Ser um profissional autônomo, ou como alguns dizem, ser seu próprio chefe, é um sonho comum. As vantagens são diversas, que vão desde a cobrança até a jornada de trabalho. Mas não se engane, existem várias desvantagens também, uma vez que este modelo de trabalho exige disciplina e bastante força de vontade. No artigo de hoje veremos um pouco sobre as vantagens e desvantagens de ser um corretor de imóveis autônomo.

Naturalmente, vamos começar falando de coisa boa, vamos então falar das vantagens. As primeiras vantagens estão relacionadas ao fato que você define (quase) tudo.

Você define suas metas

Como você está trabalhando sozinho, você é quem define suas metas. Quer captar 50 imóveis por mês? Vá em frente! Mudou de ideia e quer apenas 20? Tudo bem! Você é seu chefe e você que definirá não só as metas de captação, mas também as metas de venda, de captação de leads e muito mais.

Agora, é essencial entender que o ponto chave não é a meta em si. Na verdade, toda meta tem um motivo específico que estará ligado, no final das contas, ao seu faturamento mensal e sua expectativa de crescimento. Funciona assim: se você quer determinado faturamento mensal, então você precisa vender uma determinada quantidade de imóveis. Essa será sua meta.

E é claro, você pode mudar sua meta, mas isso significa também mudar seu faturamento mensal (caso você esteja tendo resultados alinhados com as metas pré-definidas). Finalmente, você define sua meta? Sim, mas não é algo tão simples, você precisa levar em conta quanto quer receber e o quanto você quer (ou pode) trabalhar.

corretor de imóveis autônomo objetivos

Você define sua jornada de trabalho

Outra vantagem de trabalhar de maneira autônoma é poder definir que horas você começa seu dia e que horas você finaliza. Um corretor ainda é limitado à horários comerciais para determinados serviços. Mas existem algumas tarefas que podem ser realizadas em horários não convencionais.

Por exemplo, a divulgação de imóveis em portais imobiliários, edição de fotos, postagem e agendamentos nas redes sociais, entre outros. Tudo isso poderá ser realizado fora do horário comercial. Mas, a maioria dos encontros com os clientes acontecerá entre as 8h e às 20h (quando alguns clientes chegam em casa do serviço para eventuais visitas).

De uma maneira geral podemos sim afirmar que um corretor de imóveis autônomo tem mais flexibilidade no seu horário de trabalho. O profissional pode levantar às 10h e trabalhar até às 20h. Fazendo pausas generosas para almoço, lanches e até mesmo buscar filhos na escola, entre outros.

Ou ainda, o corretor de imóveis autônomo pode trabalhar de 8h às 18h, seguindo um horário comercial comum à risca. Ou por fim, ele pode trabalhar de maneira mais “desorganizada” em termos de horários. Desde que, é claro, ele compareça à todos os compromissos marcados e as metas pessoais sejam cumpridas. Vale lembrar que este último modelo não é recomendado para a maioria das pessoas.

corretor de imóveis autônomo tempo

Você não precisa dividir as comissões

Sabe aqueles 6% da comissão que um corretor de imobiliária precisa dividir? Se você trabalha de maneira autônoma ele é todo seu! Claro, você foi a pessoa que teve que captar, fazer o anúncio, fotografar, pagar por todos os custos relacionados à divulgação e, portanto é natural que a comissão seja sua. Em uma imobiliária é comum que o trabalho seja dividido, logo é justo que a comissão também seja.

Naturalmente, isto irá exigir que você seja proficiente não só na venda e na negociação. Você também deverá saber tirar fotos, cuidar da documentação, entre outros detalhes. Ou seja, é necessário ser um profissional completo.

Ótimas vantagens, me convenceu! Existem desvantagens mesmo?

Sim, como tudo na vida, ser corretor de imóveis autônomo tem seu lado bom e seu lado ruim. Vamos ver com mais detalhes as principais desvantagens e os principais problemas (que possuem soluções, como veremos).

É preciso ter (muita) disciplina

Para ser um profissional autônomo, em qualquer ramo, é essencial que você tenha bastante disciplina. No setor imobiliário isto não muda, você precisará ter disciplina e organização para que você atinja as expectativas dos seus clientes com êxito. E isto não é algo que todos temos como uma característica inerente. Para a grande maioria é essencial que se trabalhe e muito neste aspecto. Vamos ver algumas dicas.

  1. Faça um pequeno escritório em um cômodo mais afastado da sua casa, se decidir trabalhar em um home office. Isso irá melhorar sua percepção de um ambiente profissional e um ambiente de lazer.
  2. Estabeleça uma agenda rígida, principalmente se perceber que não está conseguindo cumprir todos os compromissos assumidos.
  3. Estabeleça metas e sonhe, isso também ajuda bastante na sua motivação diária. Que acaba ajudando a ter cada vez mais disciplina.

Os custos e gastos não são divididos

Lembra de como a comissão não ser dividida é uma vantagem? Pois é, o fato é que os custos também são todos seus. Isso inclui taxas pagas à portais imobiliários, gastos com marketing, eventuais terceiros contratados (fotografia e edição). Além do custo de ativos como impressoras, mesas, cadeiras e um computador dedicado.

corretor de imóveis autônomo contas dinheiro

Naturalmente, isso é uma desvantagem mas é preciso entender que com o valor das comissões é possível sim cobrir com todos estes gastos de maneira extremamente confortável. E, se você optar por um home office, então custos como o de internet e de água serão mínimos.

Agora se você optar por um escritório em outro local, aí será necessário arcar com custos de aluguel e as demais contas. Ainda é possível lidar com tudo isso e com um escritório em um local de maior movimento garante mais clientes. Sem contar que ficaria mais fácil expandir e fazer contratações de recepcionistas no futuro.

Dica:

Um corretor de imóveis autônomo terá que desenvolver diversas tarefas. Isso significa que ter uma alta eficiência e uma boa produtividade será essencial. Nós sugerimos que você invista em tecnologias como as plataformas imobiliárias integradas. Um ótimo exemplo é o ville Imob, que é um software todo planejado para que o dia a dia de um corretor de imóveis fique mais simples, prático e eficiente.

Portanto, se você está pensando em se tornar um corretor de imóveis autônomo, ou se você vai preferir trabalhar em uma imobiliária por agora, não deixe de dar uma olhada no ville Imob. Temos inclusive um teste grátis de 15 dias. Boa sorte e bons negócios.

Posts relacionados