Um sistema de gerenciamento de imóveis é uma ferramenta essencial no dia a dia de uma imobiliária. Sem um software produzido especificamente para este serviço, a imobiliária terá que contar com soluções paliativas. Utilizando softwares que não foram feitos com o objetivo de fazer o controle de imóveis.

Mas antes de adquirir o primeiro sistema de gerenciamento de imóveis que você vê pela frente, vem a questão. Quais são as ferramentas e os recursos essenciais em um sistema de gestão de imóveis? O que eu não posso abrir mão? É exatamente isso que veremos no artigo de hoje.

O que é um sistema de gerenciamento de imóveis

Antes de tudo, é importante definir o que seria um sistema de gerenciamento de imóveis. Este software, seria algo para auxiliar o corretor e o gestor a acompanhar os diversos imóveis que os mesmos são responsáveis por vender ou alugar. Este sistema então seria o local onde o imóvel seria cadastrado.

Com este conceito em mente, podemos tentar definir melhor o que é essencial neste tipo de software. Vamos começar pelo cadastro e acompanhamento.

1. Sistema de cadastro completo e fácil follow-up

Um software de gerenciamento de imóveis precisa permitir que você faça o cadastro completo dos imóveis. Isso inclui o cadastro de todos os dados do imóvel como: endereço, número de cômodos, área, valor, proprietário e fotos. Adicionalmente o sistema deve ser robusto, ao ponto de permitir a adição de quantas fotos o corretor julgar necessário.

Outro ponto é o cadastro do corretor responsável pelo imóvel. Isto é essencial em imobiliárias de tamanho médio. Somente assim é possível garantir o bom andamento das negociações e a organização da imobiliária.

Quanto ao follow-up, é válido lembrar que esta é uma das técnicas mais importantes no mercado imobiliário. Em muitas reuniões é comum que o cliente peça algumas semanas para decidir sobre a compra de determinado imóvel. Um bom software imobiliário auxiliará o corretor a fazer o follow-up e checar se o cliente tem uma decisão final quanto à negociação.

É sempre possível utilizar ferramentas como uma agenda eletrônica para este tipo de serviço. Mas, ao fazer o mesmo no próprio software de gerenciamento do imóvel é melhor por vários motivos. O principal fator é que, uma vez que o sistema mostra a necessidade de realizar um follow-up, você terá um rápido acesso à data da última reunião, imóvel sendo negociado, valores envolvidos, entre outros aspectos.

2. Gerador de contratos

Todos sabemos que podemos escrever contratos facilmente no Word. É possível, inclusive, criar modelos no Word. Mas, ao integrar um gerador de contratos a seu sistema de gerenciamento de imóveis, você consegue facilitar ainda mais seu dia-a-dia. Pense no seu fluxo de trabalho que será bem fácil entender como um gerador de contratos facilita.

Primeiramente, você certamente terá que cadastrar o imóvel e o proprietário no seu CRM Imobiliário. Você também precisa cadastrar o cliente interessado em comprar ou alugar o imóvel no CRM. Se você decidir criar um contrato para este cliente no Word, você terá que copiar e colar (ou digitar) cada campo.

Por outro lado, um gerador de contratos pode simplesmente preencher os campos de acordo com o que você precisa. Você quer um contrato de compra e venda? Basta indicar quem é o comprador, o imóvel, o proprietário e voilá, o contrato estará pronto em segundos.

3. Integrações imobiliárias

Um sistema de gerenciamento de imóveis que não conta com integrações imobiliárias é algo que você deveria pensar duas vezes antes de adquirir. O principal motivo é que existem vários softwares que oferecem este recurso, que acaba sendo essencial atualmente.

Para explicar melhor, integrações imobiliárias são ferramentas que permitem que você divulgue seus imóveis em redes sociais e em portais imobiliários facilmente. Um corretor já sabe que para divulgar um imóvel manualmente ele terá que preencher campos como: endereço, número de cômodos, área, condomínio, número de contato, entre outros.

Mas, como você já colocou todas essas informações no sistema interno da sua imobiliária, uma ferramenta de integração serve como uma ponte. Ela será responsável por pegar essas informações, incluindo fotos, e enviar para o portal imobiliário que você pretende utilizar. Em redes sociais será divulgado um texto, de acordo com o que você decidir.

Mas o fato é que as ferramentas de integração são simplesmente essenciais. O cadastro de um imóvel no seu sistema interno certamente demora entre 10 e 20 minutos. Imagina ter que refazer todo este processo a cada novo imóvel captado para cada um dos portais imobiliários que você utiliza.

4. Fácil acesso através de smartphones

Um sistema de gerenciamento imobiliário precisa permitir que você, como corretor, tenha acesso aos imóveis independente de onde você esteja. Desde que você possua uma conexão com a internet. Isso porque não existem corretores que passam o dia inteiro no escritório.

Afinal de contas, faz parte do dia a dia do corretor captar imóveis, fazer a avaliação desses imóveis. Além, é claro, da necessidade de levar seus clientes em visitas aos imóveis. Por esse motivo, é interessante que o corretor consiga acessar o sistema de gerenciamento pelo smartphone.

Imagine uma situação em uma visita em que o cliente diz que gostaria de saber sobre outros imóveis. O corretor não deve ser obrigado a convencer o cliente a voltar ao escritório para, simplesmente, ver a lista de imóveis disponíveis. Quando isto é algo tão fácil de ser resolvido através da utilização de um sistema online e compatível com smartphones.

Se você é um corretor e está em busca de um sistema de gerenciamento de imóveis. Recomendamos que se atente aos pontos destacados neste artigo antes de definir qual sistema você deverá utilizar.

Uma recomendação é o ville Imob, com ele você terá acesso a todos os recursos citados. Do cadastro completo do imóvel ao acesso através de qualquer computador ou smartphone. Isso é possível porque o sistema roda na nuvem além de possuir uma versão mobile para facilitar a vida dos usuários.

Recomendamos fortemente que você faça sempre um teste antes de adquirir o seu software imobiliário. E nós, naturalmente, oferecemos um teste totalmente gratuito de 15 dias, onde você poderá ver como o ville Imob possui soluções para auxiliar sua imobiliária.

Posts relacionados