27 3262-0877 - WhatsApp: 27 99748-7465 [email protected]

Um dos pilares de um bom investimento é algo que trará um retorno no momento da venda. Afinal de contas, se um imóvel adquirido não sofre uma valorização quase passiva ao longo do tempo, então o mesmo não é exatamente um bom investimento. Entender o que pode influenciar a valorização de imóveis é ótimo para ajudar na hora de precificar imóveis. E é um ótimo argumento de venda para qualquer cliente, do investidor até os mais velhos.

Por este motivo no artigo de hoje vamos falar da valorização de imóveis. Mas vamos falar disso de um ponto de vista mais voltado para o investimento. Ou seja, nosso foco será que você saiba o que falar para que seus clientes vejam a compra como um bom investimento. Esses fatores podem ser uma valorização passiva, onde nada deve ser feito e o imóvel será valorizado. Ou mais ativa, onde pequenas alterações aumentam o valor significativamente.

Mas, sem mais delongas, vamos ao artigo.

A expansão de cidades

Se você tem a oportunidade de vender terrenos nos arredores de cidades média/grandes e não sabe como convencer seu cliente aqui vai uma dica: o crescimento natural das cidades. É verdade que o retorno deste investimento não se dará em pouco tempo. De um modo geral, o investimento em terrenos tem um retorno muito bom, mas é necessário esperar alguns anos.

valorização de imóveis casa

Mas a lógica é bem simples, não existe muito espaço dentro das grandes cidades do Brasil para construções novas. E isto não se limita às capitais, várias cidades de interior sofrem o mesmo problema. Com o tempo, novos prédios, condomínios e loteamentos utilizam terrenos que ficam nos arredores da cidade.

Isso significa que terrenos que são pouco valorizados atualmente podem ser muito valiosos em 10 ou 15 anos. Mas, é claro, este tipo de compra só é válida para um cliente que não vai precisar do recurso investido no curto prazo. Isso porque caso ele precise do mesmo em apenas 1 ou 2 anos pode ser difícil encontrar um novo comprador. Visto que o retorno do investimento ainda não estará tão claro para todos.

Bairros com pouca infraestrutura

Investir em imóveis em bairros com infraestrutura precária pode ser uma ótima maneira de ganhar recursos no médio prazo. O retorno não é tão grande como no caso anterior. Mas é mais rápido e relativamente mais garantido.

O que seria pouca infraestrutura? São aqueles bairros sem asfalto, que podem ter ou não iluminação e saneamento básico. Do ponto de vista do investidor, comprar um terreno nestes locais é uma ótima ideia. Principalmente se existe planos de desenvolvimento do local por parte da prefeitura local.

Pense da seguinte maneira: hoje o lote vale apenas R$ 10.000,00, mas está sem nenhum tipo de infraestrutura. Agora, em dois ou três anos as ruas ao redor do mesmo foram asfaltadas, existe iluminação pública e saneamento básico. É bem provável que o valor tenha sido dobrado, triplicado ou atingido valores ainda maiores.

valorização de imóveis plantar dinheiro

Claro, é sempre bom saber se existem planos de desenvolvimento local por parte da prefeitura. Além disso, nestes casos, quanto mais próximo do centro da cidade, maiores as chances de valorização.

Grandes empreendimentos locais

Suponha a seguinte situação: um shopping center está chegando em uma cidade e este ocupará uma região relativamente deserta. O acesso até a região é rápido (caso contrário ninguém iria até o shopping). Mas o mesmo não está na área central e mais valorizada da cidade.

Agora imagine: todos os imóveis já construídos próximos deste shopping terão uma valorização incrível. Este pode ser um ótimo argumento para a compra de imóveis usados em regiões que estão sendo valorizadas. Seja pela construção de Shopping Centers ou por qualquer outro tipo de construção comercial. Cinemas, escolas, universidades, até mesmo agencia bancárias. Tudo pode ajudar na valorização de um imóvel.

Compra de imóveis na planta

Imóveis ainda na planta podem ser adquiridos por valores até 30% inferiores ao que serão vendidos quando concluídos. Isso porque as incorporadoras e construtoras precisam de recursos para começar as obras. E é assim que imóveis comprados ainda na planta tem um custo menor: a necessidade é maior.

valorização de imóveis planta

Mas isso não significa que todos os imóveis comprados na planta terão uma valorização significativa. Na verdade, é essencial que seu cliente faça uma pesquisa de mercado e avalie se este investimento é realmente bom. Cabe a você informar que existe a possibilidade de valorização, mas, como todo investimento, existe algum risco.

Sempre recomendamos que você, como corretor de imóveis, trabalhe com parceiros confiáveis. Isso inclui trabalhar com construtoras e incorporadoras com um histórico positivo. Claro, isso ainda não é garantia de um bom investimento. Mas pelo menos aumenta a garantia que o imóvel será, de fato, entregue e mais, dentro do prazo.

Lembre-se: para você é importante que seu cliente fique feliz e satisfeito, nestes casos isso depende da construtora. Mas isso não significa que o cliente irá recomendar você mesmo que haja grandes atrasos e problemas nas suas negociações.

Imóvel comercial ou residencial

Sabe quando falamos dos empreendimentos que podem valorizar imóveis ao redor? Pois eles também podem desvalorizar imóveis, mas isso depende, em muitas situações, do uso. É o seguinte: suponha que uma casa de show é construída em uma área com alguns imóveis comerciais e outros residenciais.

valorização de imóveis investimento

Do ponto de vista do morador esta casa de show representa barulho e um incômodo em geral, principalmente à noite. Mas, para os estabelecimentos comerciais ao redor, especialmente as lanchonetes, esta casa de show representa um aumento significativo no número de clientes.

Isto mostra como o uso do imóvel pode representar uma valorização significativa do mesmo. Existem imóveis comerciais que são alugados por valores duas ou três vezes maiores do que seria possível se os mesmos fossem imóveis residenciais.

Portanto, sempre avalie, junto com o proprietário estas possibilidades. Pode ser que algumas pequenas obras e adequações que transformam um imóvel residencial em um comercial tenham um ótimo retorno financeiro.

Com esta dica concluímos o artigo de hoje, se você quer saber de mais pequenas alterações que podem valorizar um imóvel, dê uma olhada neste artigo. Mas, se você quer saber de como divulgar os imóveis e terrenos captados, sugerimos o ville Imob. Além de auxiliar na divulgação o ville Imob é uma plataforma completa para corretores e imobiliárias. Faça hoje mesmo um teste grátis!