A gestão financeira para imobiliárias é uma das tarefas mais importantes e delicadas. Enquanto em um mês uma imobiliária pode vender muitos imóveis, nos meses seguintes ela pode enfrentar um período de vacas magras.

Se você deseja se manter no ramo e continuar apresentando um trabalho competitivo, não pode vacilar no cuidado com o fluxo de caixa, os demonstrativos de resultado do exercício, a margem de lucro e o volume de vendas.

Tamanha responsabilidade exige que sejam tomados cuidados importantes na gestão financeira para imobiliárias. Para ajudá-lo nessa tarefa, vamos trazer cinco dicas essenciais para o dono da imobiliária adotar em sua empresa. Confira:

Não misture finanças pessoais com empresariais

A primeira regra que o corretor empreendedor tem de seguir é separar as finanças pessoais das empresariais. Esse tipo de prática pode acontecer nas imobiliárias menores ou que estão começando a operar. No entanto, fica difícil de analisar seus resultados e garantir a quantidade de recursos disponíveis, se você usar dinheiro da empresa para pagar as contas pessoais, ou vice-versa.

gerenciamento financeiro para imobiliarias contas empresariais e pessoais

O ideal é que o corretor desenvolva uma estrutura de gestão financeira independente para preservar as finanças de seu negócio.

Uma boa estrutura de gestão financeira para imobiliárias

Para ser mais específico, desenvolver uma estrutura de gestão financeira significa seguir uma série de práticas que ajudam você a se prevenir das variações de rendimentos típicas do mercado imobiliário. Isso também contribui para o melhor controle do que entra e sai do seu caixa.

Então, identifique as despesas fixas e variáveis, mantenha todas bem documentadas, faça um controle apurado dos custos e crie um planejamento que estabeleça metas  e objetivos financeiros claros e condizentes com a sua realidade. São dicas básicas, mas valiosas que podem lhe garantir o mínimo de segurança para adotar medidas mais complexas.

A organização pode, inclusive, ajudar a pagar menos impostos e se manter dentro da lei, sabia? É só ter um bom planejamento tributário no seu sistema de gestão financeira.

Gerenciamento das inadimplências

Lidar com um negócio próprio é bastante complicado. Um dos motivos é que nunca sabemos quando vamos encontrar alguém que não cumpre a sua parte ou deixa débitos em aberto. Inadimplência é um risco que existe e pode comprometer o caixa.

gerenciamento financeiro para imobiliarias inadimplencia

Por isso, o dono de imobiliário precisa estar pronto para encará-la. Uma das formas é controlando o pagamento dos clientes, com rigor. Conheça os prazos dos contratos de locação e identifique quais são cumpridos em dia. Para os clientes mais problemáticos, crie um sistema de cobrança eficiente.

Se o processo for todo automatizado, as identificações podem ser feitas com mais agilidade. Pense nisso!

Investimentos necessários para uma imobiliária

Adquirir soluções tecnológicas e treinar os corretores de imóveis, por exemplo, são investimentos que podem se fazer necessários em uma imobiliária em algum instante. Contudo, você precisa saber qual o mais apropriado para cada momento.

Para se decidir, tente calcular o valor de retorno de cada opção para evitar uma alocação de recursos futuramente, devido a uma decisão inadequada. Faz parte da rotina do dono de imobiliária enfrentar desafios constantes para não comprometer suas finanças.

Tecnologia ajudando na gestão financeira para imobiliárias

Utilizar a tecnologia para fazer a gestão financeira da sua imobiliária traz diversas vantagens. Em primeiro lugar, ela evita o erro humano que todos nós estamos sujeitos a cometer. Além disso, a tecnologia agiliza os processos e reduz custos operacionais.

gerenciamento financeiro para imobiliarias tecnologia

O Software Imobiliário de Gestão apresenta um recurso para você gerenciar todo o financeiro da sua imobiliária. Nele, você faz o lançamento de todas as contas a pagar e contas a receber, além de gerar recibos. Em um só lugar, você tem todo o controle financeiro em suas mãos.

De quebra, a ferramenta do ville Imob dá acesso a todas as informações da sua imobiliária. Assim, você consegue acompanhar o trabalho de todos os corretores de imóveis da sua equipe e saber quantos imóveis você tem em sua carteira.

Se você ainda não está convencido de como a nossa plataforma ajuda na gestão financeira para imobiliárias, faça um teste grátis e tire suas próprias conclusões.

Posts relacionados