É comum que vários corretores possuam imóveis que apresentam certas dificuldades para serem alugados, são diversos os motivos, preço, demanda, condições do imóvel, entre outros.

Para o corretor é interessante desenvolver maneiras de tornar todos os imóveis em seu portfólio rentáveis, e isso requer que todas as etapas de captação, divulgação, atendimento e assinatura do contrato sejam bem conduzidas.

Se você ficou curioso, não se preocupe, pois, neste artigo veremos dicas de como o corretor pode alugar casas mais facilmente.

Garanta a captação de imóveis em alta

Este é naturalmente o primeiro passo, se um corretor quer que boa parte de sua carteira de imóveis esteja locada e gerando renda mensalmente ele deve se atentar durante a captação.

Em outras palavras: o corretor deve saber o que as pessoas estão buscando e deve procurar ter em seu portfólio imóveis com este perfil.

É importante notar que isto não significa ignorar todos imóveis que não estão em alta, mas uma parcela de seus esforços deverá estar voltada para a captação destes imóveis em particular.

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Vamos supor, por exemplo, que uma cidade está com o mercado de casas e apartamentos em alta devido à uma nova universidade e/ou empreiteiras que estão trazendo funcionários de outras cidades para obras temporárias.

Neste cenário o corretor deve focar em captar vários imóveis com o perfil citado. Por outro lado, o corretor nunca deve ignorar um proprietário de um galpão, para uso comercial, que entre em contato querendo alugá-lo. Isto é, considerando que o imóvel se encontra em boas condições, razoavelmente bem localizado e o proprietário sugira ou aceite um valor dentro da realidade da região.

Determine as causas que dificultam o aluguel de um imóvel

Valor alto do aluguel, necessidades de reformas, sujeira e insetos no local, todas essas são possíveis razões para que um determinado imóvel apresente dificuldades no aluguel. O corretor deve determinar a causa e comunicá-la ao proprietário sugerindo possíveis soluções.

São comuns os casos em que um valor muito alto de aluguel foi decidido, seja por falta de uma pesquisa de mercado adequada ou seja pelo fato de que a oferta de imóveis similares aumentou de maneira inesperada.

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Em ambos os casos o proprietário deve ser comunicado e, idealmente, o preço deve ser reduzido, adequando-se à nova realidade do mercado.

Outra possível causa para a fuga dos seus clientes é um imóvel em condições ruins. Caso o corretor identifique que o imóvel precisa de reformas para que o mesmo seja locado é necessário que tal informação seja repassada ao proprietário.

A dica é justificar isso com uma valorização do imóvel, lembre ao proprietário que tais reformas e consertos permitiram um aumento no preço do aluguel do imóvel o que permitirá que se recupere o valor investido.

Garanta que o imóvel se encontre apresentável

O corretor deve pedir que o proprietário verifique a situação do imóvel de maneira regular. Muitas das vezes em que um imóvel fica por meses sem ser alugado, o proprietário esquece do mesmo e vários indícios de descuido aparecem.

Se o imóvel tem um quintal a grama fica grande e suja, além disso, um cheiro de mofo pode se manifestar no interior da casa devido ao tempo que ficou fechada. O corretor deve comunicar ao proprietário a necessidade da manutenção do imóvel.

Um sistema de CRM imobiliário, que informa para o corretor todos os dados do histórico de um imóvel, pode ser muito útil nesses casos. A ideia é a seguinte, antes de agendar uma visita à um imóvel o corretor pode ver qual foi a data da última visita.

Caso a mesma tenha ocorrido há mais de duas semanas, pode ser interessante ligar para o proprietário e informar que existe um cliente interessado no imóvel e pedir que o mesmo verifique se a casa está em boas condições (limpeza, odor, etc).

Atente-se em seu marketing

O marketing é o ponto mais importante de qualquer negócio. Por essa razão, boa parte deste artigo será com dicas para garantir que o corretor faça um bom marketing dos imóveis que pretende alugar e de todos os seus produtos em geral. Vamos a alguns pontos importantes:

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-Qualidade das imagens

As imagens de um imóvel devem ser produzidas com alta qualidade, isto porque, atualmente qualquer pessoa pode tirar imagens perfeitas com seu smartphone. Nós temos um e-book completo, com diversas dicas para que você consiga tirar fotos dos seus imóveis, mas aqui vamos cobrir algumas regras básicas.

Para garantir que suas fotos chamem a atenção do cliente capriche primeiro na organização do ambiente antes mesmo de tirar as fotos. Logo, uma limpeza e organização devem ser executadas.

Além disso, sempre que possível, adicione móveis que o cliente possivelmente utilizaria. Por exemplo, caso seja uma casa ou apartamento, é interessante que sofás, camas, estantes estejam nas fotos sempre que possível.

Apenas procure ter certeza de que os móveis estejam em boas condições para que eles valorizem a foto!

Outro fator de suma importância é a garantia de uma boa iluminação durante a realização das fotos. Você não precisa de equipamentos de uso profissional para isso, o ato simples de abrir cortinas resolverá o problema da iluminação.

Lembre-se que, atualmente, pessoas buscam por locais arejados, abrir janelas e cortinas certamente passará uma impressão de um lugar bem ventilado para o potencial cliente.

A última dica básica é a correta utilização de sua câmera ou smartphone. Sempre utilize seu smartphone na horizontal e mantenha suas mãos firmes durante a sessão de fotos.

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Para a grande maioria dos smartphones atuais, uma boa dica para leigos é manter tudo no automático e garantir que as fotos tenham a maior resolução de saída disponível.

Antes de postar as fotos utilize algum website ou programa para redução de tamanho, você perderá qualidade nas imagens, mas, caso opte por não fazer isso, terá um site extremamente lento.

Essas são as dicas, para o leitor que queira se aprofundar mais no assunto de como tirar ótimas fotos imobiliárias, recomendamos que assistam o vídeo abaixo, onde apresentamos outras dicas, por fim o Diego Ramos possui um ótimo curso na área de fotografia imobiliária que também recomendamos.

-Qualidade dos Textos

Seu texto deve ser escrito pensando no que o cliente procura, uma boa dica é se colocar na posição do cliente e se perguntar, o que meu cliente quer? Isso parece muito básico, mas é o primeiro passo na construção de um texto que chame a atenção dos seus potenciais clientes.

Outro ponto importante é pesquisar os arredores do imóvel, se existem escolas, pontos de ônibus, shoppings, pontos turísticos, entre outros. A pergunta deve ser: o que há na região que é relevante para o meu cliente? Tenha certeza de que estes pontos importantes estejam citados no texto do seu anúncio.

Uma última dica é um título de anúncio bem chamativo que capture a “alma” do imóvel. Se o corretor quer alugar uma casa ou apartamento próximo da praia ele pode dizer algo como “Praia de Camburi todas as manhãs”.

Se o imóvel é próximo de um centro agitado o título pode ser “Desfrute da agitação cultural da cidade”.

-Popularidade dos sites que você utiliza

De nada adianta garantir um ótimo anúncio se você escondê-lo em um site que ninguém tem conhecimento. Divulgue seus imóveis em portais imobiliários de grande visualização como o VivaReal que é, atualmente, o maior portal imobiliário do país. Outras ótimas opções são o villeBusca, OLX, zap, entre outros.

Claro que se quiser ampliar o número de websites que você anuncia, não precisa criar manualmente anúncios em cada um desses portais. O ville Imob possui uma ferramenta de Integração com Portais que permite que você publique anúncios em diversos parceiros de uma única vez com poucos cliques.

-Utilize as Redes Sociais

Atualmente, as pessoas passam uma grande parcela do seu tempo olhando posts nas redes sociais, e, por esse motivo, é imprescindível que um corretor utilize as mesmas para a divulgação de seus imóveis.

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Temos um artigo completo de como corretores e imobiliárias devem utilizar redes sociais no marketing imobiliário. A dica que temos para esse artigo é mais simples: se você quer marcar presença em várias redes sociais, como Facebook, Twitter, entre outros, você pode utilizar a ferramenta de Integração Social da ville Imob, nela você consegue criar postagens e agenda-las para um determinado horário de maior utilização das redes sociais.

-Não se esqueça do marketing em papel

É verdade que o marketing online é o que terá maior alcance devido às características da rede. Mas ainda assim, é importante que o promotor se atente às oportunidades de divulgar seus imóveis em jornais, banners e panfletos.

Para evitar desperdícios o ideal é focar em oportunidades grátis ou com baixo custo.

Um corretor que quer divulgar apartamentos ideais para universitários, por exemplo, pode verificar a possibilidade de divulgação em um quadro de divulgação da universidade da cidade ou no jornal universitário.

Essas divulgações são em geral gratuitas ou com baixo preço e tem uma alta taxa de visualização pelo público-alvo.

Uma opção para criar ótimos panfletos ou banners é o Canva, que possui diversos templates e permite que você crie uma arte original e atrativa de maneira bem simples.

-Divulgue seu trabalho pessoalmente

A última dica em termos de marketing é bem simples: divulgue seu trabalho. Não precisa ser aquela pessoa que em festas só sabe falar de trabalho, mas sempre que possível, deixe que as pessoas saibam o que você faz.

Existem vários corretores que perdem a oportunidade de ter negócios com amigos e familiares simplesmente porque eles não dizem sua profissão.

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Deixe que as pessoas saibam quem você é e o que você faz. O Facebook permite que você coloque qual sua profissão, você também pode assinar seus emails.

Essas são duas maneiras bem sutis e eficientes de garantir que todos saibam que você é um corretor. Existem maneiras mais diretas, e cabe a você determinar até onde você irá para divulgar seu trabalho.

Seja flexível

Vários proprietários limitam suas propriedades à determinados usos. O corretor deve sempre garantir que, em respeito ao proprietário, tais limitações sejam cumpridas.

Existem proprietários, por exemplo, que não permitem que seus imóveis sejam alugados para repúblicas de estudantes ou trabalhadores. Em outras palavras, somente famílias ou casais poderiam alugar esses imóveis.

Essas limitações são comuns, às vezes um proprietário teve uma experiência ruim com um grupo anterior e prefira evitar que tal situação se repita. No entanto, suponha a situação em que uma pessoa ou um grupo manifeste interesse em um imóvel parado há meses.

O proprietário já afirmou que prefere não alugar seu imóvel para pessoas com o perfil do grupo que acabou de mostrar interesse no imóvel, no entanto, devido ao tempo parado, pode ser que ele esteja mais flexível.

O importante nesses casos é ser honesto com o proprietário. A oportunidade deve ser comunicada pois, caso contrário, o dono do imóvel culpará a você por não ter encontrado inquilinos.

Por outro lado, se você simplesmente omitir a informação na esperança de fechar um negócio com mais facilidade, além de não ser ético, isso pode gerar grandes dores de cabeça no futuro caso os inquilinos gerem algum problema ou cause algum dano ao imóvel.

Tenha um bom atendimento aos clientes

Vamos ser bem sinceros, perder clientes por falta de qualidade no atendimento é um erro que ninguém pode cometer. Um atendimento de qualidade não significa fazer piadas constantemente, oferecer cafés e tudo mais. Tudo isso é opcional.

O básico de um atendimento de qualidade é a cordialidade, profissionalismo e disponibilidade.

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Dentre estes, a disponibilidade é uma das mais importantes, não adianta ter centenas de imóveis em seu portfólio e ter a incapacidade de levar seus clientes para uma visita quando solicitado.

Se um cliente quer agendar uma visita à um estabelecimento e você está indisponível, pode ser que ele decida por algum outro imóvel e você perca a venda.

Facilite etapas burocráticas

Antes uma observação importante: Nunca negligencie as etapas básicas de análise do cliente, facilitar ou simplificar etapas burocráticas significa procurar maneiras mais simples e flexíveis de trabalho com seu cliente.

Por exemplo, você precisa de todos os dados do seu cliente para cadastro em seu CRM imobiliário, além disso você precisa de cópias de documentos acompanhados dos originais. Neste cenário você pode chamar seu cliente no seu escritório e pedir que ele aguarde por 30 minutos ou 1 hora enquanto você insere os dados dele no sistema.

Uma opção de evitar que seu cliente tenha que aguardar todo este tempo é também oferecer a opção de que ele realize o cadastro preenchendo formulários online.

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Assim, ao invés de ter que ir ao seu escritório em horários comerciais (durante o horário de serviço do cliente) ele pode fazer tudo isto em um horário mais flexível.

No dia da assinatura do contrato, peça que o cliente leve todos os documentos necessários para verificar a veracidade das informações inseridas no website. Assim, além de poupar tempo do cliente, você estará otimizando seu próprio tempo.

Apenas lembre-se: o importante é oferecer opções e ser flexível, alguns clientes ainda vão preferir que você realize todo o cadastro, por não se sentirem confortáveis na utilização de computadores, ou não ter acesso a um computador.

CONCLUSÃO

Naturalmente, imóveis que se encontram parados representam uma potencial fonte de renda e lucro sem utilização, isso para o corretor. Já para o proprietário, um imóvel que não se encontra alugado significa gastos adicionais com IPTU, condomínio, entre outros.

Em geral, se você não consegue vender um produto é ou porque as pessoas não precisam dele, afinal de contas ninguém consegue vender casacos de pele no Havaí.

Ou ainda, as pessoas, apesar de precisarem do seu produto, não sabem que você pode oferecê-lo. Em outras palavras, uma boa análise de mercado, para determinar as necessidades do seu público e boas ações de marketing são essenciais para a venda, ou neste caso, aluguel dos seus imóveis.

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Por fim, é importante falar que, dentre todas as maneiras de aumentar a visibilidade de seus imóveis, uma das maneiras mais simples que ainda não foi citada é a criação do seu próprio website.

Nesse espaço você pode colocar todos os imóveis do seu CRM imobiliário e garantir que as pessoas que visitarem seu site saberão das oportunidades disponíveis.

A plataforma villeImob oferece uma solução completa para corretores e imobiliárias, desde o CRM até a criação do seu site imobiliário.

Faça um teste grátis e veja como essas ferramentas podem te ajudar a alavancar seus negócios!

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