27 3262-0877 - WhatsApp: 27 99748-7465 [email protected]

A gente sabe que fazer uma boa gestão de imóveis é um dos passos mais importantes que qualquer imobiliária pode dar.

Afinal, se não houver uma boa gestão, dificilmente a empresa verá resultados positivos no longo prazo, uma vez que os resultados dependem exclusivamente das ações que você toma hoje.

Nem sempre ter o maior número de imóveis ou divulgar em todas as redes sociais é a melhor maneira de conseguir mais vendas. Muitas vezes um melhor resultado está mais perto do que você imagina, só com alguns ajustes nos processos internos.

Ou seja, apertar um parafuso aqui e afrouxar outro ali, já pode fazer uma diferença enorme no longo prazo.

Portanto, para aprender mais sobre gestão de imóveis e o que você pode fazer para ter uma boa administração imobiliária, continue lendo este artigo. A Ville Imob vai te levar para conhecer algumas boas ideias!

Gestão de imóveis: Boas práticas para imobiliárias

gestão de imóveis

As boas práticas de gestão de imóveis passam muito pela criatividade, organização e foco.

O segredo para manter tudo sob controle é, acima de tudo, elaborar um processo que possa compreender todas as ações. Querer reinventar a roda a cada novo imóvel que entra na sua carteira de produtos é algo bem negativo e que pode atrasar muito seus resultados.

Veja algumas dicas que podem desencadear em boas práticas de gestão de imóveis, de forma a consolidar os processos no longo prazo:

  • Centralize as informações da gestão de imóveis em um sistema;
  • Digitalize documentos e organize tudo de maneira digital;
  • Tenha um funil de vendas implementado na imobiliária para captar novos clientes;
  • Encontre um nicho e tenha imóveis dentro do perfil do cliente ideal;
  • Mantenha seus clientes sempre informados sobre mudanças contratuais ou reajustes;
  • Divulgue seus imóveis para as pessoas certas;

Vamos nos aprofundar um pouco mais no tema, detalhando cada um destes tópicos a partir de agora. Portanto, continue a sua leitura e, se quiser complementar seu conhecimento, leia também: Descubra como organizar uma imobiliária de forma eficaz.

Centralize as informações da gestão de imóveis em um sistema

ville Imob

 

Uma das maneiras mais sensatas de fazer uma boa gestão dos imóveis da sua imobiliária, é centralizando eles em um único sistema. Ou seja, você precisa ter um bom sistema para imobiliária, de modo que ele centralize os dados e informações acerca dos produtos.

Esta é uma forma de fazer com que todos os membros da equipe possam ter acesso as mesmas informações e, assim, todos podem focar na mesma direção.

Caso haja uma dispersão muito grande de dados e informações sobre os imóveis, há grandes chances de não ter o controle total das ações – e as vezes, você nem sabe quais são os imóveis que está negociando naquele momento.

Por mais que estas seja uma dica elementar, colocá-la em prática de forma correta nem sempre é fácil, pois você precisa criar uma cultura de processos internos voltada a alimentação do sistema. E isto pode levar algum tempo. Portanto, quanto antes você começar, melhor.

Digitalize documentos e organize tudo de maneira digital para uma boa gestão de imóveis

Que o mundo se digitalizou, a gente já sabe. Só que você já parou para pensar que esta é uma maneira totalmente segura e prática de organizar documentos, arquivos e dados?

Pode parecer frágil em algumas situações (pois muitas vezes há notícias de vazamento de dados). Só que com um sistema rígido e com sistemas de segurança robustos, sua imobiliária estará 100% segura.

Portanto, não hesite em digitalizar documentos e informações, de modo a criar uma cultura de backup de tudo. A partir do momento que você constrói a cultura de organização digital, com privacidade e segurança, você nunca mais vai perder documentos ou informações.

Além disso, você ganhar muito tempo, pois bastará digitar algumas palavras no buscador do sistema para encontrar o documento que você quer. Bem melhor do que revirar gavetas e mais gavetas com folhas e pastas, não é mesmo?

Tenha um funil de vendas implementado na imobiliária para captar novos clientes

gestão de imóveis

Captar novos imóveis para a imobiliária nem sempre é fácil. Afinal, você não quer incorporar qualquer imóvel a sua carteira de produtos, não é mesmo?

Desta maneira, é muito importante que você estabeleça um funil de vendas estratégico para captura de novos prospectos. Assim, você poderá entender tudo sobre o comportamento deles e encontrar os melhores imóveis para cada potencial cliente.

Lembre-se que vender é resolver um problema com um produto, e não empurrar um imóvel apenas para se livrar dele.

Para entender mais sobre funil de vendas, leia também: Funil para imobiliária: tudo que você precisa saber.

Encontre um nicho e tenha imóveis dentro do perfil do cliente ideal

Uma das melhores formas de fazer uma boa gestão de imóveis, é ter um plano dedicado a cada tipo de produto.

Gerenciar um imóvel de luxo é diferente de gerenciar um grupo de quitinetes, por exemplo. Por isso, é muito importante que você encontre o nicho que sua imobiliária vai atuar para focar somente nisso.

Quando você se concentra, os processos são muito mais claros e seguros. Além de que, se você seguir a dica anterior (para captar novos clientes através de um funil de vendas), você já saberá quais imóveis incorporar e oferecer.

Mantenha seus clientes sempre informados sobre mudanças contratuais ou reajustes

gestão de imóveis

Os reajustes ou alterações na legislação precisam ser informados sempre com antecedência aos proprietários ou inquilinos. Esta é uma maneira de construir credibilidade junto aos clientes que você já tem.

A consequência disso é conseguir ter uma boa gestão burocrática no longo prazo, pois nunca haverão imprevistos relacionados a custos e cobranças.

Você deverá ter na sua equipe algum especialista no assunto para conseguir compreender todas as mudanças que ocorrem ano a ano, de forma a manter contratos sempre atualizados e dentro dos prazos.

Evite pagamento de multas ou aborrecimento de clientes por conta de falta de informação. Isto gera bagunça na gestão e, consequentemente, seus resultados diminuem.

Conte com os sistemas da Ville Imob para uma boa gestão imobiliária e boas vendas!