De acordo com levantamento do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (CRECI-SP), a venda de imóveis usados avançou 115% em 2017. Diante desse dado, podemos afirmar que vender imóveis usados pode ser um ótimo caminho para os corretores aumentarem seus ganhos.

Mas a prática não é tão simples quanto parece, uma vez que essa transação imobiliária envolve muitas pessoas. Você pode, por exemplo, ter de conduzir uma negociação com duas pessoas de perfis completamente diferentes. Marcar e desmarcar visitas. Aceitar uma condição de pagamento e voltar atrás dias depois. Entre outras. Todas essas situações podem acontecer e acabar frustrando seus clientes.

Para evitar – ou minimizar – esses conflitos, listamos cinco dicas de como vender imóveis usados com mais eficiência: Acompanhe!

1) Faça uma vistoria criteriosa antes de vender imóveis usados

O primeiro passo para vender imóveis usados está em realizar uma vistoria criteriosa. Isso significa, na prática, fazer um exame das condições da propriedade, analisando todas as suas instalações. Aqui, vale a pena levar profissionais mais técnicos, como eletricistas e arquitetos, para fazer uma análise mais completa.

Se você também é um avaliador de imóveis, essa primeira vistoria dá informações suficientes para você estipular um bom valor de mercado ao proprietário. Aproveite, também, para ir se familiarizando com o imóvel e a sua região. Afinal de contas, o dono do imóvel espera que você se dedique bastante para realizar a venda, né?

2) Sugira pequenas reformas necessárias ao proprietário

De modo geral, os imóveis mais antigos não possuem um quadro elétrico (número de tomada, por exemplo) compatível às necessidades atuais. Isso pode ser um problema. Mas a situação piora quando o imóvel em questão não tenha tido nenhuma ajuste ao longo do tempo, o que pode implicar paredes manchadas e carpete mofado.

vender imóveis usados reforma

Num primeiro momento, o proprietário pode ficar com um pé atrás por conta desse investimento a mais. No entanto, você pode falar que é possível reformar um imóvel sem gastar muito. E um imóvel reformado agiliza o processo de venda, além de ficar valorizado.

Atenção: caso precise pintar as paredes da sala, por exemplo, prefira utilizar cores neutras. Do contrário, usar uma cor mais forte pode fazer com que um possível comprador perca o interesse no imóvel.

3) Tire fotos profissionais para os anúncios

Um ótimo anúncio de imóveis exige imagens de qualidade. Essa é a melhor maneira de chamar a atenção de interessados em meio a tantos anúncios na internet. De acordo com levantamento da Associação Nacional dos Corretores de Imóveis dos Estados Unidos, quase todos os compradores (98%) acham que as imagens estão entre os dados mais úteis em sites imobiliários.

vender imóveis usados fotos profissionais

E você pode tirar fotos profissionais dos imóveis com o seu smartphone. Basta prestar atenção na iluminação e no enquadramento das imagens. E, claro, não se esqueça de deixar os cômodos organizados antes de tirar as fotos, hein! 

Para completar, não deixe de fazer uma descrição atrativa e que dialogue com as imagens capturadas. Nela, vale a pena destacar o tamanho do imóvel, o número de dormitórios e de vagas, além das vantagens da região.

4) Encante os interessados durante a visita

Em primeiro lugar, sobretudo se o proprietário ainda estiver morando no imóvel, deixe alinhado com ele horários para que você possa realizar a visita imobiliária.

Isso é muito importante para que você possa chegar com antecedência e deixar o imóvel organizado e limpo. Já pensou receber uma visita com a cama bagunçada e as roupas jogadas pelo chão da casa? Não é nada legal, né? É uma chance de negócio perdida.

Durante a visita, aponte as vantagens da região do imóvel e faça sugestões de decorações que vão de encontro ao perfil do cliente. Nesse momento, vale a pena você consultar todos os dados do imóvel para não deixar passar nenhuma informação. Caso você use o CRM Imobiliário do ville Imob, você pode fazer essa consulta pelo tablet ou celular.

5) Tenha controle sobre a documentação

São muitos os documentos necessários para a compra de imóveis, principalmente quando falamos de imóveis usados. Aqui, compete ao corretor pesquisar tudo para saber se tudo está regularizado.

vender imóveis usados documentação

Qualquer conta de condomínio ou de imposto em atraso ou uma papelada faltante pode comprometer todo o seu trabalho. Por isso, tenha atenção redobrada nas questões burocráticas.

Seguindo todas essas dicas, você tem tudo para vender imóveis usados com sucesso. Boa sorte!

Posts relacionados