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Quando um cliente adquire ou aluga um imóvel com objetivos comerciais, o corretor pode aproveitar essa oportunidade para ajudá-lo a organizar seu ponto comercial. Não é só uma questão de argumentação para conduzi-lo ao fechamento do negócio. Ao dar dicas de reformas em ponto comercial, você presta um serviço de qualidade do começo ao fim da negociação.

Mas como fazer isso? Quais são as sugestões que o corretor deve fazer para ajudar alguém interessado na aquisição de um imóvel comercial? Acompanhe esse texto e veja quais dicas passar para reformas em ponto comercial. Confira:

Perfil do cliente para o ponto comercial

Logo nos primeiros contatos, procure conhecer o perfil de seu cliente. Vale a pena registrar todas as informações obtidas em seu CRM Imobiliário. Aqui, é importante você saber que tipo de imóvel seu cliente pretende adquirir, bem como as atividades comerciais que ele vai executar.

Com essas informações em mãos, fica muito mais fácil oferecer o imóvel certo. Isso sem falar que você já consegue pensar quais reformas você pode sugerir mais para frente.

Conhecimento sobre a legislação e normas

Cada atividade comercial está sujeita a alguma norma de regulamentação municipal. Todo o empreendedor precisa estar ciente disso para começar o seu negócio. Mas nada impede que o corretor de imóveis possa ajudar seu cliente que está se organizando para abrir um negócio próprio.

reformas em ponto comercial conhecimento da legislação

Normas sanitárias, de segurança e de acessibilidade: procure saber quais são as mais necessárias para o seu cliente e ajude-o a se informar ou encontrar os órgãos responsáveis.

Quanto às reformas em ponto comercial, compete ao corretor mostrar para o cliente se a obra é viável ou não por conta da estrutura do imóvel. Vale frisar os cuidados que devem ser tomados para não comprometer a estabilidade do local. Isso sem contar que algumas mudanças precisam passar pelo aval das entidades públicas.

Instalações elétricas

Uma das mais importantes reformas em ponto comercial está na instalação elétrica. Afinal, a eletricidade é bastante exigida na maioria dos estabelecimentos comerciais e ela precisa garantir segurança também. Portanto, mostre cada ponto e a caixa de energia ao seu cliente.

reformas em ponto comercial instalações elétricas

O corretor precisa ajudá-lo a enxergar se será necessário fazer alguma mudança em seu ponto, caso queira fazer a instalação de algum aparelho específico para o ramo de negócio que será aberto. Um restaurante, por exemplo, precisa de pontos elétricos em lugares estratégicos para dar conta do local de estocagem de produtos, além dos aparelhos da cozinha e ar-condicionado para manter a temperatura agradável do ambiente.

Nessas horas, o corretor deve levar em consideração inclusive a fachada do imóvel. O comprador pode querer instalar um letreiro bem atraente. Enfim, levante todas as possibilidades.

Indicação de projetistas e gestores de obra

Não é por acaso que recomendamos que o corretor deve se preocupar com o networking no mercado imobiliário. Na prática, isso significa que ele precisa trabalhar com profissionais de diferentes competências. É importante, por exemplo, ter arquitetos, engenheiros e designer de interiores como parceiros.

reformas em ponto comercial indicações

Dessa forma, você consegue indicar esses profissionais para fazer a projeção e conduzir as reformas em ponto comercial e em imóveis residenciais. Se o cliente reclamar que essa sugestão pode sair caro, faça-o pensar no quanto ele pode desembolsar depois para corrigir uma obra mal feita. Nessas horas, todo tipo de conselho vale a pena.

Pense na rotina do imóvel comercial

Quando estiver negociando um imóvel comercial, o corretor deve estimular seu cliente a imaginar como deve ser o dia a dia de seu estabelecimento, quais necessidades podem surgir e como será a logística. Esse exercício implica o questionamento de detalhes que ainda não foram lembrados. Você pode contribuir até mesmo com o planejamento do mobiliário.

Quando o cliente estiver certo de todas as questões estruturais do imóvel, nada pode impedir que a venda ou locação seja concluída. Para manter essa certeza viva, envie informações constantes que podem servir para o negócio que ele organiza. Ao fazer isso, você ganha a confiança de seu cliente e fica a um passo de concretizar o negócio.

Sucesso!