Aumentar as vendas para imobiliária é sempre um desafio. Muitos critérios estão longe de estar a nosso alcance e nem sempre o mercado está a nosso favor. Mas há coisas que sim, estão em nosso controle e podem ser altamente estimuladas para que tudo funcione bem. É o caso de ter uma equipe qualificada, vencedora e motivada. Mas, como conseguir isso? Acompanhe o texto e saiba como ter este ambiente na sua imobiliária.

Aumentar as vendas para imobiliária

Antes de começarmos a dar dicas práticas, é importante termos em mente uma situação: uma empresa só vai pra frente se vender. E isto enquadra-se também nas imobiliárias. Ninguém sobrevive no mercado se as vendas não ocorrerem. E vendas, leia-se faturamento. Ou seja, há diversas formas de vender. Seja um serviço ou até mesmo o imóvel em si.

Mas ao mesmo tempo que isto é óbvio para muitos empreendedores, é também difícil. Por isso, um dos principais focos que você deve ter é vender. Estudar maneiras de conseguir isso. Propor inovações para atrair clientes. Testar abordagens e produtos. Resumindo: você precisa ir pra cima do mercado e nunca esperar para ver o que vai acontecer.

Estar um passo a frente da concorrência é sem dúvidas uma das formas mais simples de ter sucesso e vendas. E simples não significa ser fácil! Mas quem não está pensando neste aspecto, dificilmente conseguirá ficar por muito tempo na atividade. Mas, como se diferenciar da concorrência? Pode-se fazer de duas formas. A primeira, é estabelecendo estratégias vencedoras. A segunda, é contratando pessoas que tenham conhecimento técnico e teórico sobre estas estratégias. Ou seja, ter uma equipe de primeiro nível!

Mas sabemos que nem sempre é fácil contratar os melhores profissionais. Muito menos mantê-los. E é exatamente por isso que vamos te ajudar com algumas dicas para trabalhar com a sua equipe imobiliária. Ou, se ainda não tiver uma, se preparar para ter. Quer aumentar as vendas para imobiliária? Acompanhe o texto!

Treinamentos são fundamentais para manter uma equipe motivada e qualificada

A primeira dica é: foco no desenvolvimento! Desenvolver pessoas é uma das atitudes mais nobres que qualquer empresa, seja ela imobiliária ou não, pode ter. Esta não é uma fórmula mágica ou milagrosa para atrair ou reter os melhores profissionais. Mas é uma dica muito valiosa para você estimular a sua equipe que deseja crescer na carreira.

Uma das formas de montar uma equipe vencedora é oferecendo a possibilidade de subir alguns degraus e, no longo prazo, fazê-los enxergar potencial de retorto financeiro. Ou seja, ofereça cursos, workshops, treinamentos, aperfeiçoamentos, intercâmbios, bolsas de inglês, enfim! As ideias são inúmeras. Assim você poderá unir o útil ao agradável e criar um sentimento de fidelidade. Ou seja, o chance de o funcionário entender que está trabalhando em um lugar que valha a pena é muito grande.

E você quer justamente este entendimento por parte dos colaboradores. Pois se há algo que fazem as pessoas sentirem-se felizes e motivadas, é ter certeza do que estão fazendo! Procure proporcionar um ambiente neste sentido. E, obviamente, o bônus será o sucesso.

Desenvolva programas que estimulem o espírito de equipe

Além de oferecer cursos e metodologias que ofereçam crescimento profissional para sua equipe, você precisará desenvolver um pensamento e de espírito coletivo. Ou seja, fazer com que as pessoas entendam que trabalhar em grupo e de forma colaborativo, é positivo e gera mais resultados. Mas, como fazer isso? Dependerá muito de como é o perfil dos seus profissionais. Ou seja, uma análise psicológica e do setor de recursos humanos será importante.

Com estas informações, você poderá facilmente montar um plano que auxilie neste processo, focando em situações e operações que façam as pessoas trabalharem coletivamente. Por exemplo, você poderá traçar estratégias que começam no ponto A e vão até o ponto B. E para chegar ao ponto B, deve passar pelo setor 1, setor 2 e setor 3.

aumentar as vendas para imobiliária

Outro ponto importante que está ligado ao fator de trabalho em equipe, é a comunicação. Estimule seus funcionários a se comunicarem a respeito dos trabalhos. Todos precisam estar focados, porém, com uma visão global e ampla do que está acontecendo ao redor.

Busque a horizontalidade na sua empresa

Você já ouviu falar do mecanismo de horizontalidade na empresa? Este é um fator muito importante para aumentar as vendas para imobiliária. Basicamente, você tornará todas as operações horizontais. E não em forma de pirâmide. Ou seja, são todos trabalhando com o mesmo objetivo e juntos! Por mais que existam setores, conforme mencionamos no tópico anterior, você precisa fazer todos trabalharem juntos. Pois isto vai evitar de alguém deixar de fazer algo só por que não é do setor específico.

Mas isto precisa acontecer na forma de hierarquia, de cima para baixo. Ou seja, você como papel de líder, precisará fazer uma série de coisas que, teoricamente, você “não precisaria fazer” pois é chefe. Isto criará um ambiente horizontal, onde seus funcionários não se sentirão abaixo de você, mas sim, do lado. O que é ótimo para a visão de longo prazo da empresa e, claro, da retenção da equipe.

Bonificações são importantes e estimulantes

Se há uma coisa que move as pessoas, são as bonificações. Se o seu objetivo é aumentar as vendas para imobiliária, é preciso pensar nestas questões também. Agora que já entendemos que ter uma boa equipe, que seja qualificada e motivada é fundamental, como podemos estimular ainda mais que isso aconteça? Com bônus. Mas, como assim bônus? Acompanhe.

Você poderá criar um sistema de bonificação interno que beneficie os funcionários de alguma forma após alguma vitória. Que vitória? Você irá decidir com base no seu plano e objetivos para empresa. Que bonificação? Você também irá decidir.

aumentar as vendas para imobiliária

Mas lembre-se: precisa ser algo que as pessoas querem! E não apenas incentivos medianos que não levarão a estímulo nenhum. Dinheiro ou folga remunerada podem ser boas opções, visto que sua equipe é humana e, obviamente, trabalham para sustentar a família. Por isso, sempre considere opções relevantes e que gerem engajamento.

Torne as metas claras e objetivas para sua equipe

Nas reuniões estratégias e de alinhamento com a equipe, muitas vezes não fica muito claro o que de fato a empresa (imobiliária) espera de retorno. Corte as burocracias e o desperdício de tempo e seja objetivo: onde sua empresa deve chegar e o que fazer para isso acontecer? É isto que vai ajudar as pessoas se situarem e trabalharem entendendo para qual direção devem seguir.

Isto não é somente uma forma de ser transparente. Mas também uma forma de situar toda a sua equipe, sempre mente-os informados do que está acontecendo, seja para comemorar ou para repensar estratégias. E outro ponto que é muito importante: comemore pequenas vitórias!

Faça os funcionários sentirem-se valorizados e mostre que aquilo só aconteceu pelo trabalho de todos. Mas, obviamente, não faça isso de forma burocrática ou apenas falada. Demonstre com atitudes, as bonificações (que já mencionamos anteriormente) e outras formas de trazer sua equipe ainda mais perto de melhores resultados para sua empresa.

Reduza burocracias internas e estimule a flexibilidade de trabalho

Não há nada mais difícil de superar a cada dia de trabalho do que um ambiente burocrático e inflexível. Para que você atinja níveis de sucesso muito altos e consiga de uma vez por todas ter uma imobiliária rentável, deixe tudo preto no branco. Transparente. Acessível. Flexível. Todas estas ações farão com que os seus funcionários sintam-se muito mais motivados a trabalhar, pois eles irão perceber a sua preocupação de demonstrar tudo o que está acontecendo.

aumentar as vendas para imobiliária

Com relação a flexibilidade, é claro que horários são precisos. Principalmente para ter uma rotina produtiva diariamente. Entretanto, é preciso muito mais do que isso. O que recomendamos, é que você foque em metas e objetivos. Use as dicas anteriores para estabelecer objetivos (atingíveis) pela sua equipe e deixe os horários em segundo plano. O que importa, no final, é cumprir a pauta. E não fazer centenas de horas extras que você terá de pagar talvez de forma até desnecessária.

Por isso, seja um líder que acompanhe a rotina de trabalho de seus liderados. Mas, acima de tudo, as metas e objetivos!

Monte um plano de carreira que façam bons profissionais ficarem na empresa

Todo profissional quer entender para onde ele está indo e o que ele vai ganhar com o esforço dele. Desta forma, você poderá aumentar as vendas para imobiliária também estimulando e criando um plano de carreira para a equipe. Faça seu pessoal entender para o motivo de eles estarem ali. Faça com que eles tenham algo pessoal para mirar: o plano de carreira!

Muitos profissionais qualificados buscam empresas que ofereçam este tipo de planejamento, uma vez que o longo prazo é amigo de qualquer projeto bem sucedido. Por isso, não acanhe-se em contar com ajuda profissional para ter um ambiente de trabalho que possa aguçar a vontade dos funcionários de trabalhar e buscar crescimento. Afinal, quem não sabe para onde vai, na verdade, não vai para lugar nenhum. E isto é muito ruim para as pessoas e, obviamente, para sua imobiliária!

Proporcione um ambiente meritocrático

A meritocracia está em tudo. Sem ela, as pessoas não conseguirão desenvolver suas habilidades de uma forma competitiva e produtiva para empresa. É claro que precisa haver um limite, ou seja, nunca excluir alguém pelo fato de não ter atingido algo (níveis educacionais, por exemplo). Pois o que importa, na verdade, é cumprir bem o trabalho. No entanto, estimule bonificando a equipe que conquistar o que você propor! Este é o verdadeiro ambiente meritocrático, que faz as pessoas buscarem mais todos os dias.

aumentar as vendas para imobiliária

Para que as vendas da sua imobiliária cresça, é preciso que haja diversas forças girando a manivela e tocando o barco (de forma metafórica), não é mesmo? E para que isso aconteça, não basta ter os salários em dia e os melhores benefícios. Isto é o básico! Você sempre precisará oferecer algo a mais. Algo que mova. Que faça ter propósito. E, consequentemente, aumentar o seu faturamento.

Ouça seus funcionários

Esta dica se encaixa muito na questão da horizontalidade que mencionamos anteriormente. Ouça seus funcionários! Se você os contratou para determinada função, confie neles pois eles terão o conhecimento técnico e teórico sobre o assunto. Jamais tome a frente de um assunto que você não domine ou apenas “acredite” que saiba fazer. Deixe para quem sabe e estudou aquilo!

Esta é, na verdade, uma das maiores formas de desmotivar sua equipe e criar um ambiente vertical e completamente desestimulante. Aquilo que mencionamos anteriormente é muito válido aqui: foque nas metas! Trace-as e deixe que a sua equipe busque-as para você junto com a sua força de trabalho. Mas nunca limitando e nunca passando por cima.

É claro que você deverá acompanhar tudo de perto e sempre buscar indicadores racionais para determinadas atitudes. Ou seja, seu trabalho será liderar e acompanhar.

Seja um líder e inspire pessoas

Por último mas não menos importante, seja um líder e inspire pessoas! O exemplo sempre precisará vir de baixo. Lembre-se que quando você abre uma imobiliária, está buscando ter resultados financeiros com aquilo. E as pessoas que estão buscando um emprego, também! Por isso, você precisará deixar o papel de chefe de lado e tornar-se amigo de seus funcionários, para que eles sintam abertura, obviamente, flexibilidade.

aumentar as vendas para imobiliária

Todos são seres humanos. Todos precisam ser cobrados. Mas nunca com bases supérfluas. Sempre com bases racionais e com indicadores que apontem o que deve ser feito antes, durante e depois. E buscar estes indicadores é o seu papel. Se você precisa vender uma casa urgentemente, quais estratégias você deve tomar? Certamente não é pressionando a sua equipe de corretores e colocando prazos que só trarão ansiedade. Mas sim, usar todos os gatilhos citados anteriormente. Faça-os amar o trabalho!

Além disso, ofereça estrutura para que sua equipe desenvolva e produza ainda mais. Tenha um ambiente confortável, com equipamentos bons e que não atrasem o trabalho. Por exemplo, um sistema imobiliário eficiente ajuda e muito uma equipe a trazer mais resultados. Por isso, conte com a Ville Imob para aumentar as vendas para imobiliária. Boa sorte!