Reformas são ótimas maneiras de renovar um imóvel que você pretende morar por um longo tempo. Mas essa não é a única função das reformas: você sabia que grandes reformas podem aumentar o valor de venda de um imóvel em até 40%? Hoje veremos 9 simples reformas que podem valorizar um imóvel, nosso foco será nos pequenos reparos, de baixo custo e alto retorno.

1. Pintura

Não pode existir um artigo de reformas que podem valorizar um imóvel que não cita a pintura. E não é para menos, um serviço de pintura representa um investimento relativamente baixo, e se o morador estiver disposto a fazer o serviço o custo é apenas o da tinta.

reformas que valorizar um imovel pintura

Além disso, como o objetivo é a venda do imóvel, tintas de cores mais comuns e baratas podem ser usadas sem comprometer a qualidade do serviço. A dica mais importante é: escolha uma cor neutra para agradar o maior número de compradores possível.

2. Rejuntes

Os rejuntes são outros elementos que tendem a ter um desgaste mais acentuado. Em alguns cômodos como banheiros e cozinhas, eles tendem a escurecer devido ao acúmulo de água constante. Alguns rejuntes podem até mesmo quebrar e soltar completamente do piso.

Felizmente este é mais um problema com solução simples. A aplicação de uma nova camada de rejunte é fácil e qualquer um pode fazer tal serviço. O preço do rejunte também não é elevado e ao fim do serviço seu piso parecerá algo novo em folha.

3. Revisão na parte hidráulica

Aqui você deve observar qualquer tipo de problema da parte hidráulica do imóvel. Desde pequenos vazamentos em torneiras até infiltrações e tubulações com defeito internos nas paredes.

reformas que podem valorizar um imovel encanador

Naturalmente, o custo final desses reparos e a facilidade da execução vai depender do estado inicial do sistema hidráulico da residência. Por exemplo, se haviam algumas torneiras e tubulações externas com vazamento, o problema é de simples solução. Por outro lado, se havia algum tubo interno defeituoso causando vazamentos e infiltrações, então o reparo será mais caro.

4. Furos de pregos e parafusos

É inevitável que não existam furos nas paredes, eles podem ter sido feitos para a instalação de quadros decorativos, armários, relógios entre outros. Mas se fazê-los é fácil tampá-los é tão fácil quanto.

A dica é simples: antes de realizar a pintura das paredes, compre um pouco de massa corrida e aplique nos furos. Depois basta pintar que a parede estará perfeita.

5. Revisão nas instalações elétricas

Esse é um serviço mais especializado, embora muitas pessoas saibam realizar a instalação de tomadas e lâmpadas, aqui recomenda-se que se chame um profissional especializado. Mas porquê? Simples, você não quer saber se a rede elétrica está funcionando, isso você certamente já sabe.

O que deseja que sejam identificados são problemas mais internos como fugas de corrente, causadas por cabos e emendas de baixa qualidade, por exemplo. O eletricista pode também identificar a necessidade da instalação de um quadro elétrico ou até mesmo a instalação de dispositivos de segurança.

reformas que podem valorizar um imovel eletricista

Esse serviço pode ficar um pouco caro, mas esse tipo de vistoria pode aumentar e muito o valor da residência.

6. Troca de tomadas

A troca de tomadas é um serviço simples e pode ser feito por qualquer pessoa desde que o interruptor geral esteja desligado. O objetivo desse tipo de trabalho é modernizar o ambiente, muitas residências ainda possuem aquelas tomadas cinzas e amarelas, mais antigas. Faça a troca pelas tomadas adaptadas ao novo padrão.

Aqui vai uma dica extra: se achar interessante, instale aquelas tomadas com saídas USB isso dará um ar moderno à residência. Faça isso de maneira estratégica: instale nos quartos, próximo de onde as camas ou escrivaninhas se encontram atualmente, e evite instalar atrás de armários, na cozinha e no banheiro, ou seja, locais que dificilmente seriam utilizados para carregamento de celulares e tablets.

7. Maçanetas

Maçanetas são peças mecânicas que trabalham de maneira repetitiva. Um detalhe importante sobre equipamentos mecânicos: eles se desgastam e tendem a falhar com o tempo. Por esse motivo as maçanetas mais antigas do seu imóvel podem não funcionar devidamente.

A troca de maçanetas é outro serviço simples que requer poucas ferramentas e pouco conhecimento específico. As maçanetas em si também são baratas, então realmente não existe motivos para mostrar aos potenciais compradores uma casa com maçanetas defeituosas.

8. Dobradiças

Esse é certamente a dica mais barata de todo o artigo. Você sabe as portas e os portões que ao serem abertos fazem aquele rangido alto e desconfortante? Bom, a solução para eliminá-los é extremamente simples: óleo lubrificante.

reformas que podem valorizar um imovel dobradica

Mas não precisa ser um mecânico para executar tal serviço. Você precisa simplesmente comprar um óleo de máquina que é vendido em supermercados e aplicá-lo nas dobradiças mais problemáticas.

9. Paredes mofadas

Esse problema é bem comum, que pode ter uma simples solução ou não: tudo depende do estado da construção e do tamanho da área afetada. O mofo é causado por umidade, por esse motivo o problema é notado com maior severidade no período de chuvas.

Para eliminar esse problema é necessário identificar o motivo da parede se encontrar com excesso de umidade. Se for chuvas, deve-se garantir que a parede está devidamente rebocada na parte externa e é interessante que se aplique uma camada de impermeabilizante.

Se o problema for uma tubulação ou algum outro tipo de vazamento, então deve-se consertar a fonte do vazamento. Uma vez que o problema esteja solucionado, recomenda-se a limpeza da parede mofada e, se necessário, pintar o ambiente.

Uma vez concluídas as reformas, qual o próximo passo?

Simples, o proprietário deve procurar um corretor ou uma imobiliária de sua confiança e iniciar o processo de divulgação e venda do imóvel. Se essas reformas foram todas feitas antes do contato inicial com o corretor, deixe claro para ele o que foi feito recentemente. Partes elétricas e hidráulicas vistoriadas podem ser um ótimo ponto no marketing do imóvel.

O corretor deve então tirar ótimas fotos da residência que teve sua pintura renovada, além de captar todas as principais características do imóvel. Com essas informações em mãos, o corretor irá, então, preparar anúncios para colocá-los em diversos portais imobiliários com a utilização de uma ferramenta de Integração de Portais, por exemplo.

Outra ação é a adição das fotos da residência nas redes sociais da imobiliária com uma ferramenta de Integração Social. Mas tudo isso só será feito uma vez que o imóvel esteja devidamente cadastrado no CRM Imobiliário, que permite maior facilidade em todos os processos subsequentes que serão executados pelo corretor. Vale lembrar que todas essas ferramentas estão disponíveis na plataforma do ville Imob.

Por hoje é só, desejamos boas vendas aos proprietários e aos corretores.

Banner horizontal fotografia imobiliária