Nem sempre há um passo a passo para divulgar imobiliária. Afinal, existem inúmeras formas de fazer isso e inúmeros lugares para tal. E é justamente a partir deste contexto que muita gente acaba “se perdendo”.

Afinal, o excesso de informações e de possibilidades é tão prejudicial quanto a restrição delas. É preciso ter muito equilíbrio e muito discernimento para entender por quais caminhos seguir, de forma racional, lógica e focada.

No texto de hoje, vamos entender por quais caminhos você poderá seguir para divulgar sua imobiliária de uma forma coerente e que faça sentido no médio e longo prazo.

A ideia não é mostrar como fazer um anúncio no Facebook ou como contratar um ponto de outdoor. Mas sim, mostrar o que você precisa pensar por trás destas ações.

Uma forma não só de construir um racional, mas também, de entender os motivos pelos quais fazer um ou outro tipo de divulgação.

Vamos lá?

Divulgar Imobiliária

Divulgar Imobiliária – Por onde começar?

Por onde começar, então, a divulgar imobiliária? Se você está pensando em começar pelas ferramentas, pela reserva de alguma mídia ou pela compra de espaços em TV, é melhor parar por aí.

Afinal, há muito o que entender antes mesmo de sair anunciando ou divulgando um produto ou uma marca. Simplesmente pelo fato de que existem muitas diferenças entre divulgar um produto ou uma marca. E falaremos disso logo mais.

Antes mesmo de considerarmos partes práticas, devemos ter noção de uma coisa: objetivos! Qual o objetivo da divulgação? Para responder esta pergunta, muitas pessoas podem achar que o objetivo de divulgar, é aparecer para as pessoas. Ou fazer com que as pessoas conheçam sua imobiliária.

Mas, este objetivo é extremamente amplo. Afinal, que pessoas são estas? Qual será a primeira impressão delas? Onde elas virão seu produto exposto? Como elas fazem para saber mais ou para comprar?

Parece muita coisa, não é mesmo? Mas, não se preocupe. Vamos explorar cada uma destas etapas a partir de agora, a começar pelo entendimento do que é uma marca e do que é um produto do ponto de vista de divulgação. Acompanhe!

Para ler depois como complemento textual: Onde anunciar imóveis?

Produto ou marca – O que é melhor divulgar?

Devemos partir do princípio de que divulgar imobiliária, é divulgar uma marca, certo? Afinal, você está divulgando a sua imobiliária em si. Agora, há muitas diferenças entre divulgar uma marca e divulgar um produto.

Não podemos colocar tudo na mesma prateleira pelo simples fato de que uma marca precisa de um tipo de abordagem e um produto, de outra.

A marca em si é identidade da sua imobiliária. Quando você divulga a imobiliária (marca), você na verdade está fazendo uma campanha de branding. Ou seja, fortalecendo a marca em si, explorando os pilares, mostrando os valores e fazendo as pessoas compreenderem quem é a sua imobiliária no mercado, como ela age e no que ela acredita.

Isto faz o público-alvo se conectar e, quem não é o público, se desligar. O que é ótimo, pois você começa a segmentar e focar em quem realmente é importante para seu negócio.

Já a divulgação de um produto é completamente diferente. Aqui, você estará divulgando algo que está na prateleira de baixo da sua marca (imobiliária). Ou seja, o que ela entrega para o cliente.

Aqui, entram linguagens diversas. É você quem decidirá como dialogar com a persona para que o produto em si seja devidamente vendido, lançado ou apresentado. Aqui, você fala do produto, e não da marca. Você apresenta uma solução, não uma identidade.

É fundamental que você saiba diferenciar ambas as situações, para que não haja ruído na comunicação, ok?

Divulgar Imobiliária

Entenda seu público-alvo – Ele será a base para qualquer divulgação

Este seria o segundo ponto dentro de um aspecto de divulgação mais prático: o público-alvo. É mais do que importante que ele esteja definido de acordo com critérios técnicos e que façam sentido na ponta do objetivo. Você precisa falar com as pessoas “chaves” para que um produto seja vendido ou para que a identidade da sua marca seja absorvida.

Um exemplo prático disso, é a divulgação de imóveis de luxo para estudantes universitários ou mesmo casais jovens que acabaram de se casar. Bom, talvez este não seja o produto ideal para estas pessoas.

É claro que há excessões. Mas, foge à regra. É preciso entender tudo e mais um pouco a respeito das pessoas que são o público do seu produto.

Este é o chamado comportamento do consumidor. Ele é indispensável, caso você queira impactar as pessoas de uma forma coerente, justa e efetiva. Vender não é sobre investir milhões de reais em anúncios de televisão.

Mas sim, entender a dor de uma pessoa e oferecer a ela a “cura” para esta dor. Neste caso, levando para dentro dos princípios imobiliários. Lembre-se sempre disso antes de simplesmente resolver divulgar imobiliária, ok?

Entenda seu produto para poder comunicá-lo corretamente

E, claro, não podemos deixar de falar do produto em si. Divulgar imobiliária sem o conhecimento do produto, não leva a lugar nenhum. Você até consegue atrair a atenção de algumas pessoas. Mas, caso elas percebam que não há dominação do produto que está sendo anunciado, dificilmente haverá o emprego de credibilidade.

Então, entenda tudo sobre o seu produto ou sobre o seu negócio. Você é peça fundamental para transmitir para seu público-alvo a confiança e o profissionalismo que eles esperam. E veja bem: transmitir conhecimento sobre um negócio ou sobre um produto, não é falar palavras difíceis ou fazer as pessoas acreditarem somente no sonho, e não na realização.

É preciso construir um diálogo próximo, que as pessoas entendam, que faça elas considerarem a compra e o investimento, e não simplesmente pensarem que tudo é distante da realidade, “mas quem sabe um dia”. A comunicação precisa estreitar laços e precisa gerar empatia. Quem recebe um anúncio da sua imobiliária precisa sentir que aquilo é possível, que ela pode.

E como conseguir tudo isso? Bom, neste caso, a ajuda de profissionais publicitários é indispensável. Eles conseguirão construir a linguagem persuasiva que sua imobiliária precisa.

Veja depois nosso artigo sobre empatia. Lá, mostramos como esta técnica é incrível para corretores gerarem mais resultados. Aqui: Corretor: use a empatia para atrair mais clientes para a imobiliária.

Divulgar Imobiliária

Tenha um plano de marketing de acordo com os tópicos acima

Agora que já entendemos um pouco mais sobre a parte racional de como anunciar e divulgar imobiliária da forma certa, podemos entrar nas questões mais técnicas e práticas.

É claro que aqui também há muito estudo e muita análise. Afinal, é preciso sempre ter em mente que o anúncio ou a divulgação em si, é a penas a ponta do iceberg. Ou seja, é apenas uma parte de todo um processo.

A divulgação aleatória não leva a nada. Agora, a divulgação pensada e planejada, sim. Então, nossa recomendação prática, é: tenha um plano de marketing estruturado e que seja de médio e longo prazo.

É através deste plano, que você poderá tomar atitudes e construir ações de publicidade e propaganda, de modo que sua imobiliária chegue nos ouvidos ou na visão do público-alvo.

Com um plano de marketing, você não define apenas objetivos. Mas também, define como chegar nestes objetivos, quais os melhores caminhos e ferramentas e quais os recursos disponíveis para isso.

Quanto mais organizada for esta parte do processo, melhores serão as performances dos anúncios em si no médio e longo prazo. E isto por um simples motivo: há embasamento!

Sem embasamento, apenas fica a aleatoriedade. A nível de exemplo, pense que se você sair dirigindo sem direção, o destino será qualquer um. E o mesmo acontece dentro da esfera do marketing: é preciso ter direção para saber onde podemos chegar! Já falamos aqui sobre estratégias de marketing para imobiliárias, vale a leitura!

Vejamos algumas ferramentas e estruturas de divulgação a partir de agora. Itens que você pode considerar no seu plano de marketing. Vamos lá?

Redes sociais – Como divulgar sua imobiliária online?

As redes sociais para imobiliária são ótimas ferramentas de divulgação. Principalmente nos dias de hoje, em que a maioria das pessoas já estão conectadas em seus perfis. Porém, é preciso entender como este processo funciona antes mesmo de bombardear as linhas do tempo com produtos, ofertas ou promoções da sua imobiliária.

Divulgar imobiliária nas redes sociais é um processo de construção. Ou seja, você não pode simplesmente forçar a aparição na linha do tempo das pessoas, dizendo que sua empresa é a melhor do mundo e que seu produto é o melhor de todos.

Redes sociais, como o nome já diz, é um lugar para socializar. As pessoas não estão lá para ver ofertas e comprar produtos. Estão para socializar.

Então, é fundamental que você aborde as redes sociais desta forma: socialização! É preciso elaborar estratégias que a comunicação torne-se humana, espontânea e simples. É preciso se adequar ao ambiente para que haja, então, a divulgação da marca e de produtos.

O ideal é que você entenda sua persona e fale com ela de forma que gere engajamento. É preciso seguir sempre a linha da socialização.

Divulgar Imobiliária

Mídia exterior – Como veicular anúncios offline?

A mídia exterior é outra ferramenta para divulgar imobiliária. É através desta mídia que pode-se impactar pessoas na rua e em locais que elas não estão conectadas. Aqui, a linguagem pode ser diferente da linguagem das redes sociais. É importante fazer com que a leitura da mensagem seja rápida, sucinta e objetiva.

Um outdoor, por exemplo, é uma mídia de velocidade. Sua mensagem não pode ter entrelinhas, explicações e parágrafos. É preciso ter objetividade, pois ninguém vai estacionar o carro para ler a mensagem e depois seguir viagem. Veja mais aqui sobre mídia out of home.

Google – Como fazer sua imobiliária aparecer no motor de busca?

Hoje em dia, estar no Google é fundamental. A internet, como você sabe, é o local em que as pessoas mais depositam atenção no dia a dia. As outras mídias não foram esquecidas, claro. Mas a internet possui um potencial de resolução de problemas instantâneos muito grande. E o Google, faz parte disso.

Então, você poderá colocar no seu plano de divulgação, anúncios no Google Ads. Esta é uma ferramenta formidável para que você encontre as pessoas certas, na hora certa. Pois você poderá comprar palavras-chave para aparecer no topo dos resultados de busca, fazendo com que aproxime sua marca ou produto de quem já está procurando por aquilo.

Influenciadores e personalidades – Vale à pena?

Outra forma de divulgar imobiliária, é através de celebridades e, agora com a internet, influenciadores digitais. Esta é uma prática muito comum e que ainda dá muito resultado: associar a imagem de uma personalidade com o seu produto ou marca. Este processo é muito bom para gerar empatia e fazer com que as pessoas sintam confiança na hora da compra.

O processo de escolha da celebridade deve ser minucioso. Jamais faça isso de forma aleatória, ok? A personalidade precisa ter algum tipo de proximidade com seu público-alvo e persona. Caso contrário, você despertará atenção somente nas pessoas erradas.

Divulgar Imobiliária

Mídia espontânea – Crie ações para gerar publicidade

Você já ouviu falar da mídia espontânea? Esta é uma excelente forma de divulgar sua imobiliária, pois há muito poder de atenção neste tipo de comunicação.

E como funciona isso? Basicamente, você deverá gerar ações, eventos ou qualquer outro tipo de atividade social, que gere o interesse da mídia e da imprensa para fazer a cobertura. Esta cobertura será veiculada em jornais, internet e televisão e sua imobiliária pode ser divulgada de forma espontânea, como organizadora e responsável.

Interessante, não é mesmo?

Produção de conteúdo digital – Inbound marketing como ferramenta de divulgação

E por último, uma das melhores formas de divulgar imobiliária, é através de conteúdo na internet. O chamado inbound marketing imobiliário, onde você produz conteúdo para ajudar seu público-alvo a resolver um problema e, em troca, ganha a atenção dele (como este artigo, por exemplo).

Neste caso, você poderá captar os contatos das pessoas e construir campanhas futuras de lançamento, divulgação, exclusividades, etc.

Através de um bom sistema de CRM imobiliário, como o da Ville Imob, você poderá acumular estes contatos, organizar, segmentar e se comunicar de forma inteligente, rápida, segura e direcionada. Tudo para que suas vendas aumentem de forma orgânica no médio e longo prazo!

Conte com a Ville Imob e boas vendas!

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