É inevitável. Uma hora ou outra, um corretor de imóveis pode encontrar um cliente bastante interessado em saber qual a localização do sol nos ambientes da casa que está visitando. E, mesmo que não encontre esse cliente de imediato, já ter essa informação ao seu alcance pode ser bastante importante para fechar um negócio.

A incidência solar é um dos fatores externos que mais valorizam um imóvel. Esse detalhe pode ser utilizado pelo morador para fazer um melhor aproveitamento da luz solar.

Os engenheiros também precisam ter conhecimento sobre o movimento do sol, ao projetar uma casa ou apartamento, porque existe a necessidade de indicar a direção “Norte” na planta. Isso deve ser utilizado para projetar a posição das portas e das janelas.

Por isso, caso seja questionado se um apartamento possui o “Sol da Manhã” ou o “Sol da Tarde”, você não pode ter mais dúvidas. São nessas horas que contar com um aplicativo para smartphone indicando, com precisão, qual o trajeto do sol pode fazer a diferença durante uma visita.

Como também é preciso conhecer quais são as opções de aplicativos disponíveis, separamos abaixo as alternativas mais bem avaliadas e o que elas oferecem.

O trajeto do sol em suas mãos – APP para IOS

O Sun Seeker da OzPDA é uma opção bem conhecida e disponível para o sistema IOS. Em sua versão gratuita (Sun Seeker Lite), o aplicativo informa na tela a altura e o posicionamento solar, por meio de uma bússola, e do cruzamento de dados sobre a localização de seu celular e as posições solares. Ele também permite a escolha de dias para saber a direção do sol.

A versão paga do aplicativo traz um mapa, onde o imóvel pode ser localizado, via satélite. Você também consegue ver a posição solar em realidade aumentada, com a utilização da câmera do smartphone.

Nas informações sobre a localização do sol são levadas em conta, inclusive, variações de verão e inverno, quando o sol ilumina mais um hemisfério da Terra do que outro.

Outras opções

A bússola dos aparelhos também é uma forma de conhecer a posição do sol. Os aparelhos da Apple já vêm com o aplicativo instalado. Basta colocá-lo sobre a mesa, ou alguma superfície vertical. Ainda assim, ele não fornece as mesmas informações com a mesma riqueza de detalhes do aplicativo Sun Seeker.

Conheça também o APP para Android

Por outro lado, quem não tem um celular da Apple não precisa se preocupar. Os usuários de celular com sistema Android podem optar por outro aplicativo para consultar a localização do sol nos ambientes: o Sun Surveyor. Ele também tem as versões gratuita e paga, e seu funcionamento é muito semelhante ao aplicativo para aparelhos com sistema iOS.

Um dos destaques do Sun Surveyor é que, assim como o SunSeeker, ele possui a capacidade de mostrar o trajeto do sol e da lua utilizando a realidade aumentada. Esta funcionalidade facilita a utilização do mesmo. Pois, assim, basta apontar a câmera com o aplicativo ligado que o mesmo mostrará as posições do astro.

Outra opção muito bem avaliada na loja da Google é o LunaSolCal Mobile. O aplicativo já acumula mais de meio milhão de downloads e tem uma avaliação de 4,7/5. Esta é uma das mais altas da loja como um todo, especialmente considerando que o mesmo já obteve mais de 5000 reviews.

O aplicativo entrega cerca de 18 informações diferentes como o horário do nascer do sol ou o momento que o mesmo irá se pôr. E é claro, o trajeto do sol também é mostrado pelo App.

Utilize esta informação para melhorar suas fotos

Uma curiosidade sobre estes aplicativos é que eles são comumente utilizados por profissionais da fotografia. Saber a posição do sol é essencial para que você tire fotos perfeitas ou grave excelentes vídeos. Afinal de contas, todos nós sabemos que dependendo do ângulo do sol uma foto pode sair perfeita ou um verdadeiro desastre.

Por isso, uma dica que damos é: utilize a informação da posição do sol para capturar fotos e vídeos dos imóveis. Um exemplo simples é o seguinte: Suponha que você irá tirar fotos de um imóvel que possui amplas janelas e portas diretamente voltadas para o ponto em que o sol se põe.

localização do sol nos ambientes da casa

Neste caso não faz o mínimo sentido ir até o imóvel tirar fotos do mesmo a partir das 16h. Visto que a incidência solar será tão forte que será necessário fechar as cortinas para fotografar o imóvel. E ainda assim, supondo que tal ação resolva o problema da iluminação é certo que o ambiente mais fechado não será tão atraente como uma foto tirada na parte da manhã, com cortinas, janelas e portas abertas, deixando luz natural entrar de maneira controlada.

Pense na sustentabilidade

Um ótimo argumento de venda que vem ganhando cada vez mais importância é a sustentabilidade. E não é atoa, precisamos preservar o nosso planeta para aqueles que ainda virão. Pensando nisso, muitos clientes podem querer saber a localização do sol para saber se conseguem utilizar a luz solar na maior parte das suas atividades. Conseguir fazer isso permitirá que uma boa economia na conta de luz e o planeta certamente agradece.

Mas não para por aí, saber a posição do sol e a incidência solar permite que o cliente avalie a possibilidade de instalação de sistemas que visam o aproveitamento da energia solar. Existem duas maneiras básicas de fazer isso. Uma delas consiste no aquecimento de água para o banho. Sendo este um dos usos mais comuns por ser barato e efetivo.

localização do sol nos ambientes da casa

Mas outra opção consiste na geração de energia elétrica. Neste caso é possível utilizar a energia solar não só no banho, mas em qualquer outra situação que exija energia elétrica. E, se o cliente gera mais energia que consome, é possível vender o excesso para a sua companhia elétrica recebendo algum tipo de crédito.

Se nenhum cliente até agora te perguntou sobre a posição do sol ou algo relacionado ao mesmo, você certamente pode ver que existem vários motivos para que esta pergunta seja feita. Mas, felizmente existem também diversos aplicativos para descobrir tal informação. E com todo este conhecimento adquirido com este artigo você está totalmente capacitado para utilizar esta informação à seu favor e em favor de seu cliente.

Corretor de Imóveis, ofereça detalhes completos e potencialize a venda e locação de seus Imóveis. Utilize a plataforma ville Imob para cadastrar ricos detalhes de seus imóveis. E não deixe de olhar o nosso teste grátis! Esperamos tê-lo ajudado e que tenha gostado da nossa dica.

Abraço
Equipe ville Imob.

Banner horizontal fotografia imobiliária