Já comentamos neste blog alguns artigos que comentam a importância da utilização de um software de gestão. Mas, para saber a real importância de um software de gestão para imobiliária precisamos saber qual a função do mesmo. Ou seja, como um software de gestão pode ajudar minha imobiliária a gerar valor? Quais funções permitem que a mesma seja mais eficiente? É exatamente isto que veremos no artigo de hoje.

Um software de gestão para imobiliária terá diversas funções e um ponto em comum é que todos esses recursos visam auxiliar o gestor. Vamos ver então algumas destas funções e entender como o corretor, gestor ou dono da imobiliária pode ser beneficiado.

Garantir a disponibilidade dos dados importantes para a gestão

Se você possui um software de gestão para imobiliária, uma das funções mais importantes deste software é garantir que você possui as informações essenciais para a gestão. Isso não significa que o software deve captar todas as informações de maneira automática, através da leitura de pensamentos.

Mas isso significa que todas as informações que são inseridas no software podem ser utilizadas pelo gestor. Por exemplo, um software de gestão deve permitir que um gestor avalie a eficiência dos corretores. Essa avaliação é feita através da verificação do número de atendimentos realizados, vendas concluídas, imóveis captados, entre outros indicadores.

software de gestão imobiliária backup

O gestor não deveria pedir aos corretores relatórios sobre suas atividades para informar especificamente essas informações. Isso porque seria uma má utilização do tempo por parte do corretor. Pois ele terá que dedicar uma parte da sua semana para escrever um relatório. E o gestor ainda teria que ler este relatório, onde os números poderiam não estar tão claros.

Esse conceito de disponibilidade de dados se aplica à outras informações. Podemos citar as contas a pagar, contas a receber, dados de imóveis, estatísticas de acesso do website, entre outros.

A integração auxilia o software de gestão

Agora se você está pensando como um software pode fazer tudo isso de maneira eficaz, a resposta é simples: Integração. Pense bem, um software de gestão que se comunica com seu site imobiliário consegue as estatísticas de acesso. Agora se ele é capaz de se comunicar com seu CRM Imobiliário, você consegue as informações referentes aos imóveis e clientes.

Além disso, a integração de todos os softwares imobiliários permite que você saiba qual corretor vendeu ou captou determinado imóvel. Além de também saber quais clientes foram atendidos por quais corretores.

software de gestão imobiliária eficiência

Nesse contexto, com todas essas informações disponíveis, a principal função do software de gestão para imobiliária é organizar e apresentar estes dados de uma maneira inteligente e clara.

O software de gestão tem a função de garantir a segurança dos dados

Acabamos de falar que o software de gestão tem uma grande quantidade de dados. Seria realmente uma pena se todas estas informações fossem perdidas devido à uma falha no computador do gestor ou dono da imobiliária. Felizmente existe uma maneira bem simples e prática de resolver este problema: o armazenamento na nuvem.

Ao optar por ter todos estes dados armazenados na nuvem você consegue também acessar as informações de qualquer computador. Alguns softwares permitem inclusive o acesso de dispositivos móveis, isso porque possuem um design responsivo. Logo, ao acessar em tablets ou smartphones o texto e elementos visuais automaticamente se adaptarão à tela.

Claro, para não ficar dependente de uma conexão com a internet e para garantir a disponibilidade dos dados, pode ser uma boa ideia programar o backup dos dados semanalmente.

Exportação de dados

O dia a dia de um corretor ou de um gestor é dinâmico. Além do mais, existem tarefas que o corretor simplesmente prefere realizar através de planilhas no excel que ele já utiliza há anos. Logo, a função de um software de gestão para imobiliária é oferecer modos de realizar estas atividades sem exigir que o usuário faça as atividades exclusivamente pelo software.

software de gestão imobiliária planilha

Ou seja, espera-se que o software de gestão permita que dados sejam exportados, assim o gestor ou o corretor podem importar estes dados em outros softwares facilmente.

Ajudar em tarefas corriqueiras

Como dissemos no começo deste artigo existem diversas tarefas que software de gestão para imobiliária deverá realizar. E as funções citadas são talvez as mais subestimadas, embora sejam, as mais importantes pois permitem que o software seja confiável e robusto.

Mas sempre existem pequenas tarefas que um bom software de gestão para imobiliária pode realizar. Por exemplo, um gestor deve cuidar da parte financeira de uma imobiliária. Portanto é importante que o software de gestão apresente as contas a pagar e a receber, além de gerar recibos.

Outra tarefa muito importante é a geração de contratos, isso porque essa tarefa é facilmente automatizada e requer um grande tempo se for executada manualmente. Um sistema de aviso interno também é um recurso interessante, pois permite que o dono da imobiliária envie avisos para seus funcionários através do próprio software de gestão.

Eu realmente preciso de um software de gestão para imobiliária

Essa é uma pergunta comum, afinal de contas muitas pessoas sabem que um software representa um investimento adicional e se questionam a necessidade do mesmo. E a resposta é simples: não. Você não precisa de um software de gestão para imobiliárias da mesma forma que a humanidade não precisa de veículos de transporte.

software de gestão imobiliária caminhada

Veja bem, você pode ir de São Paulo até o Rio de Janeiro andando, tranquilamente. Isso porque, andando 12 horas por dia você concluiria o trajeto em cerca de 8 dias, de acordo com o Google Maps. No entanto, o mesmo percurso pode ser feito em cerca de 6 horas de carro ou em apenas 1 hora de avião.

A moral da história é simples. Um software de gestão para imobiliária pode não parecer indispensável. Mas ele torna seu dia a dia muito mais prático, e para completar, o investimento pode ser considerado irrisório. O que pode ser visto quando avalia-se o aumento da eficiência proporcionado pelo software.

Caso você queira aumentar sua eficiência o ville Imob é uma ótima opção. Principalmente porque o ville Imob é uma plataforma imobiliária completa. Possuindo um software de gestão integrado ao CRM Imobiliário, site imobiliário e diversas outras ferramentas. E, como já dissemos, é exatamente essa integração que garante a eficiência de todo o sistema.

Oferecemos um teste grátis para que você veja, na prática, o ganho de eficiência possível quando utiliza esta plataforma. É isso por hoje, bons negócios e boa sorte.

Posts relacionados