Você sabe como tirar boas fotos de imóveis usando o seu celular? Esta é uma das formas mais práticas, fáceis e eficientes de ter material para usar em suas vendas. Entretanto, não é simplesmente sair clicando as cenas de qualquer jeito.

É preciso tomar alguns cuidados essenciais para que a foto não saia amadora e fique com um visual de não profissional. Afinal, isto é muito comum de acontecer pela falta de informações e conhecimento técnico. Acompanhe o texto e veja como melhorar!

Boas fotos de imóveis usando o seu celular

As boas fotos de imóveis usando o seu celular não são um segredo. Mas demandam um trabalho para que fiquem realmente apresentáveis, bonitas e, acima de tudo, vendáveis. Mas, como fazer isso de uma forma que não demande muito tempo e nem celulares ultra caros? Não há mágica, mas sim, você pode colocar algumas técnicas em prática e ter resultados muito melhores do que da maioria das pessoas.

Uma boa foto é a porta de entrada para muitos negócios. Principalmente se você trabalhar com alta rotatividade de imóveis e aluguéis, talvez seja ainda mais importante trazer fotos bonitas para o seu site ou mesmo para sua imobiliária física. Os sentimentos que uma foto pode despertar são inúmeros. E com estas situações, você começar a construir um relacionamento para fechar um negócio futuro de maneira muito mais fácil, do que se tivesse que explicar e defender o ambiente.

Quando alguém gosta de um imóvel, tenha certeza que ela só irá mudar de opinião caso visite o imóvel e não veja nada do que viu na foto. Por isso, há também a necessidade de ter equilíbrio e muito bom senso! Pouca qualidade é ruim. Mas o excesso de tratamento e manipulação é tão ruim quanto. Acompanhe o texto para saber mais.

Boas fotos de imóveis usando o seu celular

Como a foto pode ajudar a vender mais facilmente

Há quem diga que a propaganda é a alma do negócio. Há quem prefira entender que um bom plano de negócios faz total diferença. E nada disso está errado. Mas na área imobiliária, é preciso mais do que isso. E podemos conseguir este “algo a mais” justamente com algo que parece complicado, mas se feito da forma certa, não é. Estamos falando das fotos imobiliárias.

Uma boa foto imobiliária pode ajudar e muito na construção de uma venda. Ela será responsável por fazer o potencial cliente ter uma imersão enorme naquela cena. E esta imersão sará capaz de fazer a mente ter muitas ideias e criar muitos estímulos positivos. Além do mais, a foto é responsável por representar um local e aguçar a curiosidade de quem está consumindo-a. Abrindo, assim, uma série de oportunidades para o corretor.

Mas ao mesmo tempo, a foto pode ser desastrosa para os negócios. Se este não for um processo bem conduzido e devidamente orientado, uma fotografia feita de forma não profissional ou mesmo de com baixa qualidade, o potencial cliente notará e certamente deixará de dar credibilidade. E isto, consequentemente, fará com que a possível venda seja perdida. E você não quer isto, não é mesmo?

O que as pessoas esperam ao ver uma foto

Para você conseguir fazer boas fotos de imóveis usando o seu celular, é preciso ficar claro um ponto muito importante: entender o que as pessoas querem ver e esperam da foto. Sendo assim, de nada adianta você ter o melhor celular com a melhor lente, ou a melhor iluminação e se o principal não está sendo considerado.

Mas, como entender o que as pessoas querem ver em uma foto? Há diversas formas de abordar esta questão. E a primeira delas, é entendendo o comportamento do consumidor. Este ponto é crucial não só para fazer as melhores fotos, mas para conseguir abordar seus clientes de uma forma que não seja agressiva e muito menos passiva demais.

A partir do momento que você começa a entender o seu público-alvo, entender o que ele busca e como ele busca, tudo fica mais fácil. Entenda os gostos, o perfil, as necessidades e as vontades. E, desta forma, crie imagens que consigam capturar e representar tudo isso.

fotografia profissional

Por exemplo, se você tiver um imóvel com um quintal grande e uma boa área externa, explore estes detalhes com os potenciais clientes que demonstrarem interesse neste tipo de atributo. Há quem não priorize áreas externas. E, para estas pessoas, tenham fotos de outros lugares que combinem com o perfil.

Se tem algo que é certo, é a questão dos gostos. Por mais que um ambiente da casa seja incrível e a foto seja extremamente profissional, de nada adianta você mostrar para o cliente que não está interessado neste tipo de ambiente.

Com isto, você estará forçando a barra e, acima de tudo, forçando a relação. O que é muito negativo! Portanto, tenha fotos para diversos perfis e use-as conforme vai entendendo os gostos e necessidades do potencial cliente.

Como tirar boas fotos sem precisar contratar um profissional

É importante que fique claro: um profissional nunca é dispensável. Ou seja, sempre que possível contrate um fotografo para fazer as fotos dos seus imóveis. Esta é, disparada, a melhor forma de conduzir profissionalmente uma imobiliária. Para você pegar como exemplo, o próprio Airbnb paga fotógrafos freelancers para fazerem fotos dos imóveis anunciados por lá. Pois sabem da importância de uma foto bem feita.

Entretanto, há sim como fazer boas fotos de imóveis usando o seu celular. É um pouco mais complicado? É. Mas não é impossível e, seguindo as dicas abaixo, certamente você conseguirá criar cenas incríveis, transparecer profissionalismo e, acima de tudo, uma boa impressão para os seus possíveis clientes.

Vale lembrar que o conceito de uma boa foto é amplo. Você precisará, antes de mais nada, pensar no imóvel como um todo. O que ele representa? O que um novo morador pode sentir ao se mudar para esta casa? Quais são os pontos altos? Há algum tipo de acabamento exclusivo que valha a pena mostrar? E a fachada, valoriza o imóvel? Busque criar um “roteiro”, mesmo que seja mental, para criar uma história com suas imagens.

Dê preferência, comece pelos locais que a pessoa mais irá acessar. Depois, vá caminhando e narrando uma história na sua cabeça para que, assim, as fotos tenham conexão entre si e você consiga transmitir o máximo do poder positivo que elas produzem. Veja agora algumas dicas para colocar isto em prática.

Foto é luz e você precisa se atentar a isto

Boas fotos de imóveis usando o seu celular não são um quebra-cabeça complicado de resolver. E o primeiro ponto técnico que você precisa entender para que suas fotos comecem a parecer ainda mais profissionais, é a luz. Resumidamente, foto é luz. Ou seja, toda e qualquer imagem que você captar é, na verdade, uma captação da luz que se projeta para a lente e transforma em imagem.

Tendo este conceito básico bem definido, podemos entender que se foto é luz, quanto melhor for a iluminação, melhor. E isto é um fato. Fotos escuras não são bem apreciadas. Elas podem remeter a sentimentos negativos e causar uma sensação de baixa credibilidade. Além de que uma foto se produzida sem uma iluminação adequada facilmente ficará feia. E você não quer isto, não é mesmo?

Por isso, tenha sempre em mente que a luz é importante. Abra janelas, compre um refletor portátil, etc. Deixe os ambientes bem iluminados. Vale destacar também que a sua foto deve ser sempre a favor da luz, nunca contra. Uma foto contra luz terá a tendência de ficar escura da mesma forma que se não tivesse luz nenhuma!

fotografia profissional

Como o ambiente está organizado?

Pois bem, aqui começamos a entrar em questões mais estéticas da foto. Como o ambiente está organizado? Faça uma análise geral do imóvel e veja como você poderia melhorar aquela situação. Lembre-se a foto é sentimento. Se o imóvel parecer desorganizado, com itens jogados, fios soltos, capas de tomadas fora do lugar ou mesmo todas as portas abertas, a chance do resultado ser ruim é grande.

Por isso, pense sempre no cliente e busque criar um ambiente que esteja de acordo com os padrões visuais agradáveis aos olhos. Quando alguém vê uma imagem de imóvel, se imagina morando lá. Se tudo estiver uma bagunça ou desorganizado, as chances da pessoa querer morar lá são mínimas. Por isso, coloque empatia no trabalho que os resultados serão muito melhores.

Retire qualquer elemento prejudicial para cena

Se você trabalha com aluguel, por exemplo, poderá se deparar com muitos elementos prejudiciais na cena. Uma parede pintada, um papel de parede descolado, cabos de TV pendurados, etc.

Busque remover todos os elementos que causem qualquer tipo de impacto e ruído na foto. Lembre-se que uma boa foto de imóvel usando o celular é muito mais sobre questões visuais, do que questões técnicas em si.

O mais importante é deixar tudo limpo. Faça parecer que o imóvel é novo e está a espera de um novo morador feliz em receber sua casa nova.

boas fotos de imóveis usando o seu celular

Dê preferência para fotografar o imóvel vazio

Com a correria do dia a dia, pouco acaba sendo o tempo de esperar o imóvel ficar vazio para receber os novos moradores. Mesmo que você precise fazer o trabalho de forma rápida, nunca fotografe o imóvel com pessoas dentro. De preferência, até sem imóveis. A não ser que ele já venha mobiliado, mas esta é outra situação.

Quando o imóvel é fotografado com movimento de pessoas e um elevado número de móveis e objetos dentro, ele não parece novo. E muito menos parece que o novo morador poderá morar lá. Lembre-se que o impacto e a primeira impressão contam muito. Quem está buscando moradia, está também buscando conforto e aconchego. Transmita isto nas fotos.

Aposte em ângulos diferenciados e abertos

Fotografar apenas os cômodos de forma simples, é o básico. Deve sim ser feito, mas de uma forma adequada e com os cuidados e dicas que já passamos anteriormente. No entanto, inovar e diferenciar a história que você está contando com as fotos, também é importante. Por isso, aposte em ângulos diferenciados dentro da casa.

Uma casa é muito mais do que um teto. É um lugar de aconchego, privacidade e felicidade. Por isso, tente registrar situações que possam transmitir estes sentimentos para o potencial cliente. Muitas vezes apenas a foto convencional não será o suficiente.

Use a criatividade para montar cenas diferenciadas e que possam agregar. Por exemplo, se for um apartamento com vista para o mar, não fotografe somente o mar. Busque fotografar alguma parte do imóvel e que faça o mar aparecer de fundo. Assim, você criará uma cena realística e a imersão será grande.

boas fotos de imóveis usando o seu celular

Fazer o tratamento para postar é essencial

Boas fotos de imóveis usando o seu celular são também uma forma de vender. E como todo discurso de vendas ganha ajustes com o passar do tempo, uma fotografia também pode receber um tratamento especial. Nossa dica é: não tire as fotos e simplesmente as publique. Faça um tratamento dedicado para cada imagem.

Este tratamento não precisa ser a inserção de milhares de efeitos visuais. Muito pelo contrário, pois isto é até negativo. Tudo que você precisa fazer é ajeitar itens como a luz, o brilho, a nitidez, o contraste e fazer uma redução de ruídos. Tudo para deixar a leitura mais clara e suave.

Mas cuidado: conforme mencionamos anteriormente, o excesso não uma boa ideia. Jamais modifique as fotos de forma que faça parecer um ambiente que na realidade não existe. A manipulação de fotos pode ser uma ação negativa para as vendas. Muita atenção!

Tenha um site que facilite o upload das fotos

Depois que você conseguiu fazer as boas fotos de imóveis usando o celular, está na hora de publicá-las. Com o tratamento adequado, você não pode simplesmente colocá-las em qualquer lugar. Por isso, ter um site imobiliário dedicado e exclusivo para que suas fotos fiquem ainda mais valorizadas é essencial.

A Ville Imob oferece uma série de modelos para que você possa explorar os melhores recursos e, desta forma, transformar as suas imagens em verdadeiras cartas de vendas. Boa sorte!

Banner horizontal fotografia imobiliária