Ao ler o título deste artigo você pode ter ficado com dúvidas ou ter se perguntado? Qual tipo de avaliação estamos falando: velocidade, SEO, carregamento em dispositivos móveis? Bom, neste artigo queremos ser mais genéricos e analisar todos estes aspectos. As ferramentas úteis para avaliação do seu site de venda de imóveis estarão em um novo artigo. Neste veremos algumas estatísticas e dados que mostram a importância da avaliação do seu website.

Como anda seu SEO?

Se você é um leitor frequente deste blog, certamente já encontrou vários artigos em que destacamos a importância do SEO. Para quem não sabe, SEO é uma sigla que significa otimização de motores de busca, em tradução livre. Um site otimizado para SEO consegue ter um melhor ranqueamento no Google e como consequência consegue um maior tráfego orgânico.

Em termos estatísticos, a importância do SEO pode ser vista pelo tráfico gerado a partir de buscas online.

Você sabia que:

  • 51% de todo o tráfego gerado por sites é proveniente de pesquisas orgânicas;
  • O primeiro resultado do Google é responsável por 32,5% do tráfego de uma determinada pesquisa;
  • Mais de 90% dos usuários acessam os resultados da primeira página.

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Esses dados certamente mostram que ter um site de venda de imóveis que figura entre os principais resultados do Google é uma ótima ideia. Vocês perceberão que neste artigo e em vários outros destacamos o Google como motor de busca. Isso é simplesmente porque ele atualmente é responsável por mais de 80% de todas as buscas online.

Existem alguns detalhes que podem aumentar ainda mais as suas chances de sucesso. Caso você possua um escritório, incluir a localização, horário de funcionamento e um telefone são ótimas ideias. Isso porque estatísticas mostram que os consumidores valorizam cada vez mais conseguir essas informações em “cards interativos”.

Esses cards são exibidos em uma pesquisa no Google e permitem que uma ligação seja feita com mais facilidade. Além de permitir que o usuário tenha acesso ao botão “como chegar” que abre o GPS do smartphone já com o endereço. São pequenos detalhes que facilitam a vida do consumidor.

Palavra-chave não é tudo

Ao decidir implementar uma pagina otimizada para SEO vários escritores vão buscar pelas palavras chaves mais comuns. Este é o primeiro passo e é de fato extremamente importante para uma boa otimização. No entanto, o algoritmo do Google não avalia apenas este detalhe para classificar um website.

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Ou seja, existem outros fatores que também influenciam na classificação da sua página no Google. O conteúdo por exemplo, é uma das métricas observadas pelo motor de busca. O tempo que um usuário passa no seu website pode ser avaliado pelo Google. Isso ajuda a determinar se o conteúdo no mesmo é de fato uma boa resposta para determinada busca.

Outro detalhe que influencia o posicionamento em buscas orgânicas é o número de links. De acordo com a maioria dos manuais SEO: quanto mais links, melhor. Então ao escrever um artigo para seu site de venda de imóveis tente colocar links que direcionam seu leitor para outros artigos no seu blog e em sites de grande autoridade online (sites conhecidos).

Por fim existe um outro detalhe extremamente importante para determinar a posição do seu site em pesquisas orgânicas: o desempenho. E este é exatamente o tema do próximo tópico.

Seu site é carregado rapidamente?

O desempenho é um dos detalhes que os motores de busca avaliam nos sites para determinar a posição dos mesmos. Naturalmente, é válido notar que este parâmetro e todos os outros citados neste artigo são apenas alguns das centenas de parâmetros avaliados pelos algoritmos de motores de busca.

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Mas, mesmo que seu site de venda de imóveis seja mostrado entre os principais resultados de uma pesquisa, um desempenho baixo pode ser um grande problema. De acordo com um levantamento do Google, sites que demoram até 3 segundos para carregarem, tem uma chance de abandono 32% maior.

Mas o dado mais incrível é que: sites que demoram de 1 a 6 segundos para carregarem tem uma chance de abandono 106% maior. E o curioso é que, de acordo com levantamentos do próprio Google, um website leva, em média, 15 segundos para ser carregado em um dispositivo móvel com rede 3G.

Porque meu site de venda de imóveis é lento?

Diversos motivos podem fazer com que seu site imobiliário fique lento, um servidor ruim, detalhes de programação e o tamanho das páginas. Talvez o último item citado seja o maior responsável pela lentidão e o mais fácil de ser resolvido.

A mesma pesquisa executada pelo Google mostrou que 79% das páginas visitadas tinham mais de 1MB, e mais da metade tinham mais de 2MB. Em um caso particular uma única imagem tinha mais de 16MB. Para se ter uma noção, em determinadas cidades do interior essa imagem sozinha precisaria de quase um minuto para ser carregada, da acordo com levantamento do Idec.

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O interessante é que a simples compressão de imagens e textos resolveria os problemas. A utilização de imagens mais comprimidas mostrou que 25% das páginas reduziram seu tamanho em mais de 250kb e 10% atingiram uma redução de mais de 1MB.

Pode parecer pouco, mas são preciosos segundos economizados pelo seu lead e pelo seu cliente. Além disso as chances dele abandonar o site pela lentidão no carregamento são muito menores. Por fim, ele ficará feliz ao ver que seu website não consumirá todo seu pacote de internet.

Como garantir que meu site está otimizado?

Bom, são tantos pequenos detalhes que explicaremos melhor sobre otimização nos próximos artigos. Mas, por hora podemos falar da importância da escolha de uma boa plataforma para sua imobiliária. Isso porque existem plataformas, como o ville Imob, que oferecem um site imobiliário junto com a mesma.

No caso da ville Imob você pode ter certeza que está adquirindo um produto totalmente otimizado para usuários móveis. Mas que também não desapontará que optar por utilizar a versão desktop. Isso porque todos os templates contam com uma versão mobile ou são responsivos, ou seja, é um site de venda de imóveis que se adapta à tela em que está sendo exibido.

E o bônus é que você conta com diversas outras ferramentas inclusas na plataforma como CRM Imobiliário, ferramentas de integração de portais e integração social e software de gestão. Faça hoje mesmo um teste grátis e veja como esta plataforma pode ajudar sua imobiliária a crescer.

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