Uma mudança pode ser vista de maneiras distintas. Alguns têm medo do novo e do desconhecido e evitam isso a todo custo. Outros estão dispostos a enfrentar novas aventuras e buscam por mudanças e novos ares. Para quem construiu uma carreira de corretor de imóveis ao longo de vários anos, uma mudança costuma não ser vista com bons olhos.

Mas não se preocupe, embora uma mudança definitivamente signifique um reinício, não existem motivos para temer tanto tal evento se o mesmo for necessário. No artigo de hoje vamos ver alguns passos importantes para que você consiga se estabelecer como corretor de imóveis em uma nova cidade o mais rápido possível.

Ajuste da parte legal

O primeiro passo é garantir que você poderá trabalhar na nova cidade como corretor de imóveis. Isso em termos legais e jurídicos. Se você for permanecer no mesmo estado, então não tem porque se preocupar com estes detalhes. Mas se você for mudar de estado então é importante fazer a transferência do seu CRECI.

Como sabemos o CRECI é um Conselho Regional, com pontos de atendimento em 25 dos 27 estados do Brasil. Portanto, se a cidade que você se mudará estiver em uma unidade federativa distinta da qual você mora atualmente, provavelmente será necessário transferir o seu registro.

carreira de corretor de imóveis mapa

É importante notar que essa transferência deve ser feita antes da mudança, preferencialmente. Você precisa, no mínimo, ir até o CRECI de origem (o atual) e verificar o passo-a-passo com exatidão. Isso porque, de acordo com a Resolução Cofeci 1.381/2016, a maior parte do processo de mudança será feita no CRECI de origem.

Portanto, se você esperar a mudança para verificar como transferir o seu CRECI, você pode ter a notícia que será necessário visitar o seu estado de origem urgentemente. O que adiciona tempo e custos adicionais inesperados.

De acordo com a resolução citada, você poderá transferir seu CRECI apenas se:

  • Não estiver inadimplente sob qualquer título junto ao Conselho, inclusive em relação a débitos parcelados.
  • Não estiver cumprindo pena de suspensão de inscrição;
  • Informar os endereços profissional e residencial que irá usar no Regional de destino;
  • Não ser sócio-gerente ou diretor responsável por pessoa jurídica inscrita no regional de origem.

Portanto, regularize sua situação, se necessário, o quanto antes para tornar agilizar o processo.

Não se esqueça de avisar seus antigos clientes e parceiros

Outra coisa que você deverá fazer é avisar aos seus clientes que você está de mudança. Isso é muito importante pois alguns clientes podem recomendar você ou te procurar e acabarem desapontados ao não conseguir entrar em contato com você.

carreira de corretor de imóveis mail

Além disso, avisar à sua rede de contatos que você irá se mudar e a cidade na qual você estará indo tem outro motivador importante. Alguns dos seus contatos podem conhecer desde potenciais clientes na outra cidade até mesmo pessoas de alto interesse como:

  • Donos de imobiliárias: podem te oferecer uma vaga;
  • Donos, responsáveis ou funcionários de construtoras e incorporadoras: podem também ter conhecimento de oportunidades;
  • Outros corretores: podem oferecer parcerias, ajudar você a se estabelecer como corretor no novo local;
  • Potenciais clientes: é bem difícil, mas alguém da sua rede de contatos conhecer outra pessoa que está em busca de vender ou alugar um imóvel bem na cidade que você está se mudando. Quem sabe você não ganha uma recomendação?

Sim, podemos até classificar estes aspectos como um “tiros no escuro”, porque as chances são realmente pequenas. Mas não custa nada tentar, afinal de contas, você tem mais chance de acertar o alvo dando um “tiro no escuro” do que simplesmente não fazendo nada.

E lembre-se, isso também é importante do ponto de vista ético e profissional, assim seus clientes e parceiros sabem que você está de mudança e podem buscar outras pessoas caso precisem do serviço de um corretor.

Conhecer a região

Uma vez que esteja tudo certo na cidade antiga, você precisará começar a conhecer a nova cidade e a nova região. Você pode (e deve!) fazer parte disso online. Abra o Google Maps, busque por novos empreendimentos no local, prédios novos e em construção. Busque também informações das construtoras locais e das imobiliárias.

carreira de corretor de imóveis bairro

Se for seu interesse trabalhar em uma imobiliária, então você pode buscar por vagas. Mas se preferir trabalhar como autônomo, você também precisará conhecer a concorrência.

Mas também existe a parte que precisará ser feita fisicamente. Ao chegar na cidade, converse com os moradores. Uma dica de ouro é: caso você esteja indo de ônibus, avião ou trem e precisar do serviço de um táxi, não deixe de conversar sobre isso com o taxista. Ele terá muitas informações sobre a região e em geral taxistas são muito amigáveis e dispostos a dar informações sobre a cidade.

Mas não pare por aí, também converse com seus vizinhos quando for se apresentar. Fale que você é corretor de imóveis e, se você se preparou bem, você pode até já ter alguns cartões de visita com seu novo endereço. Distribua os mesmos para todos que conhecer.

Não deixe de utilizar a técnica que já falamos aqui, de captação de imóveis pela internet. Com ela você pode conseguir captar vários imóveis rapidamente. Mas atenção: deixe para fazer isso assim que estiver na cidade. Assim você consegue conversar com o cliente pessoalmente, o que aumentará a confiança do mesmo.

E, por fim, não deixe de buscar por grupos no Facebook e WhatsApp destinado à venda e aluguel de imóveis. Todas as informações, incluindo o preço médio dos imóveis, serão úteis para que você reinicie sua carreira de corretor de imóveis.

carreira de corretor de imóveis rede social

Fazer contato com outros corretores/tentar estabelecer parcerias

Por fim, busque ativamente por outros corretores, imobiliárias e construtoras para tentar estabelecer parcerias. Lembre-se de atualizar seu site, se você já tinha depoimentos de clientes antigos, coloque-os em destaque. Assim você, mesmo desconhecido na nova cidade, mostrará que tem experiência e conhecimento do mercado e da profissão.

Explique às pessoas que você se mudou recentemente mas possui ampla experiência no ramo. Fale sobre negócios passados e sobre o que você busca para o futuro. E proponha parcerias sempre que possível.

E lembre-se: o ville Imob estará presente onde quer que você vá. Você sempre terá seu site e seu sistema CRM e nossas demais ferramentas te auxiliando. E se você ainda não conta com uma plataforma imobiliária completa. Porque não começar agora mesmo? Não precisa esperar a mudança de local, basta fazer o nosso teste grátis! Por hoje é só, boa sorte e bons negócios.

Posts relacionados