitas

 

Não que, no futuro, você não possa ter sua própria imobiliária. Mas no início é importante se apoiar em alguém. Uma boa imobiliária te dará o suporte e as ferramentas necessárias para alcançar grandes resultados.

 

A experiência ensina

 

Não tenha vergonha ou medo de pedir ajuda. Peça conselhos aos mais experientes e abuse do que eles já sabem. A chance de você errar, seguindo as dicas deles, é muito menor do que se fizer tudo agindo pela intuição.

Cola nos “velhos de casa” e aproveita o que eles têm para oferecer. Aliás, uma dica para quem está dando os primeiros passos no mercado imobiliário é trabalhar em conjunto. Corretores de imóveis parceiros podem ser uma ótima saída!

 

Segure a ansiedade

 

Comprar a casa própria é o sonho de 42% dos brasileiros, segundo uma pesquisa feita pelo Sebrae. Por isso, contenha sua ansiedade. Não pressione o cliente para que ele realize a compra rápido. Por ser um sonho, ele vai pensar muito antes de tomar uma decisão.

Tem que ser perfeito, entende? Então, segure a ansiedade, visite o imóvel antes do potencial cliente e observe cada detalhe. Conheça bem o seu público e se familiarize com os desejos e anseios deles, só assim pode oferecer o imóvel certo a ponto de convencê-los da compra.

 

Além dos primeiros passos no mercado imobiliário

 

Mais desafiador que virar corretor de imóveis é se manter firme na carreira. Além da concorrência acirrada, já existem aplicativos que prometem realizar a venda de imóveis sem o corretor. No entanto, a maioria dos clientes ainda prefere contar com a presença de um profissional capacitado para ajudar com a decisão de compra e a documentação da transação imobiliária.

 

além dos primeiros passos no mercado imobiliário

 

Na prática, isso quer dizer que o profissional não deve se dedicar apenas quando estiver dando os primeiros passos no mercado imobiliário. Pelo contrário. Como se trata de um mercado muito dinâmico, é importante se atualizar e ficar atento às novidades. Isso inclui saber (e aplicar) as tendências do marketing imobiliário e utilizar as principais tecnologias disponíveis.

 

 

Nesse sentido, que tal contar com o ville Imob? Trata-se de uma plataforma imobiliária “tudo em um”. Nela, você consegue construir um site imobiliário otimizado para buscas rapidamente, ter acesso a um CRM Imobiliário inteligente que faz cruzamento de dados, administrar as contas da sua imobiliária e por aí vai.

Faça um teste grátis e conheça todos os recursos da plataforma!

 

 

Posts relacionados