Você já parou para pensar na quantidade de imóveis que uma imobiliária precisa gerir. Se você é um corretor você certamente nunca precisou parar para pensar. Você vivencia isso diariamente. Naturalmente surge uma questão: como funciona a gestão de imóveis nestas imobiliárias? Existem softwares que podem auxiliar? Se você tem essa dúvida fique ligado neste artigo.

Como assim gestão de imóveis?

Neste artigo, quando citamos gestão de imóveis, nos referimos à maneira como uma imobiliária administra os diversos processos internos para que cada imóvel possa ser vendido ou alugado. Por exemplo, quem irá divulgar o imóvel? Quem é o corretor responsável? Quais contratos foram assinados? Quem visitou este imóvel?

Enfim, cada ação feita com relação à um imóvel deve ser controlada. Essa ação é utilizada para que o imóvel possa ser vendido ou alugado. E tudo isso deve acontecer sem que haja nenhum tipo de confusão. É importante que se saiba quem é o corretor responsável por um imóvel para que outro corretor possa entrar em contato caso exista algum cliente interessado. É essencial que tenha o controle de contratos assinados.

gestão de imóveis casa

E todo este controle é função da gestão. São funções desempenhadas por setores diferentes: vendas (corretores), marketing, jurídico, financeiro. Mas que são unidas pelo setor de gestão. Agora que já entendemos o que é a gestão de imóveis, vamos entender porque a mesma é importante.

Vários imóveis, clientes, proprietários e corretores

Uma imobiliária sonha em ter uma grande quantidade de imóveis em seu portfólio. Claro, desde que tenha uma alta rotatividade, o que demonstra que vários imóveis estão sendo vendidos. Isso é, naturalmente, um sinal de sucesso e de que os resultados estão sendo positivos.

Mas, ao ter vários imóveis em seu portfólio o gestor da imobiliária terá que se adaptar para conseguir gerir todo este processo. É importante que fique claro alguns aspectos já citados, como qual corretor é responsável por cada imóvel. Mas além disso, existem diversos detalhes individuais de cada imóvel que devem ser controlados.

Por exemplo, é essencial que você saiba quais clientes visitaram quais imóveis. Uma das melhores maneiras de fazer isto é através de declarações de visitas. Além da utilização de um sistema de CRM Imobiliário, onde essas informações ficarão armazenadas.

gestão de imóveis fechado

Vários imóveis também significam vários proprietários. Isso significa que você precisará prestar contas para cada um deles. Afinal de contas, se um proprietário confia na sua imobiliária para a negociação do imóvel e não recebe um feedback em meses, ele não ficará satisfeito.

Além disso, é essencial que você entre em contato para manter o anúncio atualizado. Pode ser que o proprietário desistiu da venda ou locação. Ou ainda, pode ser que ele tenha feito alguma benfeitoria no imóvel. Tudo isso deve ser verificado, sendo parte do processo de gestão de imóveis. Softwares podem auxiliar no agendamento de follow-ups para que você se organize e nunca se esqueça dos clientes.

Contratos ativos

É natural que quando algum cliente entregue um imóvel para a venda ele assine alguns documentos. Entre eles, existe um documento que autoriza a venda do imóvel pelo corretor ou pela imobiliária em questão. Pode existir até mesmo contratos de exclusividade.

Mas o fato é, estes contratos expiram, o que parece óbvio e é realmente simples. O que pode não ser tão fácil é o controle destes diferentes contratos. Fazer a gestão de imóveis é também garantir que todos os imóveis que a imobiliária possui no portfólio estão com a “papelada” em dia.

Planilhas podem até auxiliar neste processo, mas, novamente, elas não são a melhor opção. Um software imobiliário pode ajudar por notificar sobre eventos futuros importantes. Além disso você pode anexar documentos diretamente à página de um imóvel. Isso permite que você veja os documentos de determinado imóvel facilmente. Sem ter que busca-los em pastas ou drives online.

Controle de chaves e placas

Ao pensar em gestão de imóveis é quase impossível que o controle de chaves não venha à sua cabeça. Imobiliárias pequenas certamente já vivenciaram alguma situação inesperada com chaves. Agora, imagine imobiliárias médias e grandes.

Ter uma maneira prática e eficiente de controlar que possui a chave de cada imóvel é essencial. E isso é novamente, algo que pode ser feito em planilhas. Existem até formas de fazer isto sem nenhuma tecnologia.

Mas, fazer este tipo de controle através de software pode ser muito mais adequado. Assim, um corretor não precisa ir até a imobiliária para saber quem possui determinada chave. Ele pode simplesmente acessar o software imobiliário, pelo smartphone, e descobrir quem possui a chave.

gestão de imóveis chaves

Placas também devem ser controladas. É interessante que o dono da imobiliária saiba em quais imóveis estão as placas da imobiliária. Isso é útil para evitar a perda de materiais, que significaria gastos para a reposição. Mas além disso, garante que as placas da sua imobiliária não serão utilizadas sem o consentimento do dono da imobiliária ou dos corretores.

Novamente, isso pode parecer algo trivial em imobiliárias de pequeno porte. Mas a medida que o número de imóveis e funcionários aumenta, ter técnicas de controle e gestão de chaves e placas se torna essencial.

Outros aspectos da gestão de imóveis

Existem outros detalhes que um corretor ou um gestor precisa sempre estar atento. Por exemplo, qual é a comissão para a venda de determinado imóvel? Onde estão as informações de cada imóvel, incluindo fotos, vídeos e demais documentos? Quando foi a última vez que alguém visitou o imóvel?

Todos estes dados são essenciais para que seja possível gerir os diversos imóveis de uma imobiliária. E, como qualquer negócio, tudo começa de maneira simples, sendo possível fazer o controle através de técnicas básicas. Mas o que se observa é que, a medida que a imobiliária atinge suas metas e expande seus negócios. A utilização de técnicas antigas não são mais suficientes.

Se você ainda não possui um software de gestão imobiliária, recomendamos que considere o ville Imob. Não trata-se de um simples software, e sim de uma plataforma completa para corretores e imobiliárias. Incluindo um site imobiliário, softwares de integração e, naturalmente, um software de gestão.

Oferecemos um teste totalmente gratuito para que você veja como a plataforma funciona na prática. Clique aqui e veja como tudo funciona. É isso por hoje, boa sorte nos negócios.

Posts relacionados