É possível tirar fotos profissionais dos imóveis com seu smartphone? Não só é possível, como necessário. Afinal, o que você faria se estivesse procurando um imóvel na internet para comprar e se deparasse com um anúncio em que as fotos estão escuras e com baixa resolução? Provavelmente, sairia deste anúncio e iria procurar por outro. E com razão.

Quando pretende anunciar pela internet, você deve se preocupar muito com as imagens. E não há desculpas para não caprichar, uma vez que é possível tirar fotos profissionais dos imóveis com seu smartphone. Até os modelos mais modestos já apresentam boa qualidade na captura de imagens.

E vamos combinar que não precisa ser nenhum gênio da lâmpada para saber que a qualidade das fotos fazem toda a diferença na hora de divulgar seus imóveis na internet. Para tanto, você precisa prestar atenção em alguns detalhes. A seguir, confira oito dicas para tirar fotos profissionais dos imóveis com seu smartphone:

1) Foco

Uma foto desfocada é um desastre. Não tenha pressa na hora de tirar fotos. Aqui, posicione a câmera e tenha paciência até que ela encontre o foco. Não é raro a câmera focar um objeto errado, mas isso pode ser resolvido facilmente. Basta tocar no objeto certo na tela do seu aparelho e pronto: a câmera fará o ajuste.

fotos profissionais dos imóveis com seu smartphone foco

2) Nada de zoom

Nos smartphones, o recurso de zoom é completamente descartável, uma vez que a qualidade das fotos diminuem sensivelmente. Diferente das câmeras profissionais que usam lentes, os smartphones apenas ampliam e distorcem a imagem para dar a ilusão de zoom. Nesse sentido, sempre esqueça o zoom e tire a foto normalmente para deixá-la com a qualidade máxima. Na sequência, é possível recortar a imagem na edição, caso considere necessário.

3) Fotos horizontais

De preferência, escolha tirar as fotos na posição horizontal, de paisagem. Assim, quando um usuário for visualizar seu anúncio, ele terá uma noção mais clara do tamanho dos cômodos. Ao contrário, uma foto na vertical limita bastante o campo de visão.

4) Luz a seu favor

Quanto mais iluminado o ambiente, melhor suas fotos ficarão. Nesse sentido, evite tirar fotos em dias nublados e à noite. Escolha um bom horário que a iluminação solar favoreça o ambiente, normalmente entre 9 e 11 da manhã ou entre 14 e 16 horas.

fotos profissionais dos imóveis com seu smartphone luz a favor

Ah, e esqueça o flash, hein! Ao contrário do que muitas pessoas pensam, esse recurso ilumina apenas um local, deixando o restante do ambiente mais escuro do que já estava. O resultado final é uma imagem amadora e nada agradável. Caso seja necessário, procure outras fontes de luz, mas evite o flash.

5) Aplicativos de câmera

Por mais que a câmera nativa dos smartphones atuais já seja suficiente para quebrar um baita galho, você pode baixar aplicativos voltados para fotografia. Existem um monte de apps disponíveis para Android e iPhone que têm recursos de foco, exposição e por aí vai.

Aqui, estão duas dicas: Camera FV-5 (Android) e Manual (iOS). Com esses aplicativos, você consegue tirar fotos profissionais dos imóveis com seu smartphone.

6) Ambiente arrumado

Uma boa foto começa muito antes de você pegar a câmera em mãos. Produza o ambiente para deixá-lo limpo e arrumado. Afinal de contas, ninguém se interessa por uma cozinha cheia de louça para lavar ou por um quarto com a cama bagunçada, né? Esse descuido só afasta potenciais clientes.

fotos profissionais dos imóveis com seu smartphone ambiente arrumado

7) Muitas e muitas fotos

Em cada cômodo, aplique a regra dos quatro pontos: tire várias fotos panorâmicas de cada canto do ambiente. Se tirar muitas e muitas fotos, você terá muitas opções, facilitando sua vida na hora de escolher qual usá-las no seu anúncio de imóveis.

8) Divulgação na ordem

Quando for montar a galeria de fotos do seu anúncio, opte por deixar as imagens na ordem da visita. Isso quer dizer que as primeiras fotos devem ser da entrada e do hall, passando pela sala, cozinha e, por fim, os quartos e banheiros. Além de caprichar nas imagens, lembre-se de que um bom texto e informativo faz toda a diferença nos anúncios online, hein!

Aumente o alcance de seus anúncios

Após fazer o trabalho mais pesado – e importante – que é tirar fotos profissionais dos imóveis com seu smartphone, você precisa aumentar o alcance de seus anúncios. Para tanto, você tem de apostar em diversos canais.

fotos profissionais dos imóveis com seu smartphone divulgação

Em primeiro lugar, recorra a uma ferramenta de integração social. Desse modo, em poucos cliques o seu anúncio aparece nas principais redes sociais (Facebook, Twitter e LinkedIn), além do WhatsApp.

Sabendo que milhões de pessoas procuram imóveis em sites especializados, não deixe de contar, também, com uma ferramenta de integração de portais imobiliários. Seus anúncios aparecem no Portal VivaReal, OLX, Zap Imóveis e por aí vai.

E a plataforma imobiliária que reúne essas ferramentas e outros recursos indispensáveis para você administrar sua rotina é o ville Imob. Cadastre-se e impulsione seus negócios!

Posts relacionados