Muitas imobiliárias e corretores autônomos vem buscando maneiras de ampliar o número de clientes ou aumentar o alcance das suas campanhas. Uma das questões que podem ser um fator chave é a estratégia de marketing. Neste contexto, entender o Inbound Marketing Imobiliário é essencial.

 

O que é Inbound Marketing?

 

Inbound Marketing é uma estratégia que visa desenvolver um relacionamento com o cliente. Ao invés de “forçar” a relação, com o inbound, o que se busca são maneiras naturais de estabelecer um contato entre cliente e empresa.

No outbound marketing, por exemplo, a ideia é oposta. A estratégia, nestes casos, visa maneiras de chamar a atenção do cliente sem se importar se é conveniente ou não fazer isso. Aí aparecem os anúncios no meio dos filmes da TV, antes, durante e depois dos vídeos do YouTube, isso sem contar os milhares de janelas pop-ups.

Devido à interrupção constante causada por estes anúncios, muitas pessoas evitam a todo custo apoiar empresas que utilizam desta técnica. É aí que um outdoor vira poluição visual, um carro de som vira poluição sonora. E esqueça os panfletos: na visão de quem não apoia o outbound marketing, isso só serve para poluir a cidade.

 

Inbound marketing imobiliário

 

Consequentemente, a eficiência da estratégia também cai de maneira significante. A pausa para comercial vira o momento de pegar mais pipoca ou ir ao banheiro. Os panfletos vão direto para a lixeira. Pop-ups e outros anúncios intrusivos na web são prontamente bloqueados por add-ons especializados nisso.

Logo, a utilização de uma estratégia como o Inbound Marketing visa solucionar este problema. A maneira que se utiliza para isso é através da disponibilização de conteúdo digital de qualidade. Este conteúdo é o que a empresa utiliza para mostrar ao cliente problemas e os cenários nos quais a mesma pode ajudar o cliente a solucionar estes inconvenientes.

 

Inbound Marketing Imobiliário

 

O mercado imobiliário traz algumas características que torna o mesmo único na maneira que se trabalha o marketing. Veja bem, a compra de um imóvel, para a grande maioria das pessoas representa a aquisição de maior valor monetário da vida deles.

E, além disso, esta compra é algo que ocorre poucas vezes ao longo da vida. Vários dos seus clientes compraram com você ou o primeiro ou o segundo imóvel. Logo, podemos afirmar que esta combinação de pouca prática no mercado, associado ao alto custo da aquisição tem como resultado muita pesquisa por parte do comprador.

Se você precisará pagar por um item por 10 anos (ou mais) da sua vida, além de ter que conviver no mesmo, você quer ter certeza que fez o investimento certo. Arrepender da aquisição não é uma opção.

 

 

Logo, como as pessoas buscam por informações, o mercado imobiliário se torna o perfeito local para promover o inbound marketing. Para o corretor autônomo, ou até mesmo imobiliária, basta divulgar assuntos que são dúvidas constantes dos clientes. Por exemplo, quantas pessoas já te perguntaram sobre financiamento imobiliário? E sobre a documentação de venda?

Enfim, cada vez que alguém busque por este tipo de assunto, ele pode acabar encontrando o seu site. E, quando o cliente encontra o seu site, ele acaba descobrindo sobre você, seu trabalho, sua carteira de imóveis, e muito mais. O melhor de tudo é: você não precisou interromper o vídeo dele nem colocar panfletos no limpador de para-brisa do cliente. O processo foi bem simples e tranquilo.

 

Estratégias de Inbound Marketing

 

Para ter sucesso com o inbound marketing imobiliário é importante que você trabalhe com táticas específicas. Vamos ver algumas destas estratégias a seguir.

 

-Site Imobiliário

 

É essencial que você tenha um bom site para trabalhar no marketing digital. E quanto melhor o site, maiores as chances da estratégia ter sucesso. De uma forma geral, o mínimo necessário é uma área para anunciar os imóveis e uma área para divulgar conteúdo. Estes conteúdos são publicados na forma de artigos, vídeos e materiais como ebooks.

 

 

Mas, como dissemos, quanto mais completo e profissional o seu site melhor. Afinal de contas, você, de certa forma, precisa convencer o cliente a ficar e ler o artigo sobre o tema que ele tem dúvida. E, a verdade é que será bem difícil convencer o cliente que você consegue responder às dúvidas dele se o site tem um aspecto pouco profissional ou não muito prático.

Portanto, foque em um layout interessante e utilitário. E não se esqueça de garantir que seu site é otimizado para motores de busca, aumentando as chances de que seus artigos apareçam nos resultados do Google. E também tenha certeza de ter um layout responsivo ou uma versão mobile.

 

-Redes sociais e Plataforma de Automação.

 

O Inbound Marketing imobiliário depende muito de uma presença forte nas redes sociais. Este é um dos poucos locais que você poderá se mostrar sem parecer uma interrupção. Você poderá utilizar o espaço para fazer diversas coisas.

Primeiramente você conseguirá divulgar os artigos publicados no seu site/blog. Além disso, você poderá utilizar a rede social para entrar em contato com os clientes e tirar dúvidas. Essa parte pode ocorrer nos comentários ou via inbox, depende da maneira que seu cliente entra em contato.

Já para automatizar todo esse processo de envio de email, autoresponder, agendamento de posts nas redes sociais, lead tracking e lead scoring, nós temos a plataforma ville Target para suprir todas essas necessidades.

 

 

-Faça uso do email marketing

 

Outra estratégia essencial para desenvolver o inbound marketing imobiliário é a utilização do email marketing. Mas não se trata de enviar newsletter sem nenhum tipo de personalização ou segmentação.

Invista de verdade em uma plataforma de email marketing e comece a captar leads e nutrir os mesmos. Se a otimização para SEO e as redes sociais permitem que você seja encontrado, o email marketing garante que seu cliente não te esquecerá tão cedo.

O email marketing é muito interessante porque ele combina muito bem com a troca de informações que você consegue ao oferecer um material de qualidade gratuitamente. Por exemplo, ao oferecer um ebook com várias perguntas respondidas sobre o financiamento, você pode pedir o email como moeda de troca. E com esta informação você começa o processo de nutrição do lead.

Se você não conhece ferramentas para ajudar no processo você pode confiar no ville Imob para te ajudar com o seu próprio site imobiliário. E, com ele você consegue uma série de recursos adicionais essenciais para o corretor de imóveis modernos. Agora, se você também precisa de algo para auxiliar com os emails, então o ideal é o ville Target. Um ótimo software para gerenciamento de campanhas de marketing.

Você pode, inclusive, fazer um teste grátis do ville Imob. Quanto ao ville Target, você poderá optar pelo plano gratuito se preferir, e fazer o upgrade com o tempo. Por hoje é só, esperamos que você tenha entendido a importância do inbound marketing imobiliário. Boa sorte e bons negócios!