Você já parou para pensar quais são seus pontos fracos e fortes como profissional no mercado imobiliário e quais são os fatores que podem impulsionar ou prejudicar sua atuação? É exatamente isso que a análise SWOT propõe.

Sigla para Strength, Weakness, Opportunity, Threat (ou, em bom português, Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), a ferramenta SWOT propicia um conhecimento profundo de fatores internos e externos. A partir dessa análise, é possível ter uma visão completa ao atual momento do seu trabalho e, por consequência, traçar metas mais certeiras.

Portanto, a análise SWOT deve ser o pontapé inicial para um planejamento de carreira de qualquer profissional, inclusive dos corretores de imóveis. Mas vamos por partes. Primeiro, pegue uma folha e divida em quatro quadrantes, nos quais cada um represente os Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Aí, destaque todos esses pontos. Abaixo, veja um exemplo de como é possível – e útil – aplicar a ferramenta SWOT no mercado imobiliário:

Forças

Começando pelos pontos positivos. Aqui, você precisa elencar suas qualidades como profissional. Por exemplo:

  • especialista na avaliação de preços de imóveis;
  • conhece a região onde atua na palma da mão;
  • facilidade em se relacionar com os clientes;

Pronto, a partir desse levantamento, você sabe em quais aspectos você pode se sobressair e, por isso, deve explorar muito eles.

Imob-v30-728x90-post

Fraquezas

Nessa hora, é preciso ter um senso autocrítico bem apurado para não deixar passar nenhuma fraqueza. Por exemplo:

  • Não é um entusiasta da tecnologia;
  • Tem pouca variedade de imóveis para apresentar aos clientes;
  • Problemas com a pontualidade nos compromissos;

Diante desses problemas, você precisa encontrar soluções para que essas fraquezas não prejudiquem nos resultados do seu trabalho.

Oportunidades

Referem-se aos fatores externos que podem impulsionar a sua carreira. Para descrever as oportunidades, é necessário estar muito atento às novidades do mercado. Por exemplo:

  • Conhecer e aproveitar para divulgar imóveis em portais imobiliários;
  • Ir a palestras de especialistas para enriquecer seus conhecimentos e fazer networking;
  • Trabalhar em parceria para aumentar o número de vendas;

Conhecendo as oportunidades que o setor proporciona, compete a você sair da zona de conforto e ir atrás dessas ocasiões. A bola está com você!

Ameaças

Assim como as oportunidades, as ameaças independem de nossas ações, ou seja, elas também estão relacionadas aos fatores externos. Por exemplo:

  • Atual crise econômica do Brasil refletindo diretamente no mercado imobiliário;
  • Grandes imobiliárias se instalando na região onde você atua, aumentando a concorrência;
  • Legislação mudando o zoneamento do bairro onde você trabalha, o transformando em área comercial;

É fundamental que você conheça os fatores que colocam em risco seu negócio para não ser pego de surpreso. Vale a pena, também, sempre ter um plano B debaixo das mangas.

Em um mercado tão competitivo como o imobiliário, você deve ter um planejamento completo para se destacar e ele começa a partir de uma boa análise SWOT.

Depois de fazer a sua análise convidamos você para conhecer melhor a plataforma imobiliária ville Imob, são 7 recursos para auxiliar você em suas vendas e locações de imóveis!

Boas vendas!

Posts relacionados

Compartilhe: